terça-feira, 27 de setembro de 2016

Governo do Estado premia escolas e GRE´s que alcançaram os melhores índices da educação básica estadual. Confira a relação!

Em ato solene no Palácio do Campo das Princesas, foram premiados seis municípios, dez escolas e três Gerências Regionais que alcançaram os melhores índices da educação básica estadual

Secretário de Educação Fred Amâncio, Raul Henry, Paulo Câmara e Pedro Falcão certificam o 1º lugar  à Escola de Aplicação do Recife. As escolas da UPE ficaram com os três primeiros lugares na categoria Anos Finais do Ensino Fundamental

Gestora da GRE Agreste Meridional, Adelma Elias recebe premiação. A Escola de Aplicação da UPE Garanhuns, da Rede Estadual de Ensino, ganhou premiações em duas categorias: Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Jucati ficou com o 1º lugar na categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Celina Brito recebe premiação de Jupi

Gestora da Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra, professora Joscivânia Rodrigues e o governador Paulo Câmara


Confira a lista completa dos premiados do IDEPE 2015:

Rede Municipal
Anos Iniciais do Ensino Fundamental

1º Lugar:
Município de Jucati (IDEPE 7,22)

2º Lugar:
Município de Jupi (IDEPE 6,57)

3º Lugar:
Município de Tuparetama (IDEPE 6,08)

Anos Finais do Ensino Fundamental

1º Lugar:
Município de Barra de Guabiraba (IDEPE 5,19)

2º Lugar:
Município de Brejinho (IDEPE 4,90)

2º Lugar:
Município de Triunfo (IDEPE 4,90)

Rede Estadual

Anos Finais do Ensino Fundamental

1º Lugar:
Escola de Aplicação do Recife (IDEPE 7,96)

2º Lugar:
Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata (IDEPE 6,55)

3º Lugar:
Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra - Garanhuns (IDEPE 6,37)

4º Lugar:
Escola Tomé Francisco da Silva - Quixaba (IDEPE 6,25)

5º Lugar:
Escola Dario Gomes de Lima - Limoeiro (IDEPE 5,94)

Ensino Médio

1º Lugar:
EREM Abílio de Souza Barbosa – Orobó (IDEPE 7,98)

2º Lugar:
Escola Dario Gomes de Lima - Limoeiro (IDEPE 7,20)

3º Lugar:
Escola Professor Antônio Pedro de Aguiar - Orobó (IDEPE 6,98)

4º Lugar:
Escola de Aplicação do Recife (IDEPE 6,92)

5º Lugar:
Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra - Garanhuns (IDEPE 6,22)


Gerências Regionais de Educação

1º Lugar:
Gerência Vale do Capibaribe (IDEPE 4,80)

2º Lugar:
Gerência Sertão do Alto Pajeú (IDEPE 4,51)

3º Lugar:
Gerência Sertão do Submédio São Francisco (IDEPE 4,43)

Fotos: Edmar Melo/SEI

Planejando, investindo, acompanhando e, sobretudo, reconhecendo. É dessa forma que o Governo de Pernambuco tem trabalhado para reforçar a educação no Estado, que vem se destacando cada vez mais como o que possui o melhor ensino público do País. E mais uma etapa desse processo foi cumprida nesta terça-feira (28.09), com a premiação dos gestores, professores e estudantes da Rede Estadual que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2015. Comandada pelo governador Paulo Câmara, a solenidade - realizada no Palácio do Campo das Princesas - agraciou seis municípios, dez escolas e três gerências regionais que obtiveram os melhores resultados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A nota média do IDEPE para 2015 foi de 3,9, se igualando ao índice nacional, o IDEB, divulgado pelo Ministério da Educação.

“O resultado do IDEPE é muito importante porque ele faz a avaliação de todas as escolas do Estado. Há um acompanhamento detalhado e intensivo, diferente do IDEB que é uma avaliação mais geral. E ambos mostraram os mesmo resultados: que estamos avançando e superando, a cada ano, os índices alcançados na educação”, pontuou Paulo Câmara. O gestor afirmou ainda que é preciso dar continuidade ao trabalho realizado com o mesmo empenho e determinação dos últimos anos. “O Governo não vai se acomodar com os resultados conquistados até agora. Ainda há muito o que ser feito e nós vamos continuar trabalhando juntos para superar os desafios e ter condições de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino em todo o Estado. A nota que recebemos é satisfatória, mas não é a que queremos para as próximas gerações”, frisou. 

