sexta-feira, 11 de novembro de 2016

PARA NÃO SER PUXADINHO: Danilo Cabral defende candidatura do PSB para Presidência em 2018



Um dos nomes do PSB na Câmara Federal, o deputado Danilo Cabral (PE) defende que o partido lance candidatura própria à Presidência da República em 2018. O PSB foi a terceira legenda que mais recebeu votos em todo Brasil – elegeu 418 prefeitos – e se consolida como uma alternativa de esquerda diante da crise político-econômica que vive o País.

“A defesa da candidatura própria, além da afirmação política do partido e de uma alternativa para o Brasil, nos protege de ‘ataques políticos especulativos’ que nos diminui”, afirma Danilo Cabral. Para o deputado, ou o PSB se impõe como uma força política ou será tratado como “puxadinho” político de forças conservadoras. “Rejeitamos ser e nunca fomos puxadinho do PT. Não é admissível sermos agora puxadinho do PSDB/PMDB”, frisa.

Por isso, Danilo Cabral reitera a posição de independência adotada pelo PSB no início do Governo Michel Temer. “Não temos razões, até aqui, sejam de natureza política sejam administrativa, de nos alinhar automaticamente a esse Governo”, diz.

As afirmações de Danilo Cabral corroboram a posição da ala mais orgânica do PSB, a exemplo do prefeito reeleito do Recife, Geraldo Julio, e deputado federal Julio Delgado (MG). O primeiro, em entrevistas logo após o segundo turno, também defendeu o lançamento de uma candidatura própria em 2018 e a unidade do partido em torno dessa proposta. Já Delgado falou sobre a necessidade de o PSB fazer “ajustes ideológicos”, principalmente depois das alianças eleitorais firmadas com o PSDB e com o fortalecimento da liderança do vice-governador de São Paulo, Márcio França.

Danilo Cabral lembra que, em 2013, o PSB, ainda sob a liderança do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, deu início ao processo de “divórcio” do PT por discordar da condução do Governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Na época, o então governador denunciava que o Brasil caminhava para uma crise fiscal, fato que se confirmou posteriormente. O processo de afastamento culminou com o lançamento da candidatura do PSB à Presidência da República.

Com a morte inesperada de Eduardo Campos em 2014, o PSB precisou se reorganizar internamente e traçar um planejamento estratégico para atravessar o período de crise. “O resultado do PSB em 2016 demonstra que o eleitorado entendeu nossa posição histórica de defesa das transformações sociais. Essa é a nossa identidade e nós não iremos perdê-la”, destaca Danilo Cabral.

Professora da UFRPE/UAG apresenta trabalho no Chile


Por Amanda Maciel

Os doutorandos da Universidade Federal de São Carlos em São Paulo: Luiz Renato Martins da Rocha (Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná e Tradutor/ Intérprete de Libras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio) e Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos (Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns) participaram do IX ENCUENTRO INTERNACIONAL “Diferencia, con-vivir, incluir” em Valparaiso no Chile.

Segundo o professor paranaense Luiz Renato, o trabalho intitulado “Vídeogravação de Vestibulares em Libras: Ingresso de Estudantes Surdos na Educação Superior” foi resultado de uma pesquisa realizada nas Universidades Federal de Santa Maria e Federal de Santa Catarina, tendo como objetivo principal investigar como os surdos que prestaram os vestibulares vídeogravados em Língua de Sinais Brasileira (Libras) das duas universidades federais públicas, percebendo o atendimento às suas necessidades linguísticas. “Os resultados nos mostraram que os surdos ficaram satisfeitos com a vídeogravação da prova em Libras de ambas às universidades, e apontaram possíveis ajustes a serem feitos no sentido de melhorar ainda mais esse tipo de prova. Porém, o ingresso efetivo de surdos nas universidades brasileiras é baixo, indicando a necessidade de lutar pela melhoria da educação básica para uma preparação mais efetiva desses alunos para atender suas necessidades linguísticas, culturais e pedagógicas” relatou o pesquisador.

E, “para a viagem ficar mais completa, não poderíamos deixar de conhecer um país maravilhoso e histórico como o Chile. O evento foi em Valparaíso, chegamos dois dias antes para conhecer a capital, Santiago é muito bonita! Fomos também ao Cajon del Maipo, um lugar de contraste entre as montanhas e a neve, encantador! Depois do evento não poderíamos deixar de conhecer as águas do pacífico na linda cidade Vina del Mar que tem também, como em Garanhuns, um belíssimo relógio de flores. Por fim, fomos ao Vale Nevado apreciar a neve das Cordilheiras dos Andes, tudo muito lindo!” completou a professora pernambucana Norma Maciel.

