segunda-feira, 20 de junho de 2016

Morre Reginaldo Machado, ex-prefeito de Quipapá



O ex-prefeito de Quipapá, Reginaldo Machado Dias, faleceu nesta segunda-feira, em Maceió-AL, onde encontrava-se internado desde a última sexta-feira, em estado grave na UTI do Hospital Unimed.

A internação foi causada por complicações renais decorrente de uma infecção urinária. Em fevereiro de 2014, Reginaldo sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que desde então o impossibilitava de continuar sua trajetória política.

A esposa de Reginaldo, Lucemar Dias (PSD) é pré-candidata a prefeita, 

Pessoa popular, simples, Reginaldo tinha uma página no Facebook, que está recebendo mensagens de luto e de tristeza, principalmente de amigos e correligionários de Quipapá.

Inscrições abertas para cursos técnicos a distância no Senac em Pernambuco

Têm início as inscrições para os cursos técnicos a distância oferecidos pelo Senac-PE
As oportunidades são para as unidades do Recife, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Petrolina



O Senac Pernambuco está com inscrições abertas para novas turmas dos cursos técnicos na modalidade de Educação a Distância (EAD). Ao todo, são oferecidas 120 vagas para as áreas de Administração e Meio Ambiente. As inscrições devem ser feitas até o dia 02 de setembro, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico abaixo:

As capacitações estão disponíveis nas Unidades de Educação Profissional do Recife, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Petrolina. Os cursos compreendem conteúdos virtuais e também encontros presenciais mensais. As aulas estão previstas para iniciar no dia 19 de setembro, com cargas horárias que variam entre 1000h a 1200h.

Para se inscrever, o interessado precisa ter idade mínima de 16 anos e ter concluído ou estar cursando o 2º ano do Ensino Médio. A matrícula segue até o dia 04 de setembro e deve ser feita no polo para o qual o candidato se inscreveu. Os selecionados precisarão apresentar os seguintes documentos: cópias do RG e CPF (candidatos menores de idade devem levar os mesmos documentos dos pais ou do responsável legal), histórico escolar de Ensino Médio, comprovante de residência e foto 3x4.

Ivan Júnior retira oficialmente sua pré-candidatura a Prefeito de Garanhuns

Com a decisão, PSDB fica independente para decidir seu candidato


O Empresário e ex-secretário de turismo do município, Ivan Júnior, decidiu retirar oficialmente a sua pré-candidatura a Prefeito de Garanhuns. Após exaustivas conversas com seu partido, o PSDB, além de outras paralelas, com as quase 20 legendas que compõe a Frente Popular de Pernambuco, chamada aqui na cidade de “Frente Popular de Garanhuns”, o empresário decidiu que dará sua parcela de contribuição à cidade, mas de outra forma, que não a de candidato.

A decisão é recém tomada, já que Ivan vinha participando ativamente de reuniões cujo objetivo era definir um candidato que unificasse a Frente aqui em Garanhuns onde seu nome ainda era trabalhado. “Eu resolvi me retirar da disputa por entender que posso contribuir de outra forma. Apesar de não ser candidato, continuarei defendendo temas e questões importantes para Garanhuns, como o caso do Festival de Inverno, através da Comissão Especial do Fig, a qual faço parte, para que assim, possamos equacionar os problemas de nossa cidade”, garante Ivan.

A comissão Especial do Fig a que Ivan se refere, é mesma que tomou os noticiários da cidade e região durante todo o mês de maio, numa busca implacável para preservar o Fig. Recentemente Ivan e um grupo de empresários que participam da comissão, conseguiram junto ao Governo do Estado a permanência do formato original do Festival de Inverno, onde tradicionalmente dez dias são destinados a sua programação oficial com shows artísticos em mais de dez polos espalhados por toda a cidade, inclusive na Praça Mestre Dominguinhos.

Com a saída oficial do empresário da corrida eleitoral ao Palácio Celso Galvão, abrem-se as portas para que o PSDB decida com mais liberdade o candidato à Prefeito que deverá apoiar, além claro, da coligação que comporá para disputar a eleição proporcional de vereador em outubro deste ano. Para este caso, vale lembrar; a legenda presidida no estado pelo Deputado Estadual Antônio Moraes, vem evoluindo conversas com diversos partidos aqui na cidade, a exemplo do Democratas, do PP, PSD, do Solidariedade (SD), do PTdoB, entre outros. Por hora, fechado na coligação com o PSDB esta o PTC, do Deputado Estadual Eriberto Medeiros.

