sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Presidente do IMIP apresenta palestras na Europa



O presidente do IMIP, e coordenador da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Prof. Gilliatt Falbo, encontra-se na Europa, onde participa de várias atividades médico-acadêmicas. No último sábado (15), proferiu palestra no 28° Congresso Nacional da Associação Cultural Pediátrica (ACP), em Trieste, na Itália. Dr. Falbo versou sobre “Um novo Currículo para o Médico Geral”.

Esta semana, o presidente do IMIP participa do Curso Internacional Avançado de Avaliação em Ensino Médico, que acontece no Royal College of Obstetricians and Gynecologists, em Londres, Inglaterra.

O gestor da UPAE Garanhuns, que tem gestão IMIP, Gustavo Amorim, atribui os convites recebidos pela presidência do IMIP, para este tipo de evento, inclusive internacionais, ao trabalho desenvolvido nas unidades do Instituto. "É política da nossa instituição integrar a saúde com a educação, na prática, gerando múltiplas oportunidades de aprendizado, por isto este reconhecimento" - afirma o gestor.

Saiba mais na página no Facebook: https://www.facebook.com/UPAEGaranhuns/

*Na foto, o pediatra e professor italiano Giorgio Tamburlini, Prof. Gilliatt Falbo e Federica Zanetto, presidente da ACP.

PERNAMBUCO: Mais de 700 reeducandos se inscrevem no Enem



A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informa que um total de 721 pessoas privadas de liberdade (PPLs) do Sistema Prisional do Estado se inscreveram para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem/2016).

Das 17 Unidades Prisionais participantes no processo seletivo, o Presídio de Igarassu (PIG) lidera a lista com 120 inscritos. Em segundo lugar está o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá, com 80 seguido da Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina, que registrou 60 PPLs inscritas no exame. As provas do Enem PPL serão aplicadas nos dias 06 e 07 de dezembro. 

Em 2015, a Seres inscreveu 725 reeducandos de 18 unidades prisionais. A seleção é organizada pelo Ministério da Educação com o apoio da Seres.

CANHOTINHO

No Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho, funciona com ensino regular, a Escola Estadual Monsenhor Adelmar, onde os reeducandos fazem seus estudos e podem usar o tempo como remissão de pena.

Oração do Centenário da Diocese de Garanhuns



Ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos adoramos simplesmente porque sois Deus; proclamamos que a vossa identidade expressa o vosso coração: sois o Deus da misericórdia e da compaixão.

Nós vos agradecemos porque a fé cristã chegou aos Campos dos Garanhuns: terra de índios, de quilombos e de currais, terra da mameluca Simoa. Com a vossa Graça, ó Deus, nossa Diocese nasce sob o signo feminino do pioneirismo e da bravura, aos pés de Santo Antônio e de São José.

Reconhecemos os sacrifícios e esforços dos missionários e missionárias de ontem e de hoje. São tantos homens e mulheres ao longo desses cem anos de Diocese e em mais de três séculos de história: leigas e leigos, consagradas e consagrados, religiosas e religiosos, diáconos, padres e bispos. Somos uma Igreja banhada pelo testemunho do sangue e da santidade.

Nós também vos pedimos perdão por tantas infidelidades ao Evangelho vividas ao longo dos anos. E, reconhecendo nossa fraqueza, nós vos suplicamos a graça necessária para sermos cada vez mais uma Igreja pobre e dos pobres, samaritana e misericordiosa, querigmática e missionária.

Consagramos nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos aos cuidados maternos de Nossa Senhora da Conceição. Vossa Mãe, ó Deus, sempre nos acompanha e em meio as ambiguidades do mundo, nosso júbilo e nossa esperança não arrefecem. Na fé, os imensos problemas se tornam desafios apaixonantes.

Ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, tornai-nos uma comunidade de comunhão e diversidade, semelhante à vossa. Amém!

Expresso Cidadão Garanhuns não tem atendimento na próxima segunda-feira


Em função da transferência do ponto facultativo do dia 28 (sexta-feira), data em que se comemora o dia do servidor público estadual, para o dia 24/10/2016 (segunda-feira), por determinação do Exmo. Senhor governador do Estado, informamos à população que o Expresso Cidadão Garanhuns estará fechado nesta data (segunda-feira), reabrindo normalmente na terça-feira, 25 de outubro de 2016.