Nota oficial - Projeto de Lei nº 050/2016 - Prefeitura de Garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns, em nota enviada pela Secretaria de Imprensa, faz a defesa da aprovação do Projeto de Lei que modifica o Código Tributário Municipal, que segundo ela estaria defasado e necessitando de atualização, devido o crescimento da cidade.

O Governo Municipal afirma que não há aumento nem criação de impostos, apenas revisão do Código Tributário, no entanto, toda a explicação é feita sobre a necessidade de aumentar a arrecadação.



"O Governo Municipal de Garanhuns esclarece que o Projeto de Lei nº 050/2016 encaminhado ao Poder Legislativo tem como principal propósito atualizar o Código Tributário do Município em vigor, que é de 1998, modernizando os procedimentos e unificando legislações, como por exemplo, a lei do ISS – Imposto Sobre Serviços, que é de 2004 e agora fará parte da mesma legislação. Não há portanto, aumento de impostos, mas sim a revisão de um código que ficou obsoleto em relação a Garanhuns de hoje.

O município de Garanhuns cresce a cada dia, e por isso mesmo não pode viver com um código tributário, prestes a completar vinte anos. Neste período, novas áreas foram construídas, novos estabelecimentos surgiram, e todas essas áreas precisam da presença do Governo Municipal com ações, obras e serviços. Por isso mesmo as despesas da Prefeitura com a manutenção do município e de prestação de serviços aumentaram, na mesma proporção do crescimento, mas a legislação que nos permite dispor das receitas para atender essas demandas permanece desatualizada. Só para exemplificar, há situações como a de uma pessoa com uma residência cuja área construída é de pouco mais de 50 m2, mas paga o mesmo valor de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), que um proprietário de um prédio de apartamentos. 

..."

Assessoria de Imprensa  
Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Garanhuns

NATAL LUZ DE GARANHUNS: Pracinha Gastrô é uma doce novidade


Uma das novidades, durante o Natal Luz 2016, é o funcionamento da “Pracinha Gastrô”. No espaço, as famílias poderão degustar sabores variados, como bolos de pote, pipocas gourmet, waffes, sanduíches, saladas, risotos, brownies, churros gourmet, entre outros produtos. A área vai funcionar na Praça Dom Expedito Lopes, bairro Heliópolis, e será aberta oficialmente às 18h da próxima sexta-feira (11) – mesmo dia em que a programação musical do Natal Luz é iniciada. 

A Pracinha Gastrô surgiu a partir de uma consultoria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE). Após a capacitação, os empresários sentiram-se motivados a iniciar um negócio juntos e receberam o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A iniciativa reúne seis empreendimentos gastronômicos: Hill’s Party, Gourmet do Pote, Bellu’s Foods, Sr. Churros, Doce Bike e Bistrô do Cuscuz. 

A pracinha funcionará na Praça Dom Expedito Lopes, em frente à Igreja do Perpétuo Socorro. A partir deste sábado (12), até a próxima terça-feira (15), o espaço estará aberto sempre das 15h às 21h. 

Durante todo o mês de dezembro, a Pracinha Gastrô funcionará nesse mesmo horário, exceto no final de semana do Natal e de Ano Novo, que não terá expediente. Segundo os empresários, a ação terá continuidade a partir de janeiro de 2017, funcionando no primeiro e terceiro final de semana de cada mês.

Texto: SECOM GARANHUNS

Hospital Sírio-Libanês forma profissionais especialistas em Garanhuns




Aconteceu em Garanhuns, na última terça-feira, dia 07/11, a solenidade de conclusão dos cursos de especialização dos projetos de apoio ao SUS na V Região de Saúde do Estado de Pernambuco, promovidos por meio da parceria institucional do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, no caso específico de Garanhuns, a Universidade de Pernambuco (UPE). 

O evento foi realizado no auditório da Universidade de Pernambuco, e contou com a presença de Anderson Torreão (Sírio-Libanês), Gessyane Paulino (COSEMS), Harley Davidson (Secretaria de Saúde de Garanhuns), Régia Leite (UPE), além da Dra. Catarina Tenório, gestora da V GERES. Ao todo, mais de 80 profissionais de saúde concluíram seus cursos, em um ano de trabalhos, em uma demanda que atendeu os 21 municípios da região. 

O Campus Garanhuns da UPE participa da iniciativa sedendo infraestrutura para os cursos, com salas de aula, secretaria, equipamentos multimídia, sala de videoconferência, auditório, secretaria, entre outros, inclusive docentes. 

Segundo Anderson Torreão, este curso já foi aplicado em cidades como Recife e Caruaru, e agora a estrutura terá o destino de Serra Talhada. 

