quinta-feira, 1 de setembro de 2016

CONCURSO PÚBLICO DO TRE DE PERNAMBUCO



O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE PE) já divulgou o edital para o Concurso Público, as inscrições começam no dia 26 de setembro. 

São oportunidades para contratação imediata e mais cadastro de reserva, em nível de ensino superior e médio. Os cargos são de Analista Judiciário (nas áreas: Administrativa, Administrativa com especialidade em Contabilidade, Judiciário, Apoio Especializado em Análise de Sistemas e Apoio Especializado em Medicina do Trabalho) e Técnico Judiciário da área Administrativa. 

E para completar as boas notícias, os salários são de até R$ 9.962,39.

Chegou a hora de parar de sonhar e encarar a realidade, correr atrás dos seus objetivos. 

Aprova Concursos 

Garanhuns terá curso superior gratuito de Engenharia Elétrica

Graduação será ofertada pelo Instituto Federal de Pernambuco e as primeiras 40 vagas já estarão disponíveis no Vestibular IFPE 2017



Garanhuns dá um grande passo para sua consolidação como polo de educação superior no Agreste Meridional. O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns, ofertará a partir do primeiro semestre de 2017 a graduação em Engenharia Elétrica. As 40 vagas da primeira turma serão anunciadas no edital do Vestibular IFPE 2017, previsto para publicação na segunda quinzena de setembro.

O bacharelado em Engenharia Elétrica a ser ofertado pelo IFPE Campus Garanhuns será um curso presencial, com duração de cinco anos, divididos em dez semestres letivos, com uma carga horária de 4.400 horas/aula. A cada ano serão ofertadas 40 novas vagas.

Para o diretor-geral do Campus Garanhuns e integrante da comissão de elaboração do projeto pedagógico de curso (PPC), José Carlos de Sá Junior, a implantação desta nova graduação justifica-se pelas características da região. “O município de Garanhuns é polo educacional de uma região cuja população supera 750.000 habitantes, com cerca de 7.500 jovens matriculados no último ano do ensino médio, apenas nas escolas públicas. Além da oferta de cursos por instituições públicas de ensino ainda há estudos de viabilidade que apontam a necessidade de implantação de outros cursos, por parte de instituições privadas, ou seja, a proposta de abertura deste curso em Garanhuns vem para atender uma demanda comprovadamente existente”, afirma.

DESENVOLVIMENTO – Além de atender a uma demanda de formação de mão de obra qualificada o bacharelado em Engenharia Elétrica do IFPE chega em um momento estratégico devido aos recentes investimentos na região no setor de energia eólica e com a construção de uma segunda subestação da CHESF.

Ainda segundo José Carlos é estratégica a implantação de uma graduação em Engenharia Elétrica no centro deste investimentos. “Ter um bacharelado em Engenharia Elétrica nesta região proporcionará oportunidades não apenas de empregos, mas de parcerias para desenvolvimento de estudos em conjunto com essas empresas e trabalhos de pesquisa na área, tendo grandes chances de tornar a região referência em pesquisas nesta área do conhecimento”, avalia.

CURSOS - Além do Campus Garanhuns, o Instituto Federal de Pernambuco ofertará a graduação em Engenharia Elétrica no Campus Pesqueira e ainda amplia sua oferta de cursos superiores no Campus Recife, com a nova graduação em Engenharia Mecânica.

Informações sobre o Vestibular IFPE 2017 e todos os cursos que estarão disponíveis poderão ser obtidas no site da Comissão de Exame de Seleção de Vestibulares e Concursos do IFPE (CVEST) https://cvest.ifpe.edu.br.

GOVERNO DO ESTADO CONTRATA MAIS MÉDICOS

Novos profissionais vão reforçar a Rede Estadual de Saúde, em todas as regiões de Pernambuco




O governador Paulo Câmara assina, nesta quinta-feira (01.09), ato de convocação de 333 profissionais de saúde, de diversas áreas, para reforçar as escalas de unidades da rede estadual, fortalecendo a assistência às crianças com microcefalia e aos pacientes com arboviroses, além da rede de urgência e emergência. Esta é a segunda grande nomeação do Governo Paulo Câmara para a rede em 2016. Em março passado, mais de 2,5 mil profissionais já haviam sido convocados - o maior chamamento da Saúde nos últimos 20 anos.

“Em que pese a crise nacional, o nosso Governo tem buscado manter os seus investimentos na Saúde. Temos feito um grande esforço financeiro para assegurar a qualidade dos serviços prestados, pois a procura pelos serviços da Rede Pública aumentou muito nos últimos meses. A contratação de pessoal qualificado busca exatamente melhorar e humanizar o atendimento nas nossas unidades”, explicou o governador Paulo Câmara, lembrando que os novos servidores vão atender todas as regiões do Estado.

