quinta-feira, 16 de junho de 2016

Saúde física, mental e psicossocial: Estudantes desenvolvem Plano de Ação Comunitária em Garanhuns

Por: Amanda Maciel Ferraz 




Na tarde desta terça-feira (13), os estudantes do programa federal de equiparidade escolar e inclusão social denominado Projovem Urbano apresentaram na Escola estadual Dom João da Mata Amaral seu plano de ação comunitária (PLA) para toda comunidade escolar e entorno. Esse plano faz parte da prática de aulas multidisciplinares em torno de um assunto específico desenvolvendo no estudante em visão holística e crítica, monitoradas por professores para enriquecer na prática o conteúdo teórico já vivenciado dentro da disciplina de participação cidadã em parceria com orientação profissional. 

Neste ano, o tema do PLA foi: “Saúde: física, mental e Psicossocial” os jovens em parceria com seus orientadores, conseguiram articular com algumas empresas e entidades para oferecer para toda a comunidade que o visitavam serviços de: aferição de pressão arterial; testes de: DSTs, diabetes, HIV, sífilis; tipagem sangínea; exames de vista; prevenção de acidentes domésticos; primeiros socorros. Além de abordagem de saúde pública como dengue, zica, dentre outros. 

O evento obteve uma média de 500 visitantes, dos quais autoridades escolares e da sociedade estiveram presentes, exemplificadas por: Diretor da escola – Jaefson Vieira; Diretora Executiva do Projovem Urbano do pólo Garanhuns– Elielda Duarte; Secretária Municipal da Mulher – Eliane Vilar; dentre outros.

Outro destaque que se fez presente, prestigiando ao comparecer no evento, foi a advogada Claudomira Andrade que já é parceira do programa desde 2014, na qual ela se propõe a ministrar palestras gratuitas para os jovens em todo o agreste pernambucano sobre a violência na mulher, abordando um levantamento histórico sobre o papel da mulher na sociedade e a forma de que ela era vista citando até palavras de filósofos da antiguidade como Aristóteles e São Paulo; apresentando vídeos como um documentário de Maria da Penha Maia Fernandes, que contribuiu para elaboração da lei contra os agressores, mais conhecida como LEI MARIA DA PENHA; e discutindo aspectos da lei citada.

Servidores cobram concurso de remoção no MPPE‏



Os servidores do Ministério Público de Pernambuco, por meio do Sindicato dos Servidores do MPPE (Sindsemppe), estão lutando para que entre em vigor o concurso de remoção na Instituição. Trata-se da mudança, por meio de concurso, da lotação do cargo do servidor de um para outro estabelecimento desde que exista vaga disponível na lotação pretendida. “A inexistência desse concurso prejudica diversos trabalhadores que, já fazendo parte do MPPE, não conseguem mudar sua lotação, vendo vagas a que aspiravam serem preenchidas por servidores recém nomeados”, explica Fernando Ribamar, presidente do Sindsemppe.

A Lei nº 15.837/16, que criou 16 novos cargos de técnicos e analistas ministeriais, está em vigor desde o dia 11 de junho, e deverá gerar nomeações imediatas de candidatos aprovados no último concurso público. “Apesar de compreendermos a urgência que essas nomeações requerem, não podemos aceitar que os servidores antigos, que já fazem parte da Instituição, sejam prejudicados ao não terem a oportunidade de ocupar essas vagas.”

Em busca de realizar o concurso de remoções antes que as vagas sejam preenchidas por novos concursados, no último dia 24 de maio, os servidores entregaram ao Procurador Geral de Justiça (PGJ), Dr. Carlos Guerra, um ofício de número 031/2016, expondo os motivos de maneira formal e pedindo a imediata realização de concurso.

“Sendo assim, visando uma melhor atuação sindical e buscando obter a real dimensão do problema, nós pedimos aos servidores que tenham interesse em mudar de lotação, que fizessem esse pedido de maneira imediata, para que possamos fazer um levantamento da demanda”, ressaltou Fernando Ribamar, que ainda pediu aos demais servidores efetivos do Ministério Público de Pernambuco que se juntassem à causa, enviando mensagens de apoio ao pleito para o e-mail da Procuradoria Geral de Justiça: pgj@mppe.mp.br.

Hospital Dom Moura e Polícia Militar compartilham ações de saúde e segurança‏‏‏



A segurança está presente no cotidiano das emergências. Segundo Luiz Melo, as entradas nas emergências da unidade regional em Garanhuns, Agreste do Estado, são cada vez mais conduzidas ou acompanhadas por Policiais Militares, sejam em acidentes de trânsito, ou de vítimas de violência, quando os efetivos policiais se fazem necessários.

Com jurisdição nos municípios da V Regional de Saúde, o Hospital Dom Moura e o 9º BPM devem elaborar ações em conjunto. Ten Cel Ely Jobson propôs inclusive a continuidade sistemática destes encontros com o representante do HRDM.

"Com a chegada da temporada de eventos na região, com as festas juninas em dezenas de cidades e o Festival de Inverno em Garanhuns, o Hospital Regional faz um planejamento, e é imprescindível ter a Polícia Militar como parceira nas ações, com o apoio do comandante Ely Jobson e seu efetivo" - registra, Luiz Melo.

Além desta questão de eventos, o uso de estatísticas de número de atendimentos, registros por município e incidência de casos podem subsidiar a atuação da Polícia Militar.

Lajedo e Garanhuns recebem SUPER SHOW DE MANOBRAS RADICAIS DE MOTOS


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.