Entre os municípios, receberam certificados os três que mais se destacaram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como os três melhores colocados nos anos finais dessa categoria. Já na Rede Estadual, os certificados foram para as cinco escolas com melhores índices nos anos finais do Ensino Fundamental e para as cinco melhores no Ensino Médio. Entre as GREs, foram premiadas as três com melhor colocação no Ensino Médio.

Para o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, o ato é mais uma forma que o Governo encontrou de reconhecer e valorizar o esforço dos que fazem a educação de Pernambuco. “Esse resultado mostra que as nossas escolas estão efetivamente avançando e alcançando notas muito mais altas do que em anos anteriores. A maioria das nossas escolas tiveram notas acima de 6,0, e isso é muito positivo. Estabelecemos uma estratégia que vem dando muito certo e que, inclusive, serve de exemplo para todo o Brasil. Essa elevação do bom desempenho nos anima a cumprir as próximas etapas e continuar avançando”, salientou o secretário. 

Ao comemorar a primeira colocação entre as melhores GRE do Estado, a gestora da Gerência Vale do Capibaribe, Edjane Ribeiro, dedicou a conquista a todos os colegas que compõem a Rede de Ensino da região. “Um momento como esse é muito gratificante para qualquer gestor. É um trabalho intenso, mas gratificante. E os professores são os maiores merecedores dessa premiação, que, com certeza, vai estimular ainda mais o trabalho eficiente que está sendo realizado”, declarou.

IDEPE - Realizado anualmente, o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco acompanha o desempenho da educação pública no Estado e considera dois critérios, os mesmos usados para o cálculo do índice nacional (IDEB). São eles: fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.

UPE: Professores Pedro Falcão e Karl Schurster em noite de autógrafos na Livraria Saraiva





A comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco (UPE) esteve presente, na noite desta segunda (26/09), no lançamento do livro “Educação, Política e outras histórias” organizado pelo reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, juntamente com o também professor e coordenador de desenvolvimento da Graduação da instituição, Karl Schurster. O lançamento da publicação, editado pela Autografia e Edupe, aconteceu na Livraria Saraiva do Shopping RioMar.

O reitor parabenizou os colaboradores da obra e enfatizou a importância de se discutir a educação no país. “Temos que ficar atentos às mudanças no campo educacional para que possamos planejar o futuro. Investir em educação, diminuir as desigualdades sociais é o primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer nação”, destacou Pedro Falcão.

Para o coordenador de desenvolvimento da Graduação da instituição, Prof. Karl Schurster, o livro veio num momento oportuno para tratar de temas relevantes para a educação hoje. “Não é possível continuar tratando a educação como gasto. Temos a clareza que independentemente do momento de crise financeira ou não, educação deve ser entendida como investimento. Sendo assim, em meio a conjuntura de crise de representação política e de ações no campo institucional do Estado para a educação, através do MEC, que retomam temas relevantes, mas de forma e conteúdos desconexos e verticais, o livro é uma contribuição a um campo do conhecimento complexo e que envolve a difícil relação entre a arte da política e a educação, bem maior de uma nação”, ressaltou. 

“Sendo assim, colocar a UPE nessa discussão, através do nosso livro, para discutir temas como a qualidade na educação, o financiamento, os direitos humanos, os currículos e a inovação, é de fundamental importância para podermos expor socialmente um diagnóstico de quais os temas a serem debatidos pelo campo educacional, quais seus problemas e entraves para que o país possa avançar e não vivenciar novamente a eterna modernização sem mudanças”, completou Prof. Karl.