Os profissionais nomeados serão lotados nas grandes emergências da Região Metropolitana do Recife (RMR), e unidades do Interior do Estado, como os hospitais Jesus Nazareno (Caruaru) e regionais do Agreste (Caruaru), José Fernandes Salsa (Limoeiro), Dom Moura (Garanhuns), Inácio de Sá (Salgueiro), Emília Câmara (Afogados da Ingazeira) e Professor Agamenon Magalhães (Serra Talhada), além de serviços especializados.

“O Governo de Pernambuco vem atuando com muita determinação para reestruturar e reforçar as escalas nas unidades da rede de Saúde. Esta nova convocação – a segunda em menos de seis meses, ressalta o compromisso do Estado com a Saúde dos pernambucanos e tem o objetivo de garantir o acesso a toda a linha do cuidado a todos os usuários do SUS”, explica o secretário estadual de Saúde, José Iran Costa.

Do total de convocados, 41 são médicos aprovados no último concurso público para a categoria, em 2013. Também estão sendo chamados 43 enfermeiros e 57 profissionais de nível superior, além de 192 profissionais de nível médio - todos selecionados do concurso público para profissionais de saúde, realizado pela SES em 2014. Nos próximos dias, esses profissionais serão chamados, por meio de telegrama, para perícia, posse e posterior lotação. Após esse trâmite, todos terão 30 dias para iniciar as atividades na unidade em que for lotado.

Concursos - Com essa nova chamada, sobe para 1.043 o número de médicos convocados no concurso da SES desde 2013. Um novo certame para a categoria já está em planejamento na Secretaria Estadual de Saúde. Já o concurso voltado para as demais categorias da área de saúde, soma, agora, 2.868 profissionais convocados.

Seleção pública - Além do chamamento de 326 profissionais concursados, o Governo do Estado também está fortalecendo as escalas de plantão das unidades da rede de saúde com mais 67 profissionais. Após seleção pública simplificada, nove médicos traumatologistas já foram nomeados para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru.

Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) finalizou, nesta última semana de agosto, seleção pública simplificada para contratação de 58 médicos, que serão lotados em unidades localizadas no Recife, Limoeiro, Caruaru, Garanhuns e Afogados da Ingazeira. Ao todo, foram disponibilizadas 7 vagas para cirurgiões gerais, 5 para cirurgiões vasculares, 4 para clínicos geral, 5 para intensivistas adulto, 9 para pediatras e 28 para tocoginecologistas. A expectativa é que a homologação do resultado final seja feita já no mês de setembro para convocação imediata.

CONVITE do Colégio Santa Joana D'Arc


FLIPO: Poetas são homenageados em Porto de Galinhas


Marcus Accioly


Tem início nesta quinta-feira (1º) e vai até o próximo domingo (4), a IV Festa Literária Internacional do Ipojuca (FLIPO), que este ano traz o tema Literatura e Mudança. Milhares de pessoas devem lotar os hoteis, pousadas e casas de alugueis para acompanhar o evento.

Grandes nomes da literatura regional, nacional e internacional estão confirmados no evento, a exemplo de Raimundo Carrero, Manuel Dantas Suassuna, Jefferson Linconn, Ernesto Melo e Castro, Tatiana Meira, Tarcísio Pereira, José Renato Silveira, Jô Mazzarolo, entre outros. 

O homenageado da Flipo será o poeta Marcus Accioly, que fará uma conferência magna no sábado (3), às 19h.

HOMENAGENS

Por falar em homenagens, começando por Marcus Accioly, o reconhecido poeta receberá uma placa na noite do sábado, no Salão de Convenções do Restaurante Sabores da Terra, no Palco Pitanga, do polo Porto da Palavra.
Na noite anterior, no mesmo local, o poeta português Ernesto Melo e Castro recebe homenagem no Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, realizado pela ABRAEE (Associação Brasileira de Engenheiros Escritores). Evento que acontece paralelo à FLIPO, e que recebe apoio dos realizadores da Festa Literária.

E não para por aí.  Em um outro evento, no Encontro Pernambucano de Escritores, na sexta-feira, horário da tarde, será a vez do também poeta Cláudio Aguiar ser homenageado com sua placa, no Salão do Hotel Estação do Sol.




FLIPO

O evento, que tem curadoria de Alexandre Santos e realização da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, promete movimentar o balneário de Porto de Galinhas, no litoral Sul pernambucano, com uma série de atividades para os mais diversos públicos. 

A festa congrega ainda o III Congresso Mundial de Engenheiros Escritores, o VI Encontro Pernambucano de Escritores, o III Encontro Regional da Academia de Letras do Nordeste e a FestFLIPO. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.