terça-feira, 2 de agosto de 2016

ProRural promove capacitações em gestão de saneamento em todo o Estado

Os cursos irão mobilizar agricultores dos 180 municípios, ligados à gestão do saneamento rural comunitário. Cronograma se estende até 2017 e o investimento é de mais de R$ 2 milhões



Cerca de mil agricultores familiares pernambucanos, representantes de associações rurais, estão sendo mobilizados e convidados a participar de capacitações sobre a Gestão do Sistema de Saneamento Básico, que serão promovidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), numa ação do ProRural (Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural). A agenda e o conteúdo das capacitações serão detalhados na quinta-feira (04/08), às 09h, no auditório do Cefospe.

No evento, estarão presentes representantes de mais de 20 órgãos e entidades que tem sua atuação relacionada às temáticas rurais e ao abastecimento de água. Esta agenda é uma das principais ações do PRS - Projeto Pernambuco Rural Sustentável, executado pelo ProRural, com recursos de financiamento do Banco Mundial (BIRD).

As atividades serão estruturadas, inicialmente mediante a promoção de seminários regionais, cursos, e oficinas. Na abordagem à Gestão do Sistema de Saneamento Básico, vai ser focada a importância das funções gerenciais, operação e manutenção dos sistemas, tratamento da água e educação sanitária ambiental.

O saneamento rural comunitário em Pernambuco tem sido a melhor alternativa para garantir o acesso a água, com a implantação de pequenos sistemas de abastecimento em distritos e comunidades rurais de todas as regiões, onde a gestão é feita pelos próprios moradores e usuários dos sistemas. As capacitações visam fortalecer as associações e entidades que fazem a gestão dos sistemas, com a difusão de conhecimentos e construção de metodologias e instrumentos que garantam maior eficiência e eficácia.

Seminário debate inelegibilidade e impugnação de candidaturas para as Eleições Municipais, com TCE e TSE


O Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE) realiza, no próximo no dia 12 de agosto, em Caruaru, o seminário “Eleições 2016 – O Olhar do Tribunal de Contas do Estado e da Justiça Eleitoral sobre a Inelegibilidade”. O evento tem a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE).

O seminário será dividido em três grandes paineis. O primeiro terá o tema “Inelegibilidade: contas julgadas irregulares pelo TCE” e será abordado em duas palestras: “As decisões do TCE e seus reflexos nas Eleições Municipais” e “A caracterização do dolo nas decisões do TCE”. Os palestrantes serão os conselheiros do Tribunal João Campos e Dirceu Rodolfo, respectivamente. Neste painel, haverá um debate com a participação da advogada Diana Câmara, especialista em Direito Eleitoral. Ela produziu uma cartilha com as novas regras eleitorais para a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

O segundo painel irá abordar o tema “Justiça Eleitoral: a inelegibilidade do candidato advinda pela reprovação de contas”. Os palestrantes Henrique Neves, ministro do TSE, e Manoel Erhardt, desembargador eleitoral, vão apresentar, em sequência, os temas “O entendimento do TSE sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa" e “Condenação das contas pelo TCE e a caracterização da inelegibilidade do candidato”.

Em seguida, haverá o terceiro painel com o tema “AIRC – Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura”. As palestras serão “Ministério Público Eleitoral: impugnação de registro de candidatura”, com o procurador eleitoral Antônio Carlos Barreto, e “Impugnação ao registro de candidatura do adversário e defesa nas AIRCs de seus clientes”, com Erick Wilson Pereira, advogado e presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal.

O seminário será no Centro de Convenções de Caruaru (Auditório do Senac), das 9h às 18h, é aberto ao público, mas tem como foco atingir advogados, juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral, acadêmicos e assessores de candidatos.

Última chance de quitar o IPVA sem penalidade



A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) está dando uma última oportunidade para que os donos de veículos quitem os seus débitos de IPVA vencidos e não pagos, incluindo o exercício de 2016. Os débitos que não forem pagos espontaneamente até o próximo dia 15 de agosto serão transformados em processos de Notificação de Débitos, com penalidade que corresponde a 100% do valor do tributo, devidamente atualizado, incluindo os acréscimos legais. 

Para regularizar as pendências, o contribuinte deverá efetuar o pagamento através dos boletos, que devem ser retirados exclusivamente pela internet, no site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br).

Temer veta criação de 14,4 mil cargos e gratificações criados por Dilma



Conforme prometido aos líderes partidários, o presidente interino, Michel Temer, vetou os artigos dos projetos de lei aprovados pelo Congresso Nacional que estabeleciam criação de mais de 14.419 cargos ou gratificações e a transferência de carreiras no serviço público, negociados no governo da presidente afastada, Dilma Rousseff. Os itens que estabelecem reajuste dos servidores federais foram sancionados por Temer.

O argumento para os vetos é de que não há necessidade de aumento de quadro neste momento. Com isso, também não estão previstos concursos públicos a curto prazo. As matérias foram aprovadas no Senado em 12 de julho já com a condição de veto posterior. Pressionado pelo funcionalismo, que ameaçava greve inclusive no período das Olimpíadas, na última sexta-feira, o Poder Executivo publicou edição extra do Diário Oficial da União (DOU) com a sanção das leis e os artigos vetados.

Para ler a matéria completa: Diário de Pernambuco


Informações sobre o Concurso Público para a PM do Ceará



A Polícia Militar do Ceará (PM CE) publicou edital com 4.200 vagas de nível médio, para ambos os sexos, no cargo de Soldado. A remuneração é de R$3.134,58.

Para participar é necessário ter nível médio completo; idade entre 18 e 30 anos; altura mínima de 1,57m (feminino) e 1,62m (masculino); não possuir tatuagem visível com o uso do uniforme.

As inscrições devem ser realizadas de 22 de julho a 22 de agosto no site do Instituto AOCP. Na primeira etapa os candidatos serão avaliados com prova objetiva, prevista para 25 de setembro.

Aprova Concursos

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.