sábado, 17 de setembro de 2016

Reitor da UPE participa de Semana de Biologia em Garanhuns








O Centro Acadêmico de Biologia (CaBio), com apoio da direção do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco, realizou a XIII SEMANA DO BIÓLOGO, que este ano debateu o tema " Biotecnologia & Biodiversidade: desafios e soluções para ciência moderna". O evento iniciou na última segunda-feira (12), com mesa especial, que contou com o Reitor Pedro Falcão, dentre outros representantes da Comunidade Acadêmica. Vladimir Silveira e Rosângela Falcão também estiveram na abertura, que contou com um momento de homenagem ao diretor do Multicampi Garanhuns, professor Clovis Gomes Junior, falecido no início deste mês.

A XII Semana do Biólogo está encerrando neste sábado (17), com uma visita à Escola Ambiental de Lajedo, no Agreste, depois de vários dias de palestras com especialistas e mestres, inclusive de outras instituições, e ainda, oficinas, minicursos, etc. Os trabalhos apresentados puderam ser lançados no currículo Lates dos profissionais e estudantes participantes. Esta iniciativa acontece pela primeira vez, e tornou o evento ainda mais importante e enriquecedor, do ponto de vista acadêmico, para a Universidade.

"Faço questão de estar presente, vendo o dinamismo destes jovens do CaBio e a interação com a Universidade, em um evento que produz conhecimento, além das salas de aula, utilizando os laboratórios e praticando a biologia. Eu, como biólogo, fico emocionado e orgulhoso deste trabalho" - Registra o reitor Pedro Falcão.

V GERES e GRE Agreste Meridional se unem no combate a acidentes de moto na região

Gestoras Catarina Tenório (V GERES) e Adelma Elias (GRE/AM)






A V Gerência Regional de Saúde, através do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto, tem intensificado ações para diminuir o número de acidentes e óbitos no âmbito de sua circunscrição, que compreende 21 municípios do Agreste Pernambucano. Agora, em parceria com a Gerência Regional de Educação - GRE Agreste Meridional, tem feito capacitações para os gestores das escolas da Rede Pública Estadual, com o intuito de formar uma cadeia de conscientização e formação de gestores comprometidos em levar a informação aos jovens estudantes.

Nesta quinta-feira (15), várias instituições que fazem parte do CRPAM, estiveram no auditório da GRE/AM, em uma oficina para formação dos gestores. A Polícia Militar, através da Operação Lei Seca, e o seu comandante, TEN CEL Luciano Nunes, mostrou dados das ações na região. Detran-PE, Hospital Dom Moura, Coordenações da GERES, entre outras instituições parceiras, também se fizeram presentes.

A gestora regional de saúde, Catarina Tenório, afirmou que somente com a integração das instituições de segurança e de educação, além da participação efetiva da sociedade, a redução dos acidentes será uma realidade. "Contar com a participação da Gerência de Educação, através da professora Adelma Elias, e seu Colegiado de Gestores, é um importante passo, por estarem presentes nos municípios, em contato com os jovens, principalmente, que são maioria, segundo as estatísticas, nos acidentes e óbitos." - Registra a gestora.

FOLHA DIRIGIDA: Concursados do INSS cobram nomeação

Caro Ronaldo,

Gostaria de contar com o apoio do seu blog em uma causa importante, para replicar a matéria que saiu na Folha Dirigida sobre o concurso do INSS. Nós, da Comissão de Excedentes, estamos buscando apoio nos meios de comunicação, para que seja nomeado todo o cadastro de reserva do último concurso da instituição, que, diante da necessidade do INSS, é ínfimo. 

Desde já agradecemos,

Comissão de Excedentes / Representação em Garanhuns



Aumenta a pressão para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicie a chamada dos aprovados no concurso para 950 vagas, homologado em 4 de agosto. Uma comissão de aprovados, com cerca de 5 mil membros ná página do Facebook, elaborou um dossiê para ratificar a necessidade das convocações. No documento, entregue ao presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, no último dia 29, constam números relativos à carência de pessoal e às aposentadorias previstas.

Esses dados foram fornecidos pelo próprio governo federal, por meio do Serviço de Informação ao Cidadão, o que reforça a relevância do dossiê. Nele, é revelado que há, hoje, 18.971 cargos vagos no INSS, e que as vacâncias pós-edital (543 até julho, sendo 515 de técnico e 28 de analista) representam mais da metade das vagas ofertadas (950). Também no dossiê é informado que foram 3.312 os aprovados na disputa, sendo 2.678 para o cargo de técnico e 634 para o de analista.

Diante do cenário de carência de pessoal, é desejo da comissão, além da chamada dos 950 aprovados, a aprovação, pelo Ministério do Planejamento, do adicional de 50% das vagas, garantindo a chamada de 475 excedentes (400 técnicos e 75 analistas). O grupo deseja ainda que todos os demais aprovados também sejam chamados por meio de despachos presidenciais, conforme aconteceu no último concurso do INSS, realizado em 2011.

Além do dossiê, a comissão de aprovados elaborou um abaixo-assinado, com todas essas reivindicações. No total, já são mais de 4 mil assinaturas. Deputados e senadores também já ‘compraram a briga’ da comissão e vêm fazendo pressão no cenário legislativo. A deputada federal Simone Morgado (PMDB-PA), por meio de um protocolo, solicitou informações ao Ministério do Planejamento sobre a eventual chamada de excedentes da disputa, e o senador Paulo Bauer já enviou um ofício à presidência do INSS, solicitando a alteração do prazo de validade.

Um dos membros da comissão de aprovados, Danilo Magrini, 39, está confiante de que a pressão resulte em muitas contratações. “Esse dossiê é o nosso carro-chefe. Como foi feito com dados do próprio governo foi bem aceito no INSS. No último concurso, tivemos até despachos presidenciais, que elevaram o número de convocados. Queremos o mesmo, e o INSS precisa desses servidores”, destacou o analista de TI, que foi aprovado para o cargo de técnico.

INSS vai pedir adicional das vagas 

No último dia 29 de agosto, a comissão de aprovados do INSS se reuniu com o presidente da autarquia, Leonardo de Melo Gadelha. Estiveram presentes também a coordenadora geral de Gestão de Pessoas, Mônica Moraes, o diretor da Divisão de Desenvolvimento de Carreiras, Oliveiras Junior, e o diretor de Gestão de Pessoas, Thiago Vesley. No encontro, segundo a comissão de aprovados, Gadelha garantiu que o INSS solicitará ao Ministério do Planejamento o adicional de 50% das vagas (475), logo após a chamada dos 950 aprovados. O presidente também informou aos selecionados que o processo com o pedido para contratação dos classificados já tramita no Planejamento, com expectativa de aval para até o fim deste ano.

Leonardo Gadelha também afirmou aos aprovados que após a eventual autorização dos 50%, o instituto seguirá na luta pela cobrança de mais nomeações, que aconteceriam por meio de despachos presidenciais. O concurso do INSS, que contou com 1.087.804 inscritos, visou a preencher 950 vagas, sendo 800 de técnico (nível médio e R$5.344,87) e 150 de analista (graduados em Serviço Social e R$7.954,09). Procurado, o INSS não se manifestou sobre o assunto.

Ajude os aprovados do INSS:
E-mail da comissão: cainss.2016@gmail.com

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.