quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Deputado destaca resultado do Ideb de Pernambuco, que tem a melhor escola pública do Brasil



Membro da Comissão de Educação, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) comemorou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativo ao ano de 2015, divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação. Pernambuco deu um salto do quarto para o primeiro lugar, empatando com São Paulo, no Ensino Médio com a nota 3.9, acima da média nacional de 3.7. O Estado também atingiu as metas estabelecidas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

“Pernambuco tem a melhor escola pública do Brasil, esse resultado demonstra o esforço e o trabalho que o Governo de Pernambuco vem fazendo desde 2007, primeiro ano do mandato de Eduardo Campos, e segue até hoje na gestão de Paulo Câmara. O Pacto pela Educação, nossa política pública para a área, tem conquistas importantes e vai continuar os avanços para que a qualidade do nosso ensino melhore ainda mais”, afirmou. O Pacto é símbolo do modelo de gestão do Governo do Estado, que prevê planejamento de longo prazo com fixação de metas, prazos e responsáveis pelas ações.

Danilo foi secretário da Educação no primeiro Governo Eduardo, quando a transformação na educação do Estado teve início. Na primeira avaliação do Ideb relativa ao ano de 2007 e divulgada em 2008, Pernambuco ocupava o 21º lugar do País. A ampliação dos investimentos, com crescimento real do orçamento destinado à Educação, a valorização dos profissionais da área, o crescimento das redes de escolas de tempo integral e técnica, a criação de programas inovadores, como o Ganhe o Mundo, são alguns dos exemplos das ações que vêm sendo realizadas nos últimos anos e que são refletidas no Ideb.

“Tenho muito orgulho de participar dessa história, porque só é possível garantir o desenvolvimento nacional se reduzirmos as desigualdades sociais e regionais e isso só é possível quando ofertamos uma educação de qualidade”, destacou Danilo.

No início deste mês, o parlamentar apresentou um requerimento com pedido de informação no MEC, cobrando a divulgação do resultado do Ideb. Ele ressaltou, na ocasião, que os números da avaliação são importantes para que os estados e municípios avaliem suas políticas educacionais. “E também para que a população, nesse período eleitoral, possa aferir se a política adotada no âmbito da educação por cada prefeito que está concluindo o mandato teve um resultado objetivo”, disse.

IDEB 2015/2016: Pernambuco tem a melhor educação do Brasil

Estado pulou do quarto para o primeiro lugar no ranking nacional do Ensino Médio. Paulo Câmara enfatiza prioridade do Governo para o Ensino Público, de qualidade e em tempo integral



O governador Paulo Câmara destacou o desempenho da Rede Estadual de Ensino Médio de Pernambuco no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) relativo ao ano de 2015, divulgado nesta quinta-feira (08.09), em Brasília, pelo Ministério da Educação. Pernambuco pulou da quarto colocação para o primeiro lugar, com um índice de 3,9, contra os 3,6 obtidos no levantamento anterior – divulgado em 2014, referente a 2013.

“É imensa a nossa satisfação com esse resultado porque é fruto de um trabalho de muitos anos. Um trabalho consistente, que vem sendo compreendido pelo corpo técnico da Secretaria de Educação e também pelos estudantes e suas famílias”, avaliou Paulo, acrescentando: “o IDEB comprova o acerto do nosso Governo em dar prioridade absoluta à área da Educação. Estamos satisfeitos, mas não acomodados. Sabemos que muito ainda precisa ser feito na Educação”.

Para Paulo Câmara, o resultado do IDEB comprova definitivamente a figura visionária do ex-governador Eduardo Campos. “Onde ele estiver, estará feliz, como já falei antes. Eduardo dizia que o Brasil que ele sonhava seria aquele no qual os filhos do pobre e do rico, do político e do cidadão, do empresário e do trabalhador estudarão na mesma escola. Estamos construindo esse futuro. Esse é o Brasil que todos queremos”, apontou.

“Pernambuco é o Estado brasileiro que mais melhorou seus resultados no Ensino Médio, nos últimos dez anos”, informou Paulo. O governador citou, por exemplo, que o Estado foi quem mais diminuiu a distorção idade-ano para o Ensino Médio e também o que mais avançou na redução do abandono escolar. “Pernambuco é, hoje, o Estado com menor abandono, ou seja, temos a escola mais atrativa do Brasil”, acrescentou. "Esse resultado é uma conquista de todos os pernambucanos, que acreditam nesse projeto educacional", concluiu Paulo Câmara.

Senado faz pesquisa sobre novas eleições e 92% apoiam proposta



O Senado Federal abriu uma consulta pública de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre a possibilidade de convocação de novas eleições presidenciais, após o Impeachment da presidenta Dilma Rousseff. De autoria do senador Walter Pinheiro (sem partido - BA), a PEC 20/2016 propõe novas eleições presidenciais simultaneamente às disputas municipais de outubro.

Até o início da noite do último domingo (4), 146.912 pessoas haviam votado a favor e 12.340 contra a proposta. Um percentual impressionante de 92% a favor do novo pleito. Para ser aprovada, uma PEC precisa de três quintos dos votos tanto na Câmara quanto no Senado, em dois turnos.

Na última sexta-feira, o PT decidiu iniciar a moblização de uma nova campanha pelas 'Diretas Já", lançada em 1983 durante o governo militar, cobrando eleições diretas à Presidência da República.

O partido e seus principais aliados apostam no discurso de que nova eleição é um pleito da população. A própria ex-presidente Dilma Rousseff já está afinando esse discurso. "Quem está querendo eleição direta é o povo na rua, não somos só nós", disse, em coletiva de imprensa em sua despedida de Brasília.

Homem resgata crianças e morre afogado

Vítima se afogou nas proximidades do Hotel Golden Beach
Foto: Igo Bione/ Arquivo Jc Imagem
JC Online

Um homem de 22 anos morreu afogado na tarde desta quarta-feira (7) nas proximidades do Hotel Golden Beach, na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Segundo o corpo de Bombeiros, a vítima se afogou após retirar duas crianças de uma área de risco.

Ainda segundo a corporação, o homem chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, mas não resistiu. As crianças resgatadas por ele passam bem.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.