Pedro Falcão entre Izabel e Socorro Cavalcanti
Participaram ainda do lançamento a vice-reitora, Profª Socorro Cavalcanti, o ex-reitor, Prof. Carlos Calado, o diretor da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (Fcap/UPE), Prof. Marcos Meira, o vice-diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UPE), Prof. Eliézer Rushansky, o diretor do Instituto de Apoio a UPE (Iaupe), Prof. Roberto Santos, a diretora dos campi Mata Norte e Sul, Profª Auxiliadora Campos, o coordenador do Prolinfo, Prof. Carlos Silva, o gerente administrativo financeiro do Iaupe, Prof. Cláudio Dubeux, o pró-reitor de Graduação da UPE, Prof. Luiz Alberto. Além de familiares do reitor, Prof. Pedro Falcão.

Na ocasião também foi lançado o livro “Imagens em movimento – Ensaios sobre cinema e história”, organizado pelos professores José Maria Gomes de Souza Neto, Karl Schurster e Leandro Couto Carreira Ricon.

Sobre o livro - O livro Educação, Política e Outras Histórias, vem problematizar questões chaves para o debate no campo educacional no século XXI, entendendo que ao falar de educação e sua relação com a política, devemos levar em consideração o quão diverso e plural é o nosso país e que qualquer tentativa de generalização seria equivocada.

Os autores, através da reunião de diversos especialistas, discutiram um horizonte de perspectivas que passam pela formulação de políticas públicas para a educação, indo desde a gestão de recursos financeiros, passando pela inovação, pelas tecnologias educacionais, pelo debate dos direitos humanos e pela questão da diversidade de gênero, ou seja, pensar como esses 'grandes temas' estão sendo debatidos hoje.

Por fim, é disponibilizado um conjunto de quatro resenhas de livros significativos para o entendimento de temas contemporâneos da educação brasileira.

Texto e fotos: Imprensa da Universidade de Pernambuco

Garanhuns recebe Curso de Especialização em Saúde Pública



diretora geral da ESPPE, Célia Borges

Dra. Catarina Tenório com equipe da ESPPE

Profº Itamar Lages (UPE) ministra Aula Inaugural


A Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) está iniciando em Garanhuns o curso de Especialização em Saúde Pública. A Aula Inaugural aconteceu na última quarta-feira (21), no auditório da Codeam, e contou com a presença de diversos representantes de instituições de saúde e educação. A diretora geral da ESPPE, Célia Borges, presidiu a mesa diretora, que teve a anfitriã, Catarina Tenório, gestora da V GERES (Gerência Regional de Saúde) na coordenação do evento.

O Promotor de Justiça, Dr. Alexandre Bezerra, esteve prestigiando a aula inaugural, assim como Dr. Domício Aurélio de Sá, representante do Centro de Pesquisa Ageu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). À mesa, estiveram ainda a Dra. Rosa Pinheiro Sousa, Secretária Executiva da RedEscola e Alfredo Goes, Secretário de Saúde de Garanhuns.

A Aula Inaugural foi ministrada pelo professor Itamar Lages, da Universidade de Pernambuco, e versou sobre "O que esperamos de um sanitarista no sistema de saúde hoje?"

Segundo Catarina Tenório, o curso de especialização é mais um investimento do Governo do Estado na interiorização da educação em saúde, uma realização que contempla um sonho antigo dos profissionais da Rede SUS.

Os coordenadores Pedro Albuquerque, Domitila Andrade, Sebastião André e Anna Rafaella Souza estiveram presentes no evento que marcou o início do curso. De Garanhuns, os representantes da ESPPE seguiram para Serra Talhada, onde também aconteceu uma aula inaugural do mesmo curso.

71º BI Mtz - NOTA DE FALECIMENTO



É com enorme pesar que o Comando do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz) comunica o falecimento do Soldado DEIVISSON ANDRADE NASCIMENTO, de 19 anos de idade, vítima de acidente de motocicleta.

O Soldado NASCIMENTO se acidentou na noite do último domingo, dia 25 de setembro, após se envolver num acidente de trânsito, quando perdeu o controle da motocicleta que pilotava, no bairro Manoel Chéu, em Garanhuns (PE), sofrendo diversos ferimentos graves. Após dar entrada no Hospital Regional Dom Moura, o militar foi transferidoo para o Hospital da Restauração, em Recife (PE), vindo a falecer na madrugada de hoje, dia 27 de setembro.

