GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

GOVERNO DO ESTADO

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Deputado destaca resultado do Ideb de Pernambuco, que tem a melhor escola pública do Brasil



Membro da Comissão de Educação, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) comemorou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativo ao ano de 2015, divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação. Pernambuco deu um salto do quarto para o primeiro lugar, empatando com São Paulo, no Ensino Médio com a nota 3.9, acima da média nacional de 3.7. O Estado também atingiu as metas estabelecidas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

“Pernambuco tem a melhor escola pública do Brasil, esse resultado demonstra o esforço e o trabalho que o Governo de Pernambuco vem fazendo desde 2007, primeiro ano do mandato de Eduardo Campos, e segue até hoje na gestão de Paulo Câmara. O Pacto pela Educação, nossa política pública para a área, tem conquistas importantes e vai continuar os avanços para que a qualidade do nosso ensino melhore ainda mais”, afirmou. O Pacto é símbolo do modelo de gestão do Governo do Estado, que prevê planejamento de longo prazo com fixação de metas, prazos e responsáveis pelas ações.

Danilo foi secretário da Educação no primeiro Governo Eduardo, quando a transformação na educação do Estado teve início. Na primeira avaliação do Ideb relativa ao ano de 2007 e divulgada em 2008, Pernambuco ocupava o 21º lugar do País. A ampliação dos investimentos, com crescimento real do orçamento destinado à Educação, a valorização dos profissionais da área, o crescimento das redes de escolas de tempo integral e técnica, a criação de programas inovadores, como o Ganhe o Mundo, são alguns dos exemplos das ações que vêm sendo realizadas nos últimos anos e que são refletidas no Ideb.

“Tenho muito orgulho de participar dessa história, porque só é possível garantir o desenvolvimento nacional se reduzirmos as desigualdades sociais e regionais e isso só é possível quando ofertamos uma educação de qualidade”, destacou Danilo.

No início deste mês, o parlamentar apresentou um requerimento com pedido de informação no MEC, cobrando a divulgação do resultado do Ideb. Ele ressaltou, na ocasião, que os números da avaliação são importantes para que os estados e municípios avaliem suas políticas educacionais. “E também para que a população, nesse período eleitoral, possa aferir se a política adotada no âmbito da educação por cada prefeito que está concluindo o mandato teve um resultado objetivo”, disse.

IDEB 2015/2016: Pernambuco tem a melhor educação do Brasil

Estado pulou do quarto para o primeiro lugar no ranking nacional do Ensino Médio. Paulo Câmara enfatiza prioridade do Governo para o Ensino Público, de qualidade e em tempo integral



O governador Paulo Câmara destacou o desempenho da Rede Estadual de Ensino Médio de Pernambuco no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) relativo ao ano de 2015, divulgado nesta quinta-feira (08.09), em Brasília, pelo Ministério da Educação. Pernambuco pulou da quarto colocação para o primeiro lugar, com um índice de 3,9, contra os 3,6 obtidos no levantamento anterior – divulgado em 2014, referente a 2013.

“É imensa a nossa satisfação com esse resultado porque é fruto de um trabalho de muitos anos. Um trabalho consistente, que vem sendo compreendido pelo corpo técnico da Secretaria de Educação e também pelos estudantes e suas famílias”, avaliou Paulo, acrescentando: “o IDEB comprova o acerto do nosso Governo em dar prioridade absoluta à área da Educação. Estamos satisfeitos, mas não acomodados. Sabemos que muito ainda precisa ser feito na Educação”.

Para Paulo Câmara, o resultado do IDEB comprova definitivamente a figura visionária do ex-governador Eduardo Campos. “Onde ele estiver, estará feliz, como já falei antes. Eduardo dizia que o Brasil que ele sonhava seria aquele no qual os filhos do pobre e do rico, do político e do cidadão, do empresário e do trabalhador estudarão na mesma escola. Estamos construindo esse futuro. Esse é o Brasil que todos queremos”, apontou.

“Pernambuco é o Estado brasileiro que mais melhorou seus resultados no Ensino Médio, nos últimos dez anos”, informou Paulo. O governador citou, por exemplo, que o Estado foi quem mais diminuiu a distorção idade-ano para o Ensino Médio e também o que mais avançou na redução do abandono escolar. “Pernambuco é, hoje, o Estado com menor abandono, ou seja, temos a escola mais atrativa do Brasil”, acrescentou. "Esse resultado é uma conquista de todos os pernambucanos, que acreditam nesse projeto educacional", concluiu Paulo Câmara.

Senado faz pesquisa sobre novas eleições e 92% apoiam proposta



O Senado Federal abriu uma consulta pública de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre a possibilidade de convocação de novas eleições presidenciais, após o Impeachment da presidenta Dilma Rousseff. De autoria do senador Walter Pinheiro (sem partido - BA), a PEC 20/2016 propõe novas eleições presidenciais simultaneamente às disputas municipais de outubro.

Até o início da noite do último domingo (4), 146.912 pessoas haviam votado a favor e 12.340 contra a proposta. Um percentual impressionante de 92% a favor do novo pleito. Para ser aprovada, uma PEC precisa de três quintos dos votos tanto na Câmara quanto no Senado, em dois turnos.

Na última sexta-feira, o PT decidiu iniciar a moblização de uma nova campanha pelas 'Diretas Já", lançada em 1983 durante o governo militar, cobrando eleições diretas à Presidência da República.

O partido e seus principais aliados apostam no discurso de que nova eleição é um pleito da população. A própria ex-presidente Dilma Rousseff já está afinando esse discurso. "Quem está querendo eleição direta é o povo na rua, não somos só nós", disse, em coletiva de imprensa em sua despedida de Brasília.

Homem resgata crianças e morre afogado

Vítima se afogou nas proximidades do Hotel Golden Beach
Foto: Igo Bione/ Arquivo Jc Imagem
JC Online

Um homem de 22 anos morreu afogado na tarde desta quarta-feira (7) nas proximidades do Hotel Golden Beach, na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Segundo o corpo de Bombeiros, a vítima se afogou após retirar duas crianças de uma área de risco.

Ainda segundo a corporação, o homem chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, mas não resistiu. As crianças resgatadas por ele passam bem.



SIGA O BLOG

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.