Atenciosamente,

André Luiz O. Machado
Coord. Expresso Cidadão Garanhuns

Instituições se unem em Garanhuns para combater epidemia de acidentes de motos






O CRPAM - Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto - esteve reunido nesta quarta-feira, 19, no auditório da GRE Agreste Meridional, em Garanhuns, sob a presidência da Dra. Catarina Tenório, da V GERES, para apresentação dos números mais recentes de acidentes e óbitos na região, assim como planejar ações em conjunto com as instituições que fazem parte do comitê, buscando a melhora nas estatísticas, que registram Garanhuns como uma das cidades com trânsito mais violento do estado.

A reunião contou com representantes de diversas instituições, Polícia Militar e Operação Lei Seca, Polícia Rodoviária Federal, Autarquia Municipal de Trânsito, Secretarias de Educação do Estado e do Município, Associação de Mototaxistas, Bombeiros Militares, Detran/PE, além de representantes da V GERES.

Catarina Tenório enfatizou os números de acidentes e óbitos, que têm sido uma constante, em toda a região, e em especial Garanhuns. Os órgãos ajustaram ações que podem ser efetivadas em conjunto, além das blitz que estão surtindo resultado na diminuição de condutores alcoolizados, e na retirada do trânsito de motoristas sem habilitação e com documentos atrasados. Segundo a gestora, a maior incidência de acidentes envolvem condutores sem habilitação. "Trata-se de uma situação grave de saúde pública, pois os hospitais estão em grande parte com suas emergências lotadas de acidentados de motos".

Segundo Coronel Luciano Nunes, coordenador da Operação Lei Seca (OLS), neste ano de 2016, em Garanhuns, mais de 14 mil veículos já foram abordados, com pouco mais de 1,6% de autuação para condutores sob efeito de álcool. Em 2015, este percentual chegou a 2,5%. O Detran e a AMSTT também têm feito fiscalizações.

CRPAM E EPIDEMIA DE ACIDENTES

Os Comitês Regionais foram instituídos pelo Governo do Estado, e as reuniões mensais estão sendo monitoradas diretamente pelo governador Paulo Câmara. Além das instituições presentes, outras devem se juntar nos próximos encontros, a exemplo de SAMU, Polícia Civil, Hospital Dom Moura, etc.

"Estamos obtendo uma melhora nos índices de acidentes, mas ainda longe do que aceitaríamos como normal, por isto é imprescindível a participação de todos. Conseguimos grandes parcerias, como a GRE Agreste Meridional, e precisamos do apoio da imprensa, igreja, instituições públicas e privadas, pois a epidemia de acidentes preocupa a todos, tanto da área de saúde, como também educação e segurança." - Finaliza Catarina Tenório.

A próxima reunião acontece na segunda semana de novembro.

Colégio Santa Joana D'Arc recebe prêmio de Empresa Destaque em Garanhuns



No último dia 13 de outubro, o Colégio Santa Joana D'Arc recebeu mais um prêmio significativo, desta vez como Empresa Destaque em Educação. 

A diretora do CSJD, Profª Maria Almeida recebeu o certificado das mãos do jornalista David Melo, em solenidade no Chalé II Recepções. "Mais uma dádiva conquistada com muito trabalho, humildade, responsabilidade, inovação e amor. " - Afirmou a gestora na ocasião.

A direção do colégio dedica o prêmio a seus alunos, familiares e a toda a equipe de profissionais do colégio.

Ao lado de Alckmin, Paulo Câmara exalta nova etapa de testes da Vacina da Dengue

 O Instituto Butantan deu início aos teste locais da imunizante nacional desenvolvida no Recife 


O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta quinta-feira (20.10), do lançamento do Ensaio Clínico da Fase III da Vacina da Dengue, no Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, no Recife. A imunizante está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com o National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos. Os testes nos 1,2 mil pernambucanos selecionados pelo estudo consolidam a última etapa da pesquisa, que acontece em outras 12 cidades brasileiras. Ao lado do governador Geraldo Alckmin (SP), Paulo destacou a importância da vacina na prevenção à doença. 

