terça-feira, 4 de outubro de 2016

CSJD abre a Semana da Criança. CONFIRA!






Mais que uma semana especial, a semana da criança é comemorada de forma lúdica, prazerosa e diversificada com nossas crianças.

Durante toda a semana o colégio irá desenvolver atividades e dinâmicas com as diferentes turmas.

Nesta segunda-feira foi o dia do passeio ao SESC com a utilização da brinquelândia, parquinho, mini zoológico, área verde do local (arborização) e momento com os recreadores.

Os mesmos ainda participaram de um delicioso piquenique, desfrutaram da companhia das tias e dos coleguinhas num maravilhoso espaço reservado para nossa maiores estrelas, nossos alunos.

Colégio Santa Joana D'Arc
Garanhuns - PE

Gerlane Melo assume Sebrae Garanhuns



Nova gerência na unidade do Sebrae 

Gerlane Melo é a nova gerente da Unidade Sebrae Agreste Meridional, com sede em Garanhuns. A analista, que integra a equipe há 13 anos e coordenava os projetos Desenvolvimento Econômico e Territorial do Agreste Meridional assumiu o cargo nesta semana. 

O gerente Moshe Dayan Fernandes de Carvalho, que esteve à frente da unidade nos últimos sete anos passa agora a ser responsável pelo projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET).

Eleições 2016 refletem em 2018. Bom para Paulo, ruim para Armando!



Mesmo diante da crise, o Governo do Estado tem conseguido honrar os salários, quando muitos tem atrasado e parcelado, e ainda fazer investimentos na saúde e educação, com escolas de referência e escolas técnicas, dando o salto para o primeiro lugar na educação do Brasil, e servindo de exemplo para a reforma do ensino médio nacional.

Eduardo, Tonca (Antônio), Paulo e Geraldo
Com este cenário, o Governo conseguiu ampliar para quase 160 municípios (de um total de 185) com os prefeitos aliados do governador Paulo Câmara, para a futura gestão. Ainda tem quatro cidades com eleição indefinida, mas ainda assim, desenha-se uma quadro positivo. No Recife, é quase certa a vitória de Geraldo Júlio. Em Olinda, Paulo Câmara entra agora na campanha de Antônio Campos, que venceu o primeiro turno. Em Caruaru, Tony Gel terminou na frente de Raquel, e em Jaboatão, os dois candidatos que disputam o segundo turno são aliados do governador, com socialistas divididos entre Manoel Neco (PDT) e Anderson Ferreira (PR).

A eleição de Recife tem tudo para ser uma prévia da eleição estadual, pois PT e PTB estarão do outro lado, enquanto que o PSB consegue agregar os partidos e trazer de volta a aliança com DEM e PSDB, que foi rompida com fins eleitorais no município, mas agora para a disputa estadual, Mendoncinha e Bruno Araújo vislumbram as vagas para o senado na chapa com Paulo.

O PSB conseguiu retomar cidades importantes como Petrolina e Cabo de Santo Agostinho. Bom lembrar, sem a presença física de Eduardo Campos, líder maior dos socialistas.

Armando perdeu em cidades onde tinha forte reduto, como é o caso de Limoeiro (Ricardo Teobaldo) e Arcoverde (Zeca Cavalcanti), e sua aliança com o PT traz prejuízos eleitorais, como se viu com Luciana (PCdoB) em Olinda. João Paulo deve perder a eleição em Recife por grande diferença de votos, e o resultado deve refletir em 2018.

A oposição estadual fez bem os prefeitos de Serra Talhada  (Luciano Duque), Salgueiro  (Clebel) e Garanhuns (Izaias). Levou para o segundo turno João Paulo e Raquel Lyra.

No Agreste Meridional, onde o PTB tinha principal base para Armando Monteiro, o PSB conseguiu inverter, tornando-se majoritário, mesmo perdendo em Garanhuns, cidade-polo.

Upae Garanhuns oferece atendimentos especiais com linguagem em Libras



A assistente administrativa Cintya Santos, estudante do curso de administração, foi indicada pela UPAE Garanhuns para a realização do curso de Libras, que é oferecido pela GRE - Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional. Cintya iniciou as aulas no começo do ano, em uma turma de 30 pessoas, e que já está no módulo intermediário.

Tendo já passado pelo módulo inicial, de 60h/a, e que durou quatro meses, Cintya já consegue se comunicar com surdos, auxiliando nos atendimentos especiais a estes pacientes na UPAE Garanhuns. "Já tivemos algumas oportunidades nas quais a a nossa funcionária capacitada em Libras auxiliou o atendimento, proporcionando total entendimento entre o paciente e o médico, por conta disto, estaremos ofertando o curso de libras a outros funcionários de nossa unidade" - relata o Coordenador Geral, Gustavo Amorim. Os funcionários capacitados em Libras estarão à disposição de todos os setores da Upae Garanhuns.



CURSO DE LIBRAS

O curso é gratuito, um dia por semana, e as aulas acontecem na Escola Lions, em Garanhuns, da Rede de Educação do Estado, ministradas pelo intérprete de libras Josivaldo Lucena e pelo instrutor Felipe Pires, que é surdo, e tem realizado um trabalho elogiado na ampliação de profissionais com domínio da linguagem em libras na região.

Os participantes, após concluírem os módulos inicial, intermediário e avançado, que juntos duram pouco mais de um ano, recebem certificados e estão aptos a serem intérpretes, após exame de proeficiência, tornando-se habilitados inclusive profissionalmente.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

No dia em que colhemos estas informações, a turma de Libras 2016, realizava uma atividade de teatro onde contava um pouco da história da Língua Brasileira de Sinais, que é inclusive, considerada oficial no Brasil. Ao final, o instrutor Felipe Pires recebeu uma bela homenagem dos seus alunos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.