Texto: PSDB Garanhuns

CAETÉS RECEBE O CONGRESSO REGIONAL ANUAL DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Congresso anual regional acontece em Caetés e terá o tema: “ CONTINUE LEAL A JEOVÁ”



As Testemunhas de Jeová estão convidando a todos para participarem do Congresso de 2016 “Continue leal a Jeová”. O evento vai ser realizado em vários países. Em nossa região, ocorrerá no município de Caetés nos dias 1º, 2 e 3 de julho de 2016 (Primeira Sessão); e nos dias 8, 9 e 10 (Segunda Sessão). A programação inicia-se pontualmente às 9h20 e termina às 16h50. O endereço é: Centro Municipal de Eventos, Rua Melquíades Borrego, S/N - Caetés – PE.

Estima-se que um total de 1.600 pessoas irão diariamente ao local em cada uma das sessões para assistir à Reunião Bíblica. No Brasil, haverá mais de 546 congressos em cerca de 170 cidades. O evento é inteiramente gratuito e não se fazem coletas. 

Linaldo Biu Teixeira, um porta-voz do Congresso, diz: “Vivemos num mundo onde a maioria das pessoas sofrem com a falta de lealdade. O respeito, a amizade e, principalmente o amor são coisas raras hoje em dia entre as pessoas. Assim, por vários motivos, a lealdade parece ser uma palavra que não se usa mais. O Congresso Regional “Continue leal a Jeová” mostrará exemplos bíblicos de servos fiéis de Deus, que no passado conseguiram mostrar em suas vidas essa qualidade tão notável que é a lealdade e, nos ensinará à base da Bíblia como todos, independentemente de formação e religião, podem se beneficiar por colocar em prática na atualidade esses ensinamentos.”

Durante os dias do Congresso, serão apresentadas diversas palestras relacionadas ao tema principal “Lealdade”, e entre elas teremos pontos altos como, por exemplo: Na sexta-feira nós vamos aprender através de discursos e vídeos como Jesus Cristo foi um exemplo perfeito de alguém leal a Deus (Atos 2:27). Já no sábado, nós vamos ver como o livro bíblico de Jó pode nos ensinar como continuar leais mesmo passando por muito sofrimento. E, finalmente no domingo, vamos assistir a um vídeo fascinante que mostrará como o rei Ezequias se apegou a Jeová na época em que o reino de Judá foi cercado pelos seus inimigos (2 Reis 2:6).

As Testemunhas de Jeová também prepararam 35 vídeos para serem mostrados durante o programa. Além disso, um filme será exibido no sábado e outro no domingo. As sessões da manhã e da tarde de cada dia começarão com um vídeo musical preparado especialmente para a ocasião.

Assim como nos anos anteriores, as Testemunhas de Jeová estão distribuindo um convite especial convidando todos para assistir ao evento. Os dias, o local e os trailers dos filmes que lá serão apresentados já podem ser encontrados no jw.org, o site oficial das Testemunhas de Jeová. Repórteres que quiserem fazer a cobertura jornalística do Congresso poderão entrar em contato com o representante local que cuida dos assuntos relacionados à mídia.

Mais informações:
Linaldo Biu Teixeira, telefone (87) 9 8110 4261 / Neemias Silva, telefone (87) 9 8124 4740

Tudo sobre o Festival Internacional da Sanfona

A programação é gratuita e inclui concertos, oficinas, workshops, exposição e shows. Evento vai de 13 a 16 de julho




O mais nordestino dos rios brasileiros, o São Francisco, será paisagem e cenário para o IV Festival Internacional da Sanfona que acontece entre os dias 13 e 16 de julho, no Centro de Cultura João Gilberto e na Orla Nova de Juazeiro - BA. Cerca de 50 mil pessoas assistirão Chico Chagas, Mestrinho, Targino Gondim, Oswaldinho, Renato Borghetti e o Quinteto Sanfônico da Bahia, se unirem aos músicos internacionais Murl Sanders, dos Estados Unidos, e Cathie Travers, da Austrália, para mostrar toda a diversidade do acordeom.

Durante os quatro dias, o festival terá uma série de outras atividades, como: concertos, workshops, exposição e oficinas ministradas pelo sanfoneiro Edglei Miguel, que devem movimentar também a vizinha pernambucana Petrolina e todo o Vale do São Francisco.

