terça-feira, 28 de junho de 2016

São Bento do Una e Bom Conselho recebem investimentos do Governo do Estado no Ensino Fundamental

Pernambuco aposta na integração para fortalecer 
Ensino Fundamental e Educação Infantil nos municípios
Lançado pelo governador Paulo Câmara, nesta terça, Programa Educação Integrada vai contemplar 15 cidades


Prefeitos, a exemplo de Madalena Brito (Arcoverde), Débora Almeida (São Bento), José Patriota (Afogados da Ingazeira) e Elias Gomes (Jaboatão), prestigiaram a solenidade

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do desempenho do Ensino Fundamental no Estado, o Governo de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (28.06), o Programa Educação Integrada. A ferramenta possibilitará a ampliação da parceria e da colaboração entre a administração estadual e os municípios, com o apoio de cinco instituições. 

A ação pavimentará a elevação dos índices educacionais, garantindo a continuidade da evolução dos resultados da educação pública alcançados no Estado. Pernambuco é hoje o Estado com o menor índice de evasão escolar e ocupa a 4ª posição no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Antes da implantação do Pacto pela Educação, em 2008, o estado ocupava a 22ª posição.

Com o programa, os municípios passam a aplicar o modelo de gestão por resultados do Pacto pela Educação - uma parceria entre as Secretaria de Educação (SEE) e Planejamento e Gestão (Seplag) -, com as metas a serem alcançadas. 

A abrangência desta primeira fase do programa envolve 447 escolas e cinco mil professores, beneficiando mais de 93 mil estudantes nas redes municipais, desse conjunto de 15 municípios. O processo de implantação do projeto piloto será realizado nos próximos dois anos, seguindo até 2018. A previsão é expandir o número de cidades beneficiadas após esse período. 

A realização deste projeto piloto conta com o apoio operacional, técnico e financeiro das seguintes instituições: Unicef, Neoenergia, Instituto Natura, Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) e Instituto Sonho Grande. Presidente do Instituto Natura, David Saad, parabenizou a iniciativa do Governo de Pernambuco e justificou a participação da instituição. “Essa é uma iniciativa muito importante. É muito raro ter Estados pelo Brasil que tenham essa preocupação de colaborar com os municípios. Essa é mais uma das várias parcerias que a gente tem aqui com o Estado de Pernambuco e isso acontece porque a gente percebe a seriedade com que esse assunto da educação é tratado”, elogiou.

Escolhidos com base em indicadores de desenvolvimento educacional e social, os 15 municípios contemplados com a ação são: Camaragibe (Metropolitana), Itapissuma (Metropolitana), Timbaúba (Mata Norte), Tamandaré (Mata Sul), Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional), Bonito (Agreste Central), São Bento do Una (Agreste Central), Bom Conselho (Agreste Meridional), Arcoverde (Sertão do Moxotó), Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú), Flores (Sertão do Pajeú), Floresta (Sertão de Itaparica), Salgueiro (Sertão Central), Cabrobó (Sertão do São Francisco) e Trindade (Sertão do Araripe).

Participaram da solenidade os representantes das instituições: Romeu Donizete Rufino, diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Annel); Antônio Carlos Sanches, presidente da Celpe; David Saad, diretor presidente do Instituto Natura; Win Desmedt, diretor de Parcerias da Unicef; Jane Santos, chefe do Escritório da Unicef em Recife; Marcos Antônio Magalhães, presidente do Conselho de Administração do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE Brasil); Igor Xavier Correia Lima, diretor presidente do Instituto Sonho Grande.

Fotos: Roberto Pereira/SEI

Resultado final do concurso para Guarda Municipal de Garanhuns



O resultado final do Concurso Público da Prefeitura de Garanhuns para o cargo de guarda municipal foi divulgado nesta terça-feira (28). Os 60 candidatos que participaram da última fase do concurso, o curso de formação, que qualificou os mesmos para desempenhar a função de guarda municipal em Garanhuns, foram aprovados. 

