GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

GOVERNO DO ESTADO

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ELEIÇÕES 2016: Prefeitura surpreende com obra no Centro de Garanhuns



Sem comunicar ninguém, de repente, e a quatro dias da eleição, a prefeitura de Garanhuns, que tem o prefeito Izaías Régis candidato à reeleição, resolveu passar nova camada de asfalto em plena Av. Santo Antônio, coração comercial da cidade, pra todo mundo ver. Nas oportunidades anteriores, este tipo de ação acontecia à noite ou nos finais de semana, para não atrapalhar o movimento do comércio.

Portanto, agora, no meio do dia, a obra está repercutindo no centro da cidade, uns aprovando a iniciativa, e outros apontando o possível uso eleitoral da ação da prefeitura.

É lógico que a prefeitura pode e deve fazer este tipo de obra, mas é comum haver uma preparação da população através de informações oficiais, o que não aconteceu. E também é lógico, que toda ação deste porte tem um efeito eleitoral, já que há uma disputa em curso. Além disso, há ainda o debate sobre prioridades, pois não havia problemas no asfalto que explicasse novo recapeamento, enquanto outras áreas do município ainda esperam este tipo de investimento.

É muito injusto o sistema eleitoral quando autoriza a reeleição, pois dá margem a este tipo de atitude, mesmo que não tenha o objetivo eleitoreiro, pois beneficia quem está no poder. Até Izaías é contra a reeleição, embora tenha se candidato.

RÁDIO JORNAL REALIZA DEBATE EM GARANHUNS




A Radio Jornal realiza debate com os candidatos que disputam a prefeitura de Garanhuns, nesta quinta-feira (29), às 20h, no estúdio da emissora.

Claudomira Andrade, Paulo Camelo, Sivaldo Albino, Valter Couto e Izaías Régis terão mais uma oportunidade para mostrarem suas propostas para a cidade, e com o tempero do enfrentamento olho no olho, quando os candidatos podem perguntar diretamente aos seus adversários, diferentemente dos modelos de entrevistas.

O mediador será o jornalista Igor Maciel, que virá de Caruaru.

Fica uma expectativa particular pelo comparecimento (ou não) de Izaías Régis, que teria afirmado em seus pronunciamentos que não participaria de debates, já faltando a dois anteriores.

O debate da Rádio Jornal praticamente encerra a participação dos candidatos no rádio, nesta campanha eleitoral, pois os guias e as inserções nas programações das emissoras acabam também na quinta-feira.

CAIXA tem atendimento especial a aposentados durante greve dos bancários

Atendimento especial está sendo realizado em 19 agências do interior do estado



A superintendência regional da Caixa no centro oeste de Pernambuco oferece atendimento especial para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) montando ilhas de atendimento específicas para esse público.

A CAIXA é um dos maiores bancos no ranking de pagamento de benefícios INSS. As aposentadorias e pensões pagas aos beneficiários do INSS totalizaram 32,5 milhões, somando R$ 37,1 bilhões no primeiro semestre de 2016.

As ilhas têm o propósito de manter o atendimento ao aposentado mesmo durante o período de greve.

Segundo o gerente regional, Diego Ricardo de Melo, o atendimento especial para aposentados e pensionistas do INSS é uma forma de “promover mais segurança e comodidade ao cliente, que não deixará de receber seu benefício durante a greve e poderá inclusive realizar os procedimentos referentes à prova de vida.”, destacou.

As agências do interior de Pernambuco que não montaram ilha de atendimento, também irão manter atendimento contingencial com pelo menos um funcionário direcionado para os aposentados.

Segue relação das agências que estão com ilhas de atendimento montadas:

Caruaru
Garanhuns
Limoeiro
Nazaré da Mata
Araripina
Belo Jardim
Pesqueira
Salgueiro
Petrolina
Timbaúba
Serra Talhada
Arcoverde
Palmares
Santa Cruz do Capibaribe
Carpina
Surubim
Lajedo
Toritama
Mestre Vitalino
Shopping Petrolina
Capital do Forró

Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra entre as melhores do Estado de Pernambuco




As primeiras informações sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE), referente ao ano de 2015, já trazem boas notícias para o Agreste Meridional. De acordo com o ranking divulgado hoje (27), no Palácio do Campo das Princesas, pelo Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, a Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, de Garanhuns, tem o 3º melhor Ensino Fundamental Anos Finais (do 6º ao 9º ano) e o 5º melhor Ensino Médio de Pernambuco. 

