quinta-feira, 13 de outubro de 2016

SALÁRIOS E 13º DOS SERVIDORES E INATIVOS DE PERNAMBUCO ESTÃO GARANTIDOS

Servidores ativos e inativos do estado vão receber normalmente salários e 13º, afirma o secretário da Fazenda
Em vários estados brasileiros, os servidores vivem uma rotina de incertezas quando se aproxima o dia de receber os salários ou benefícios. Em Pernambuco, a promessa é de que os trabalhadores não terão esta dor de cabeça até o fim do ano. Ontem, o governo do estado confirmou o pagamento da folha e do 13º salário dos servidores. A garantia foi dada pelo secretário da Fazenda, Marcelo Barros, que apresentou o balanço do segundo quadrimestre de 2016 na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

CRISE NOS ESTADOS: Paulo conseguiu honrar salários
Pernambuco conta atualmente com cerca de 200 mil servidores, entre ativos e inativos. A folha de pagamento gira em torno dos R$ 800 milhões. A tarefa de honrar a obrigação não tem sido das mais fáceis, já que manter o equilíbrio fiscal das contas do governo vem se mostrando uma luta diária. A primeira parcela do salário extra, por sinal, deixou de ser antecipada em julho, como em anos anteriores. A justificativa foi para que o governo conseguisse “cumprir os compromissos salariais”.

Na Alepe, Marcelo Barros afirmou que o planejamento garante o pagamento no último quadrimestre, melhor período do ano para as contas públicas. O balanço do segundo quadrimestre deu o atestado de que o real crescimento só vem a partir de 2017, quando a economia positiva vai contribuir para os cofres públicos. De janeiro a agosto deste ano, a principal receita do orçamento estadual, que vem do ICMS, apresentou crescimento nominal de 2,3%, muito abaixo da inflação do período, que ficou perto dos 9%.

A segunda receita mais importante, o Fundo de Participação dos Estados (FPE), apresentou queda nominal de 0,7%. O quadro exigiu do governo um esforço para buscar alívios fiscais a partir de receitas extraordinárias. De acordo com Marcelo Barros, o estado criou instrumentos de enfrentamento à queda geral de receitas, somado a uma austeridade de gastos. “A economia começou a dar sinais de melhoras a partir da resolução do cenário político nacional e nos dá previsão positiva na arrecadação do último quadrimestre do ano”, explicou.

Confiança

Segundo o secretário da Fazenda, a melhoria do ambiente aumenta a confiança, que faz com que investidores e outros agentes econômicos olhem para a frente. “O desempenho das receitas precisa aumentar a partir da economia, nossa principal fonte. Estamos vindo de quedas recorrentes da atividade econômica e isso não é normal. A queda do FPE piorou o quadro e fizemos ajustes para cortar despesas, que fecharam o quadrimestre crescendo abaixo da inflação”, pontuou.

Algumas medidas prometem dar uma turbinada na conta do governo do estado ainda neste ano e prometem dar uma aliviada na tensão que tem sido manter o equilíbrio. O Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários (Perc), que negocia dívidas de inadimplentes, estaria sendo bem recebido pelos contribuintes. “Vou viajar pessoalmente a São Paulo e ao Rio de Janeiro, onde estão sedes de mais de dez empresas com filiais aqui e que estão com dívidas e que querem saber mais detalhes das condições de refinanciamento de dívida. Esperamos recuperar até R$ 150 milhões neste ano”, ressaltou Marcelo Barros.

SAIBA MAIS: Diário de Pernambuco

Caravana de Direito Penal acontece nesta sexta em Garanhuns

A ESA-PE, da OAB-PE, e a União dos Advogados Criminalistas (Unacrim), promovem nesta sexta (14), em Garanhuns, a Caravana de Direito Penal. O evento tem início às 18h, no auditório da subseccional da Ordem na cidade, e será ministrado pelos professores André Gouveia, Gustavo Rocha, José Luiz Mendonça e João Vieira. 

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente na sede da OAB/Garanhuns.


Conselho Tutelar de Garanhuns tem novo presidente



O Governo Municipal informa que a nova mesa do Conselho Tutelar foi estabelecida na última reunião do colegiado, realizada nessa segunda-feira (10). A nova formação tem o Pr. Samuel Vitorino como presidente, o Pr. Ricardo Souza como vice-presidente, na função de secretária está Genoveva Alves, como tesoureira está Socorro Carvalho e o orientador é Stoni Costa.

SECOM GARANHUNS

PARALISAÇÃO: Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias fazem manifestação no Agreste



O SINDACS/PE informa a todos que haverá uma paralisação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, na próxima terça-feira, dia 18/10, com concentração no Parque Euclides Dourado, saindo às 8:00h, em direção ao centro de Garanhuns, com participação de vários municípios do Agreste, contra a PEC 241, e cobrando o reajuste do piso salarial.

Há três anos as categorias estão sem reajuste. 

Pierre Campos - Diretor do SINDACS PE

Colégio Diocesano de Garanhuns realiza Concurso de Bolsas 2016


MICROCEFALIA: Profissionais da Upae Garanhuns participam de capacitação na AACD


A Secretaria Estadual de Saúde tem realizado frequentes capacitações para profissionais das instituições de referência no atendimento a recém-nascidos diagnosticados com microcefalia, em Pernambuco.

Em setembro, de 19 a 23, aconteceu na AACD, em Recife, mais uma jornada. Desta vez, a UPAE Garanhuns esteve representada por Andressa Ferro, Terapeuta Ocupacional, e Pâmela Sá, Fisioterapeuta. A Unidade está na abrangência da V GERES, e atende pacientes encaminhados pelo Hospital Regional Dom Moura, referência regional.

Segundo as profissionais Andressa e Pâmela, o encontro foi um segundo módulo, com contato direto com pacientes e práticas de procedimentos na área de reabilitação da AACD.

A capacitação contou com grupos de diversos profissionais: Fonoaudiólogos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e Fisioterapeutas, todos da rede de assistência, inclusive das diversas regiões do estado.

As capacitações têm continuidade com outras turmas e outras especialidades, promovidas pela Secretaria Executiva de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência.

PESQUISA PARA PREFEITO DO RECIFE - Segundo Turno



O Instituto Datafolha divulgou nesta quarta-feira (12) a primeira pesquisa para prefeito da Cidade do Recife, nestas eleições de 2016. Candidato a reeleição, Geraldo Júlio (PSB) lidera com 58% dos votos válidos. O ex-prefeito João Paulo (PT) tem 42%.

Espontânea: 6% dos eleitores afirmam estar indecisos e 13% afirmam que vão votar branco ou nulo. Contando com estes, GJ tem 47% e JP, 34%.

O atual prefeito não venceu logo no primeiro turno por apenas 0,66%, já que teve 49,34% dos votos válidos, fazendo a missão de João Paulo virar o jogo no segundo turno quase impossível, pois a tendência é os candidatos manterem os votos conquistados no primeiro escrutínio, e buscarem os votos dos candidatos que não foram para a final. Neste caso, Daniel Coelho e Priscila Krause, terceiro e quarto colocados, respectivamente, também indicaram votos em Geraldo Julio.


Fonte: Pesquisa Datafolha realizada em 11.out.2016 ouviu 1023 pessoas. A margem de erro é de 3%, considerando nível de confiança de 95%. Essa pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PE-05480/2016

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.