A listagem com o nome dos candidatos foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe) e também está disponível no portal de notícias da Prefeitura de Garanhuns ( http://goo.gl/knaxbu).

De acordo com o secretário de Administração de Garanhuns, Bruno Gomes, essa aprovação representa mais segurança para o município. “A última etapa do concurso, que foi o curso de formação, serviu para qualificar os candidatos e torná-los aptos a exercer a função de guarda municipal aqui em Garanhuns. Agora, já com esse resultado final, teremos um aumento de 60 guardas em nossa cidade, somando-se aos outros 106 profissionais que atuam no município, favorecendo a segurança e proporcionando um melhor ordenamento do trânsito. Esse foi um passo a mais para Garanhuns”, comentou.

Na próxima quinta-feira (30), será realizada a entrega dos certificados aos candidatos aprovados. A solenidade acontece no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), às 9h, e contará com a presença do prefeito Izaías Régis.

Garanhuns com temperatura de 17º de dia, antes do Festival de Inverno



NE10 Interior

O clima frio tomou conta da cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O município está nos preparativos para realizar mais uma edição de Festival de Inverno (FIG). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade deve registrar nesta terça-feira (28) a temperatura mínima de 17º. A máxima não deve passar dos 25º.

Para a Apac, esta temperatura baixa está dentro da expectativa para o período. “Durante o mês de junho, registramos a média de cerca de 17º e máxima de 26º. A menor temperatura foi registrada n dia 13, quando fez 16º. Já a maior foi no dia 1º, com 29º”, afirma Fabiano Prestrelo, meteorologista da Apac.

Ainda segundo Prestelo, o frio de Garanhuns tem relação direta com a altitude em que o município está situada. “Recife está quatro metros acima do nível do mar, já Garanhuns está a mais de 800 metros acima . Essa altitude é o principal fator na formação do clima no município, atípico para o interior de Pernambuco”, detalha.

O meteorologista afirmou ainda que deve chover durante esta terça-feira no município. “As chuvas tem ficar abaixo da média histórica de 127 milímetros. Até a última sexta-feira tinha chovido apenas 59 milímetros, ou seja, 48% do esperado para o mês. A falta de chuvas é uma tendência de toda a região”.


Dom Dino, Bispo de Caruaru, comemora 25 anos de Ordenação Episcopal



O Bispo Diocesano de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, completa 25 anos de ordenação episcopal, nesta quarta-feira (29). As comemorações começaram na semana passada, com a ordenação diaconal do seminarista Joseilson Azevedo.

Na última segunda (27), quem chegou a Caruaru foi o Núncio Apostólico Dom Giovanni d'Aniello, representante do Papa no Brasil. Nesta terça (28) a partir das 10h30, ele, junto ao bispo, fará a inauguração das novas instalações do Seminário Nossa Senhora das Dores, uma das importantes obras na passagem de Dom Dino por Caruaru.

Na quarta-feira (29), haverá missa em ação de graças, no Santuário da Graça, ao lado da Fafica, a partir das 10h. Mais de 35 bispos, cem padres, políticos e autoridades civis participarão da celebração.

Faça sua doação para a Campanha do Cobertor em Garanhuns. SAIBA MAIS!

O frio é beleza para muita gente, mas é sofrimento para muitos também! Ajude!





A situação das famílias carentes é muito difícil nessa época invernosa, pois o frio é demais, castigando, principalmente, crianças e idosos. 

Para amenizar o sofrimento dessas pessoas, a colunista Josália Pimentel, em parceria com integrantes da imprensa, está promovendo pelo 13º ano consecutivo, a Campanha do Cobertor, para ajudar essas famílias a terem um inverno diferente. 

"Queria fazer um apelo às pessoas que estão muito bem socialmente e financeiramente falando, que se quiserem nos ajudar a multiplicar o bem, é só enviar seus donativos para a Catedral de Santo Antonio e às rádios Marano e 87 FM" - Faz o apelo Josália Pimentel.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.