sexta-feira, 7 de outubro de 2016

FIES: Ministro da Educação tranquiliza estudantes

Quero tranquilizar os jovens que dependem do Fies para financiar seus estudos que não haverá nenhum prejuízo quanto à renovação ou à contratação de novos financiamentos de acordo com o cronograma estabelecido”, declarou o ministro da Educação, Mendonça Filho, sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “Vamos honrar retroativamente todos os contratos e as renovações.” A afirmação foi feita na manhã desta quinta-feira, 6, durante evento no Ministério da Educação.

O ministro reafirmou que a situação do Fies não foi responsabilidade da atual gestão. “Encontramos o orçamento do ministério sem a dotação financeira suficiente para novos contratos e para a renovação dos antigos, que já estavam em vigência.”

O ministro disse ainda que lamenta que o Congresso Nacional não tenha votado, em sessão suspensa na madrugada desta quinta, a matéria que abre crédito para o Fies e garantiu que todos os esforços serão realizados a fim de resolver o impasse o mais rápido possível.

Ao ser questionado por jornalistas quanto à possibilidade de ser editada uma Medida Provisória que autorize a liberação do recurso, Mendonça Filho explicou que essa não é uma decisão dele. “Evitamos isso desde o primeiro momento, não quero descartar nada, mas a decisão não é nossa. Vou discutir este assunto com o ministro do Planejamento, o ministro-chefe da Casa Civil, a Secretaria de Governo e, finalmente, levarei para o próprio presidente Temer, para avaliarmos, junto com o presidente da Câmara e do Congresso, qual o contexto e a viabilidade para chegarmos a uma solução”, disse.

Mendonça lembrou que o processo de tramitação do projeto de lei é mais longo que o de uma medida provisória e disse que a votação do projeto que trata do Fies tem sido postergada. “Muitas vezes se critica quando se edita uma medida provisória, mas, quando se remete um projeto de lei, o processo legislativo é, muitas vezes, longuíssimo, exaustivo e difícil. Eu sou parlamentar, entendo que a tramitação tem seu rito, mas esse é realmente um assunto urgente, que precisa ser resolvido o mais rápido possível”, concluiu.

Vestibular para Engenharia Elétrica no IFPE Garanhuns e Pesqueira. SAIBA MAIS!

IFPE oferece mais de 4,7 mil vagas na 1ª entrada do Vestibular 2017



O Vestibular para o 1º semestre de 2017 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que oferece 4.746 vagas, traz duas novidades para os interessados em estudar na instituição. Além do aumento do número de vagas no processo seletivo — 806 a mais que o total ofertado na primeira entrada deste ano —, dois novos cursos superiores foram disponibilizados: engenharia mecânica, no Recife, e engenharia elétrica, em Garanhuns e Pesqueira.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na internet no período de 10 de outubro a 3 de novembro. Os detalhes da seleção foram anunciados em coletiva de imprensa realizada ontem (4). Até então oferecido apenas no Campus Caruaru, o curso de engenharia mecânica terá 35 vagas também na capital pernambucana.

Já o curso de engenharia elétrica é inédito na instituição e foi criado com o objetivo de atender uma demanda do Agreste pernambucano. Para primeira entrada, serão oferecidas 40 vagas para o Campus Garanhuns, por meio do Vestibular. Outras 40 vagas serão abertas no Campus Pesqueira, no segundo semestre, via Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Para os cursos superiores, são 1.243 vagas para cursos como design gráfico, turismo, agroecologia, análise e desenvolvimento de sistemas, além de engenharias, licenciaturas e bacharelados em diversas áreas.

Há, ainda, 1.299 vagas em cursos na forma de articulação integrada, para quem deseja aliar a formação técnica às disciplinas do Ensino Médio; 2.060 na subsequente, para os que já concluíram o Ensino Médio; e 144 na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para quem tem mais de 18 anos e não concluiu o Ensino Médio.