"A vacina é um passo importante. Mas nós temos que fazer o nosso dever de casa, cuidando, principalmente, para não ter água parada e trabalhar para não deixar que focos do mosquito aconteçam no quintal das casas e nos locais de trabalho", reforçou Paulo. O chefe do Executivo estadual pontuou que o avanço das arboviroses é um caso grave de saúde pública, que necessita da atenção das administrações públicas. "A vacina é muito bem-vinda e necessária no momento que nós estamos vivendo", completou.

Para o gestor pernambucano, o avanço no desenvolvimento da vacina da dengue vem para preencher uma lacuna no País. "A dengue é uma doença que, infelizmente, está presente há 30 anos na vida dos brasileiros. Agora, temos uma oportunidade importante de avançar, efetivamente, para termos uma vacina que possa oferecer uma prevenção adequada", salientou Câmara. 

O governador Geraldo Alckmin afirmou que a imunizante nacional vai prevenir os quatro tipos de vírus da Dengue. "O Mundo não tem uma vacina dose única", adiantou o gestor. Alckmin disse ainda que a fábrica da vacina no Instituto Butantan, em São Paulo, será inaugurada em dezembro deste ano. "Todas as providências estão sendo tomadas", assegurou o chefe do Executivo paulista. 

DINÂMICA - Em Pernambuco, cerca de 1,2 mil pessoas serão selecionadas, a partir da próxima semana, para participar do estudo. A etapa local dos ensaios clínicos será conduzida pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, a Fiocruz-PE, sob coordenação do pesquisador Ernesto Torres de Azevedo. O médico esclareceu que os voluntários, de 2 a 59 anos, serão convidados a participar do programa. "Uma vez selecionado todos serão acompanhados por um período de cinco anos", explicou Ernesto. Após a conclusão dessa etapa, a vacina será submetida à aprovação da Anvisa. 

Podem participar do estudo pessoas saudáveis, que já tiveram ou não dengue, e que se enquadrem em três faixas etárias: 2 a 6, 7 a 17 e 18 a 59 anos. Os voluntários serão selecionados por sorteio no Engenho do Meio, Zona Norte do Recife. Do total selecionado para o estudo, 2/3 receberão a vacina e 1/3 o placebo, substância com as mesmas características, mas sem o vírus.

Fotos: Wagner Ramos/SEI

APOSENTADOS: Manifestação em Palmeirina pede agilidade à Justiça Pernambucana

Aposentados e população mais carente são os mais prejudicados pela falta de pagamentos da prefeitura e da Previdência Municipal



Os aposentados e pensionistas da Previdência do Município de Palmeirina estão pedindo socorro à Justiça Pernambucana, pois estão há vários meses sem receber seus proventos, ficando impedidos de manterem as condições básicas de dignidade. Estão sem poder comprar remédios, alimentos, e honrar com suas contas.

Os aposentados pedem que o Tribunal de Justiça julgue o processo que trata do afastamento do prefeito Renato Sarmento, e que está sob pedido de vistas do Desembargador Humberto Vasconcelos desde agosto.

O processo foi ajuizado pelo Promotor de Justiça de Palmeirina, motivado pelos constantes atrasos no pagamento da folha de pessoal da prefeitura e dos beneficiários da previdência municipal. Renato Sarmento chegou a ser afastado pelo Juiz da Comarca local, mas foi reconduzido por liminar, expedida pelo Desembargador Márcio Aguiar. Há um ano o processo não anda no Órgão Colegiado.

Com a derrota eleitoral do candidato apoiado pelo grupo do prefeito, o temor em Palmeirina é que a situação piore ainda mais, segundo as aposentadas Marilene Honório e Wilma Matias.

Marcelo Neves (PSB) foi eleito prefeito no início do mês, e assume em janeiro com este cenário dramático para administrar, mas antes disso, os manifestantes torcem pelo afastamento do atual prefeito.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.