O Batalhão se solidariza com a perda do estimado militar e informa que está prestando todo o apoio necessário aos seus familiares.

LUIZ DUARTE DE FIGUEIREDO NETO - Tenente Coronel
Comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado

App Garanhuns está com novo design e muitas outras novidades! CONFIRA!



O App Garanhuns está repleto de novidades, entre a mais excitantes está o novo design dos ícones e de algumas funcionalidades, tudo para você ter a melhor experiência possível ao usar o aplicativo.

E tem mais, dentro dos próximos dias o App Garanhuns estará disponível na loja de aplicativos da Apple, para iPhone e iPad.

Entre as vantagens de estar na App Store está a facilidade do usuário baixar e também a oportunidade de receber notificações importantes sobre a cidade, sem nem mesmo precisar abrir o aplicativo, e para os usuários que possuem o Apple Watch o App Garanhuns notificará no seu pulso assim que houver novidades. Isso é muito bacana, pois assim o usuário não perderá nenhuma novidade atraente da cidade.

Estudantes têm contato com a natureza em trilha ecológica em Garanhuns






"Com realidades distintas e alunos cada vez mais acostumados com as tecnologias, redes sociais e convivências na cidade, nossos alunos participaram juntamente com professores e coordenadores, de uma trilha ecológica, vivenciando um ambiente totalmente natural, percebendo os efeitos positivos que a natureza tem a nos oferecer.

Nossa missão é educar para Deus e para a vida, preparando o aluno para viver harmonicamente, valorizando os recursos naturais e respeitando a natureza.

Colégio Santa Joana D'Arc

Servidores do MPPE adiam, mas não descartam greve



Os servidores do Ministério Público de Pernambuco decidiram, por meio de assembleia convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Pernambuco (Sindsemppe), por aguardar o prazo de 30 dias acertado na reunião com o procurador-geral no dia 15 de setembro. 

Ficou marcada nova reunião com o PGJ para o dia 13 de outubro, quando a categoria deve receber uma proposta de gestão. No mesmo dia, uma nova assembleia será realizada para avaliar a proposta apresentada e só então decidir pela greve ou não.

Sindsemppe

Izaías não comparece a outro debate



Aconteceu na noite desta segunda-feira (26), mais um debate com os candidatos a prefeito de Garanhuns, realizado pela Thr3ap, Hbioss e Gerberar, com apoio da TEC Jr e Universidade de Pernambuco, que cedeu o auditório. As empresas são da área de tecnologia em redes sociais.

Compareceram Claudomira Andrade (DEM), Paulo Camelo (PCB), Sivaldo Albino (PPS) e Valter Couto (PDT). A ausência, mais uma vez, foi do atual prefeito Izaías Régis (PTB), o que motivou críticas por parte dos presentes e da comunidade acadêmica, principalmente dos estudantes presentes no debate, que foi transmitido pelo Facebook e estará em outras plataformas das mídias sociais.

Os candidatos debateram os temas Geração de Emprego e Renda, Educação, Acessibilidade, Cultura e Juventude. Além das perguntas de candidato para candidato, foi sorteada uma pergunta pré-estabelecida pelos realizadores, e a que acabou destinada a Izaías, que não foi respondida, seria: "Visto que a profissão de professor precisa ser valorizada, nacionalmente falando, como prefeito de Garanhuns, o que o candidato pretende fazer para melhorar as condições de trabalho dos nossos professores?"

DEBATES

O debate desta segunda-feira foi o segundo de um total de três que devem acontecer nesta campanha eleitoral. O primeiro foi realizado pelo Sindacs - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias. O terceiro será na Rádio Jornal, na próxima quinta-feira, às 20h. E cresce a expectativa sobre a participação, ou não, do atual prefeito de Garanhuns.

ENTREVISTAS

A TV Jornal fez entrevistas com os candidatos e a Rádio Jornal também, cedendo uma hora da programação a cada candidato, sob o comando do radialista Eduardo Peixoto. A TV Asa Branca cedeu um minuto para cada candidato fazer considerações, que foram ao ar nesta segunda-feira, no ABTV 2ª Edição. Izaías esteve presente às entrevistas, evitando os debates.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.