O Vestibular 2017.1 é válido para os 16 campus do IFPE, além de sete polos de Educação a Distância: Limoeiro, Águas Belas, Surubim, Palmares, Sertânia, Santa Cruz do Capibaribe e Pesqueira. As provas acontecerão no dia 27 de novembro. A data prevista para divulgação do listão com o nome dos aprovados é 19 de dezembro.

Itapuama FM - Arcoverde

ADEPPE: Nota sobre a exoneração do Secretário de Defesa Social



A Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) vem a público apresentar sua aprovação pela atitude do Governo do Estado em aceitar o pedido de exoneração do Sr. Alessandro Carvalho, Secretário de Defesa Social.

Há muito, a condução da pasta carecia de diálogo entre a direção e os servidores. Foi ainda marcada por uma série de atos desastrosos, como a contratação irregular de empresa local para a realização de concurso público de Delegado, que culminou com o cancelamento do certame e atraso na nomeação de novos servidores.

Outro ato irresponsável, que gerou grande prejuízo ao erário, foi a modificação, por portaria, da competência definida em lei de uma das comissões da Corregedoria Geral, sanada por meio de ação judicial, causando desperdício de todas as horas trabalhadas, além de provocar prejuízo pelo uso da estrutura física disponibilizada para atuação daquela comissão, que teve todos os seus procedimentos suspensos.

A insatisfação dos Delegados e Delegadas pernambucanos gerou um movimento reivindicatório por melhoria das condições de trabalho, que já completa mais de um mês e vem revelando várias irregularidades na administração da SDS.

Mas é necessário entender que não adianta apenas mudar o gestor da pasta. É preciso, fundamentalmente, valorizar o servidor e resgatar seus brios, hoje cada vez mais minguados.

A Polícia Civil está esfacelada, sem estrutura, sem ânimo e ainda com inúmeros cargos comissionados e funções gratificadas que, junto com o PJES, constituem o grande entrave ao combate à violência.

Na Corregedoria, as mudanças são igualmente urgentes, a começar com a substituição do atual corregedor, que em uma busca irresponsável por punições, está destruindo o que resta de ímpeto nos policiais, transformando os colegas em meros burocratas.

Esperamos que o diálogo seja a tônica dessa nova gestão, para que a comunidade policial, em consonância com a direção governamental, possa abreviar o sofrimento da população que clama fervorosamente por segurança.

A direção da Adeppe

CONCURSO PÚBLICO DO DATAPREV. Informações básicas!



O edital da Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência (Dataprev) foi publicado e as inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (07/10).

O órgão abriu concurso com 1.703 vagas para cadastro de reserva. Para nível médio o salário é de R$ 3.699,32 e para nível superior a remuneração passa para R$ 7.559,60. E tem espaço para todo mundo, são mais de 18 cargos, em Brasília, São Paulo, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Natal e Rio de Janeiro.

As provas estão previstas para o dia 20 de novembro,

TRE mantém Johny fora, que vai recorrer em Brasília!



O TRE acompanhou o entendimento do juiz da 56ª Zona Eleitoral, em Garanhuns, Dr. Francisco Milton, e julgou improcedente parte do recurso impetrado por Johny Albino (PPS), candidato a vereador, que teve 1.077, mas que, segundo a justiça, teria perdido o prazo de desincompatibilizar de sua função na FUNASE. A decisão no Órgão Colegiado se deu por unanimidade.

Embora não confirmada pela Justiça Eleitoral, a vaga que seria ocupada por Johny Albino seria a de Audálio Filho (PSDB). 

Em nota nas redes sociais, Albino agradeceu os votos e afirmou que irá recorrer ao TSE, em Brasília.






"Bom dia

Passando para agradecer o apoio durante essa caminhada, que mesmo com toda dificuldade e a campanha contrária dos nossos adversários, conseguimos conquistar o mandato conferido pelo povo nas urnas!

Enfrento agora uma batalha jurídica para garantir que a vontade popular seja mantida! Não vou desistir, irei até a última instância porque acredito que a justiça será feita!

Muito obrigado e que Deus nos abençoe sempre!

Johny Albino

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.