quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Informações sobre a Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Garanhns



Está acontecendo a Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Cohab 2, em Garanhuns. Desde o dia 21  a Festa da Paróquia tem programação com celebrações eucarísticas, quermesses, noites culturais e muito mais. tendo à frente o Padre Bento., . 

Esse final de semana contará com várias atividades.

Sexta, às 05h da manhã, Arraiá do Gláucio Costa ao vivo do pátio da Igreja Matriz, 
19h30min Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Paulo Jackson, e logo após Zezinho de Garanhuns e convidados. 

No sábado, 11h da manhã, Radiola de Ficha com feijoada, e logo após bingo beneficente.
Às 19h30, Santa Missa presidida pelo Pe. Émerson, na noite da Juventude, logo após Apresentação cultural. 

E no domingo, pra encerrar a Festa, às 18h30, Procissão Luminosa pelas principais ruas da cohab 2, e logo após, Missa Campal de encerramento da Festa do Sagrado Coração de Jesus.


UPE: Pedro Falcão assina convênios com Universidades da Europa



Depois de aproximar a UPE (Universidade de Pernambuco) com universidades de Portugal, Alemanha, China, Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai, e também diversas instituições brasileiras, assinando convênios acadêmicos para as mais variadas ações, a exemplo de intercâmbio de estudantes, estudos em mestrados e doutorados para os professores da Instituição Estadual, além de novos investimentos e parcerias, o Reitor Pedro Falcão conquista agora outros importantes convênios para Pernambuco.

Milão, Itália

Na última sexta-feira (21), Profº Pedro Falcão assinou convênio com a Politecnico di Milano, universidade italiana estatal de cunho científico-tecnológico. que esteve representada pelo Profº Dr. Piercesare Secochi. Atualmente a universidade conta com cerca de 38.000 alunos matriculados.

Em outro momento, o Reitor da Universidade de Pernambuco, assinou novo convênio a Università degli Studi di Milano - Bicoca. A solenidade contou com a presença do Consulado do Brasil em Milão, representado pelo Dr. Jorge Karl de Sà Earp, e Dra. Anna Maria Scarparo, Chefe do Setor Cultural do Consulado. Por parte da Universidade Italiana, participaram do encontro protocolar; Prof. Roberto Malighetti, Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas da Educação, Dra. Franca Tempesta, chefe da área de formação e serviços ao estudante, Dr. Agnese Cofler, chefe da área internacional, e Dra.Cinzia Corti, chefe de Promoção Internacional e curso de línguas.

Parma-IT, com 150 Instituições Internacionais

Ainda na Itália, Profº Pedro Falcão participa do I Encontro de Reitores Brasil-Itália, do VIII Seminário Internacional e a IX Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), no período de 24 a 28 de outubro na cidade de Parma, Itália. Os eventos acontecem na Università di Parma. São Mais de 150 Instituições Internacionais representadas. A realização é do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). 

Novo convênio na agenda da semana

O reitor encerra sua viagem com a assinatura de outro convênio, desta vez com a Universitá Degli Studi di Parma, trocando assinaturas em "Memorando de Entendimento", com o Professor Loris Borghi, representante da universidade italiana, e que vai proporcionar a cooperação em áreas de mútuo interesse, a exemplo de intercâmbio de professores e membros da equipe de pesquisa, técnicos e estudantes, Implantação de projetos de educação, pesquisa e extensão conjuntos, além de outras iniciativas acadêmicas.

Programação desta quarta, 26

Inicia-se a primeira Sessão Plenária do dia 26 de outubro, no VIII Seminário Internacional e IX Assembleia Geral do GCUB. O tema da sessão é "Pesquisas de auto impacto: panorama internacional e desafios a superar".

O Presidente da mesa é o professor Satoshi Sugahara, pesquisador da Universidade Kwansei Gakuin, no Japão. Os palestrantes são os Professores Nelson Marmiroli e Stefano Sforza, da Universidade de Parma, na Itália; Dr. Daniel Alves Natalizi, representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Brasil; Professor Olov Sterner, Diretor do Departamento de Química da Universidade Lund, na Suécia; e Dr. Jamisse Taimo, Inspetor Geral do Ministério da Ciência e Tecnologia, Educação Superior e Técnico-Profissional de Moçambique.