"Queremos que o público faça uma viagem pelas culturas de Norte e Sul do Brasil, de leste a oeste desse mundão. De Pixinguinha a Villa-Lobos, de Sivuca a Vivaldi, de Tom Jobim a Piazzolla, com ênfase para as notas musicais e o dedilhar genial de Dominguinhos e de Gonzagão. Referências maiores da nordestinidade neste instrumento que tocamos abraçados e é um dos mais populares da música brasileira”, adianta o sanfoneiro e cantor Targino Gondim, que também é curador e diretor artístico do evento.

O IV Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Toca Pra Nós Dois em parceria com a Conspiradoria Projetos e Produções, patrocinado pelo BNDES através da Lei Rouanet do Minc (Ministério da Cultura) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro.

Bolsas de 3 mil Euros >> Prorrogadas as inscrições para o programa de bolsas íbero-americanas Santander 2016


A Universidade de Pernambuco (UPE) comunica que as inscrições para seleção do programa de bolsas Ibero-Americanas para estudantes de graduação - Santander Universidades 2016 foram prorrogadas, até o dia 24/06, para as universidades associadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

O edital tem como objetivo proporcionar a oportunidade de mobilidade de estudantes da graduação das Universidades filiadas Abruem para outras instituições no exterior.

Os interessados devem efetuar suas inscrições exclusivamente no endereço eletrônico: www.santanderuniversidades.com.br/bolsas e mediante o envio da documentação exigida até o dia às 23h59 do dia 30 de junho de 2016 para o e-mail: mobilidade.discente@upe.br, com o título “Candidatura à Bolsa Santander Universidades 2016 – nome do candidato”.

A bolsa tem valor equivalente a € 3 mil, que deve ser utilizado para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação. Não haverá outro pagamento além da bolsa mencionada. Confira o adendo ao edital.

Veja, abaixo, o passo a passo da inscrição:

1 - O estudante deve acessar Bolsas Ibero-Americanas - Graduação;

2 - Em seguida clicar em INSCREVA-SE e preencher os dados pessoais;

3 - No campo UNIVERSIDADE DE ORIGEM selecionar ABRUEM;

4 - Ao lado, em CAMPUS selecionar Universidade de Pernambuco – UPE.

Observação: Poderão ser selecionados até três países de destino e, do mesmo modo, três Universidades de destino. A lista de UNIVERSIDADES DE DESTINO encontra-se logo abaixo do item UNIVERSIDADES PARTICIPANTES. 

PROGRAMA - Lançado em 2011, o Programa de Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa criada com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre universidades de 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

Prefeitura e Governo do Estado promovem Avanços em Quipapá

Nova sede da Escola Municipal João Antônio de Souza Filho e o Abatedouro Regional Luiz Buarque Wanderley são frutos de parceria entre os governos estadual e municipal



QUIPAPÁ - O governador Paulo Câmara cumpriu agenda no município da Zona da Mata Sul, nesta sexta-feira (17.06), e entregou dois novos equipamentos públicos à população local. O primeiro deles foi o Abatedouro Regional Luiz Buarque Wanderley, que irá garantir uma maior qualidade no fornecimento de carnes para os moradores da região. O outro foi a nova sede da Escola Municipal João Antônio de Souza Filho, que tem capacidade para atender 300 estudantes do 1 ao 5º ano.

A unidade de ensino recebeu um aporte de R$ 2,1 milhões e faz parte do primeiro lote do Projeto Reconstrução, que prevê a construção de 13 unidades estaduais e municipais em oito cidades da região. Na ocasião, o chefe do executivo estadual defendeu e reafirmou o compromisso do governo com a promoção da educação de qualidade e integrada.

"Nós colhemos os frutos da gestão do saudoso Eduardo Campos que tanto fez pela educação de Pernambuco. A nossa gestão tem o dever de dar continuidade a esse trabalho com dedicação e comprometimento. A Mata Sul sofreu muito com as enchentes de 2010 e 2011, e eu tive a oportunidade, no início do meu governo, de assinar a ordem de serviço para a construção de escolas que vão oferecer dignidade educacional para crianças e jovens dessa região", destacou o gestor. 

Construída em uma área de 846 metros quadrados, a estrutura contempla seis salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, cozinha, banheiros, sala dos professores, secretaria, quadra coberta com vestiários e departamento administrativo.

O início das atividades está previsto para o segundo semestre deste ano. "Estamos contentes em ter concluído essa obra que foi pensada e planejada para atender essa área de expansão de Quipapá. As pessoas podem contar agora com uma estrutura adequada que, com certeza, vai contribuir muito para os índices de educação do município", declarou o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio. 

Fernanda Ataíde, mãe de dois futuros alunos da unidade, comemorou a inauguração do equipamento. "Como mãe, eu me sinto muito feliz em poder trazer meus filhos para estudarem aqui. A escola está linda. Estamos muito ansiosos para começar a usufruir desse sonho realizado", afirmou. 