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os municípios de Jucati e Jupi, também no Agreste Meridional, ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar no Estado. 

O IDEPE é aferido anualmente, seguindo os mesmos critérios do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ou seja, a relação entre fluxo escolar e desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. A média geral da nota das 761 escolas do Estado, referente a 2015, foi de 3,90. Um crescimento com relação a 2014, cuja média era de 3,75.

Coligação de Izaías tentou afastar Juiz Eleitoral de Garanhuns

Esta foi destaque no blog VeC Garanhuns



O desembargador eleitoral do TRE-PE, Júlio Alcindo de Oliveira Neto, negou um pedido de exceção feito pela Coligação Construindo o Futuro,(PTB / PSDB / PHS / PMB / PT / PTdoB / PCB / PSDC / PSC / PP) que pleiteava o impedimento do juiz eleitoral Eneias Oliveira da Rocha para atuar como titular da 92ª Zona Eleitoral, em Garanhuns no pleito que ocorre no próximo domingo. 

É que a coligação, que tem o prefeito Izaías como candidato à reeleição, em representação feita ao Tribunal Regional Eleitoral, alegou que o magistrado não poderia presidir as eleições municipais, dentro das atribuições da 92ª zona eleitoral, porque o mesmo é sogro de Antônio Vaz da Costa Coelho que, segundo a coligação, seria secretário do Diretório Municipal do PSB, partido comandado pelo governador Paulo Câmara no estado e que faz parte da coligação que apoia a candidatura de Sivaldo Albino à Prefeitura de Garanhuns.

Em resposta ao TRE, o juiz respondeu que Antônio Vaz da Costa Coelho, advogado, realmente é seu genro e que ele secretariou, de fato, a Convenção Municipal do PSB em Garanhuns, porém, o magistrado refutou a tese de impedimento. Ele argumentou que seu genro não é candidato nestas eleições, tampouco advoga para candidato, partido político ou coligação partidária na Eleição de 2016 nos municípios que abrangem a jurisdição da 92ª Zona Eleitoral (Garanhuns, Brejão e Paranatama), nem na jurisdição da 56ª Zona Eleitoral (Garanhuns, Jupi e Jucati);

Disse ainda que Antônio Vaz não é delegado do PSB nem da Coligação adversária da excipiente; não é parte como Presidente do partido ou líder diretor. É apenas membro da Comissão Provisória Municipal do PSB, que não possui comissão executiva no Município de Garanhuns. Afirmou também que, em razão desses fatos, afasta a aplicação do art. 144, III, do NCPC à presente hipótese. "As afirmações foram levantadas para criar impedimento artificioso ao juiz natural, designado para atuar no mês de maio para exercer a função eleitoral", pontuou o magistrado em sua defesa, publicada no Diário da Justiça Eletrônico do TRE, edição de 26 de setembro.

O desembargador eleitoral Júlio Alcindo de Oliveira Neto concordou com a argumentação do juiz Eneias Oliveira da Rocha e decidiu da seguinte maneira: (Veja parte da decisão, abaixo)

"Pelo que se percebe com a simples leitura dos dispositivos de regência supratranscritos, o fato narradona presente exceção não enseja situação de impedimento legal do magistrado excepto.

Com efeito, não obstante existir parentesco de 1º grau (por afinidade) entre o membro da comissão provisória partidária e o juiz excepto, não há atuação do primeiro secretário como parte ou patrono, em processos sob a jurisdição do magistrado. Tampouco há notícia de que haja parte orientada, como cliente, por escritório de advocacia da qual faça parte o genro do juiz excepto, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório (inciso VIII acima). 

Em consulta ao sistema de busca eletrônica de processos do sítio do TRE-PE (de acesso público), constata-se que, de fato, Antônio Vaz da Costa Coelho figura apenas em processos de Prestação de Contas de Exercício Financeiro do partido. De mais a mais, também não há fatos ou indícios que configurem hipóteses de suspeição (art. 145 do NCPC).

Ex positis, com fulcro no art. 29, XXV do RITRE-PE, NEGO SEGUIMENTO à presente exceção, emrazão da ausência de fatos ensejadores de impedimento do magistrado excepto.
P. R. I.

Recife, 21 de setembro de 2016.

SIGA O BLOG

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.