Acompanham o Reitor nesta viagem à Itália, o Prof. José Guido Corrêa de Araújo, relações internacionais da UPE, e a profª Vânia Fialho. Na próxima semana, Profº Pedro Falcão apresentará à Comunidade Acadêmica os bons resultados das relações com as instituições italianas.

Paulo Câmara vai a Temer reivindicar a retomada das obras federais no Nordeste

A retomada imediata de obras federais que se encontram paradas ou evoluindo lentamente no Estado e em todo o Nordeste, como a Transposição do Rio São Francisco, a Ferrovia Transnordestina e a Adutora do Agreste, são algumas das medidas que o governador Paulo Câmara vai sugerir ao presidente Michel Temer como remédios contra a crise, na audiência que será realizada na tarde desta quarta-feira (26.10), em Brasília.

"Vou dizer ao Presidente que Pernambuco vem enfrentando a crise com muita coragem e disposição e temos conseguido vitórias importantes com nossos próprios meios. Mas é claro que a saída definitiva só pode ser alcançada com a retomada dos investimentos estruturadores que são de responsabilidade da União. São essas grandes obras que geram empregos e dinamizam a economia", explica Paulo Câmara.

O governador esclareceu que a prioridade para Pernambuco são as grandes obras hídricas e de logística. "Quando o País põe para andar obras como a da Transposição e da Adutora do Agreste, nós estamos enfrentando a crise, com a geração de emprego e renda, mas também preparando a região para conviver com períodos de estiagens como este que estamos vivendo, que se prolonga por quase seis anos", afirmou Paulo.

Entre as obras estruturadoras cujo prosseguimento é considerado fundamental pelo Governo de Pernambuco estão às barragens para a contenção de enchentes e abastecimento d´água da Mata Sul, a requalificação e duplicação da BR-232 até Arcoverde, bem como a duplicação da BR-423 até Garanhuns, além da devolução da autonomia de SUAPE. 

"Vou também ouvir o presidente. Sei que o momento é difícil para todo mundo e imagino que ele está de acordo com esta linha que estamos propondo. Além do mais, certamente ele terá informações sobre os rumos que a nossa economia vai tomar nos próximos meses", frisou.

O encontro com o presidente acontece após o PSB de Pernambuco - por orientação os governador Paulo Câmara - ter se posicionado contra o texto original da PEC 241, propondo emenda que protegia de cortes as áreas da saúde e educação.

ESTUDANTES OCUPAM UNIVERSIDADE EM GARANHUNS

Estudantes ocupam prédios da UFRPE, da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), nesta quarta-feira (26/10). Um dos motivos da manifestação é a aprovação da PEC 241, pela Câmara Federal.

Com informaçõesde Wagner Marques


PEC 241: Como votaram os Deputados Pernambucanos?

Michel Temer encaminhou ao Congresso Nacional a PEC-241, que congela por 20 anos as despesas da União. Quem defende a mudança constitucional, afirma que o país está endividado, quebrado, e somente com medidas ásperas como esta, podemos recolocar o Brasil nos trilhos, sem aumentar nem criar novas despesas. 

Quem é contra, lembra que o congelamento impede investimentos em serviços básicos, a exemplo de saúde e educação. Um substitutivo que garantia investimentos nestas áreas foi rejeitado.

A partir de 2018, o país somente pode gastar o que gastou no ano anterior, atualizado em percentuais que recomponham a inflação.


É mais complexo que isto, mas a grosso modo, estes são os principais argumentos de quem votou contra ou a favor. O texto agora vai para o Senado Federal. Se for aprovado em dois turnos, altera a constituição e passa a valer imediatamente.

Abaixo, a relação dos votos dos Deputados Pernambucanos. 