SEGURANÇA ALIMENTAR - Paulo aproveitou a passagem pela cidade para participar também da cerimônia de entrega do Abatedouro Regional Luiz Buarque Wanderley, localizado no Sítio Nossa Senhora, zona rural de Quipapá. Fruto de um convênio entre o Estado e o município, o local tem capacidade para abater 100 animais por dia entre bovinos, caprinos, suínos e ovinos.

Com investimentos de R$ 3,6 milhões, o empreendimento vai garantir uma maior qualidade no fornecimento das carnes, além do cumprimento das normas para o abate humanizado dos animais, através de pistola pneumática. "Essa é uma construção importante que vai dialogar muito com a questão da economia, mas principalmente com a saúde, ofertando um produto de qualidade para toda a população", afirmou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. Ao todo, serão beneficiadas cerca de 75 mil pessoas dos municípios de Quipapá, São Benedito do Sul, Jaqueira e Panelas. 

FEM - Foram concluídas também obras de requalificação e urbanização em Quipapá, realizadas através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Com investimentos na ordem de R$ 2 milhões, a intervenção contemplou a pavimentação em diversas ruas da Vila do Cruzeiro e de outras áreas da cidade, além da construção de uma praça pública.

"A cidade vive hoje um dia especial pelas obras entregues e outras tantas que estão para começar. O governador pode ficar certo de que todos os investimentos destinados serão utilizados com muita responsabilidade", disse o prefeito Cristiano Martins. 

Em Quipapá, Paulo esteve acompanhado também do Chefe de Gabinete, João Campos; do secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; do deputado estadual, Claudino Martins Filho; entre outras lideranças políticas da região.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Eleita nova diretoria do Instituto Histórico de Garanhuns



Foi eleita na tarde de sábado (18) a nova diretoria do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG). 

O professor, escritor e historiador José Cláudio Gonçalves de Lima será sucedido pelo também historiador Anchieta Gueiros, muito conhecido por manter um blog sobre a história de nossa cidade.

Uma das metas da nova diretoria do Instituto Histórico de Garanhuns será de ir em busca de parcerias no sentido do resgate e preservação da história de Garanhuns, e muito em breve oferecerá aos pesquisadores e estudantes um espaço de estudo e divulgação de seus conhecimentos. 

Um dos nossos projetos será o de levar a história do nosso município à todas as escolas municipais e estaduais de nossa cidade e zona rural. Estaremos propondo parcerias com as Universidades de nossa cidade, para que as mesmas possam contribuir com o nosso novo plano de trabalho que será implantado no Instituto Histórico de Garanhuns.
Anchieta Gueiros - Historiador
Diretoria:
Presidente: José de Anchieta Gueiros de Barros
Vice-presidente: Ivonete Batista Xavier
Secretário-geral: Cláudio Gonçalves de Lima
Diretor Financeiro: Maxwell Bento
Diretor de Cultura: Elias Mouret
Diretor de Comunicação: Jackson Fitipaldi
Conselho Fiscal: 
José Paulo da Silva, 
Antônio Vilela de Souza e 
Antônio Junior.
Suplentes: 
Manoel Neto Teixeira e Edilson Nunes.

Ministério Público obtém liminar determinando a designação de um defensor público para Caetés



A pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do ajuizamento de ação civil pública, o Juízo da Comarca de Caetés deferiu liminar, determinando que o Estado de Pernambuco e a Defensoria Pública Geral tomem as medidas necessárias para que seja nomeado e designado um defensor público para atuar na Comarca de Caetés no prazo de 15 dias. A decisão foi dada na quinta-feira, 16 de junho.

De acordo com o promotor de Justiça Romualdo Siqueira França, que ingressou com a ação civil pública, muitas audiências deixam de ser realizadas pela inexistência de um defensor público em Caetés. Além disso, existem pessoas que precisam urgentemente da assistência jurídica de um defensor público de carreira, com possibilidade, inclusive, de ajuizamento de medidas cautelares urgentes, que se veem prejudicadas ou desatendidas.

Na decisão, a juíza Izabela Miranda Carvalhais de Barros Vieira ressalta que por se tratar de instituição que promove a realização dos direitos humanos fundamentais, a Defensoria Pública exerce um inestimável papel à sociedade, principalmente às pessoas desprovidas de recursos financeiros.

O atraso no cumprimento da decisão acarretará na multa diária no valor de R$ 5 mil.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.