Adalberto Cavalcanti (PTB) – Sim
André de Paula (PSD) – Sim
Augusto Coutinho (SD) – Sim
Betinho Gomes (PSDB) – Sim
Bruno Araújo (PSDB) – Sim
Carlos Eduardo Cadoca (PDT) – Sim
Daniel Coelho (PSDB) – Sim
Danilo Cabral (PSB) – Não
Eduardo da Fonte (PP) – Sim
Fernando Coelho Filho (PSB) – Sim
Fernando Monteiro (PP) – Sim
Gonzaga Patriota (PSB) – Não
Jarbas Vasconcelos (PMDB) – Sim
Jorge Côrte Real (PTB) – Sim
Kaio Maniçoba (PMDB) – Sim
Luciana Santos (PCdoB) – Não
Marinaldo Rosendo (PSB) – Sim
Pastor Eurico (PHS) – Sim
Ricardo Teobaldo (PTN) – Sim
Silvio Costa (PTdoB) – Sim
Tadeu Alencar (PSB) – Não
Wolney Queiroz (PDT) – Não
Zeca Cavalcanti (PTB) – Sim
Anderson Ferreira (PR) e João Fernando Coutinho (PSB), não estiveram presentes na votação.

UPAE Garanhuns e Senac realizam palestras sobre prevenção de câncer de mama






O mês de outubro é especial, principalmente para as mulheres, pois a campanha mundial "Outubro Rosa" busca chamar a atenção, através de campanhas educativas e ofertas de exames, para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e também do colo do útero. Embora homens também possam desenvolver câncer de mama, a doença é mais comum entre as mulheres.

Nesta segunda-feira (24), a UPAE Garanhuns recebeu o Senac para duas palestras para as pacientes e acompanhantes do setor de exames, e também para as funcionárias da casa. Segundo Gustavo Amorim, coordenador geral da Upae Garanhuns, a intenção é tornar as funcionárias multiplicadoras da importância da prevenção, no contato diário com as mulheres que passam pela Unidade de Saúde.

O encontro foi realizado pela coordenação de enfermagem da UPAE Garanhuns, sob a responsabilidade de Tayana Guerra, e contou com o enfermeiro responsável pelo setor de exames, Luiz Cezar, como palestrante, cuja apresentação focou no auto-exame das mamas.

SENAC Garanhuns

A enfermeira Suelane Santos, instrutora do Curso Técnico de Enfermagem, do Senac Garanhuns, versou sobre a "Prevenção do Câncer de Mama e do Colo do Útero". A profissional contou com a participação de estudantes do curso, com material didático, para melhor aprendizagem das pessoas presentes. 

Câncer de Mama

O auto-exame é importante para detectar possíveis nódulos, secreções e outras anomalias nas mamas, que ao serem identificadas, tanto mulheres quanto homens,devem procurar um especialista. Luiz Cezar apresentou imagens e destacou estatísticas que mostram a importância do auto-exame. Por exemplo: A doença atinge 1 milhão de mulheres a cada ano. Em sua fala, Suelane Santos informou que detectando no início, a mulher tem 95% de chance de cura; Apenas 20% das mulheres fazem o auto-exame, e a maioria não o faz corretamente. 

Um panfleto sobre os procedimentos para o auto-exame está sendo entregue aos pacientes da UPAE Garanhuns durante todo este mês, e terá continuidade nos setores destas especialidades.

SERVIÇOS

A UPAE Garanhuns oferece, dentre suas especialidades, mastologia e ginecologia. Oferta também exames como mamografia, ultrassom endovaginal e de mama, PAAF (Punção Aspirativa por agulha Fina) além dos demais exames laboratoriais.

Para consultas, as pessoas devem buscar os postos de saúde mais próximos de suas residências. As Secretarias de Saúde dos municípios da base de atuação da UPAE Garanhuns, marcam as consultas através da regulação, após encaminhamento médico.

Saiba mais na página no Facebook: https://www.facebook.com/UPAEGaranhuns/

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.