Foram ofertados os seguintes cursos de especialização:
- Regulação em Saúde no SUS 
- Preceptoria no SUS 
- Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde 
- Vigilância em Saúde 
- Processos Educacionais na Saúde com ênfase em Metodologias Ativas de ensino aprendizagem 

INSTITUTO SÍRIO-LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA

Estas iniciativas educacionais têm sido promovidas e realizadas por esse conjunto de organizações desde o ano de 2009, tendo já formado milhares de especializandos, contemplando várias regiões de saúde em todo o Brasil. Durante o desenvolvimento dos cursos, profissionais de saúde e gestores de inúmeras instituições de saúde da V Região de Saúde de Pernambuco, além de educadores da área da saúde de instituições parceiras, poderão trocar experiências com os seus pares de outras 29 regiões, distribuídas em quase todos os estados do país, além de interagir com o quadro de especialistas do Hospital Sírio-Libanês. 

A partir de encontros presenciais, teleconferências, e atividades de educação à distância, esses atores debaterão suas práticas com o objetivo de produzir conhecimento que gere o aperfeiçoamento do SUS em nível regional. Para vencer esse desafio continental sem que a qualidade do processo de ensino aprendizagem seja prejudicada, estes cursos tiveram seus programas especialmente desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa utilizando abordagens pedagógicas inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas, a problematização, a aprendizagem significativa, a aprendizagem baseada em equipes (Team-based learning), a educação à distância e a avaliação de competências. Estas atividades educacionais possibilitam que os profissionais tragam para a sala de aula as experiências e os casos vivenciados em seu cotidiano e fornecem suporte para a construção de projetos aplicativos de intervenção na realidade de saúde local. Os cursos apostam, portanto, não apenas na importante construção significativa do conhecimento, que possibilita a transformação das pessoas, mas também na construção de projetos que possam ser aplicados nas diferentes realidades de cada região.

CULTURA POPULAR: Encontro de Bois e Ursos acontece em Arcoverde



No próximo dia 20 de novembro, a Liga Cultural dos Bois e Similares de Arcoverde, realiza o II Encontro de Bois e Ursos. O evento é aberto e gratuito, e vai ser realizado a partir das 15h na Estação da Cultura. Desta vez, o homenageado será João Gomes da Silva, conhecido como João Maná, que foi eleito pelos demais o melhor na dança dos ursos de todos os tempos. 

A programação já está praticamente definida. A Abertura Oficial vai ser feita pelo Boi Fantástico, que vai apresentar uma performance da música tema: "É festa de Boi", e logo depois, começam os desfiles dos ursos e dos bois, no total de mais de 30 agremiações, inclusive de outras cidades.

Fotos: David Mayer

Diocese de Garanhuns inicia Programação do Centenário


Congresso Missionário abre programação do Centenário da Diocese

Nos dias 12 a 15 de Novembro, a Diocese realiza o Congresso Missionário concentrado na Cidade de Garanhuns. A coordenação das Pastorais à frente do evento prepara tudo como marca da caminhada diocesana para o seu primeiro centenário de criação.

No dia 12, as paróquias da cidade acolhem os missionários que vêm dos vicariatos e apresenta a programação local para as visitas. Nos períodos da tarde serão oferecidos diversos seminários de estudo no Colégio Santa Sofia e na parte da noite, algumas conferências voltadas para o tema do evento.

Destaca-se na programação a Assembleia Diocesana de Pastoral, no dia 14.

Já a peregrinação para o Santuário da Mãe Rainha acontece na manhã do dia 15, com encerramento do Ano da Misericórdia, com missa presidida por Dom Paulo. Em 2017 acontece o Congresso Catequético e no ano seguinte, o Congresso Eucarístico no ano jubilar.

GARANHUNS: Projeto do prefeito Izaías vai aumentar impostos e taxas

Da assessoria do vereador Sivaldo Albino

"Mesmo com a alta carga tributária que já pagamos, fomos surpreendidos hoje ao ser informado e comunicado em nosso Gabinete de um Projeto de Lei nº 050/2016 encaminhado pelo Prefeito Izaias Regis que Institui o Novo Código Tributário do Município de Garanhuns.

O que me causa estranheza mais uma vez, é que o Projeto que contém 306 artigos foi apresentado na reunião de ontem (quarta feira 09/11), discutido nas comissões hoje (quinta feira 10/11) e anteciparam a reunião que seria na próxima semana para amanhã (sexta feira 11/11) para ser votado, inclusive a informação que tive é que serão realizadas duas reuniões para aprovar esse projeto de formar urgente.

O Projeto é muito complexo, contém criação de mais taxas, tira isenções adquiridas pela população de Garanhuns e aumenta valores de Taxa e Imposto que serão pagos pela população. Duvido que qualquer companheiro vereador hoje tenha a clareza desse Projeto e dos seus 306 artigos, o que jamais sem discussão e sem ouvir a população poderia ser votado nesta sexta feira, pelo momento de recessão que vivemos, isso é uma afronta total a população de Garanhuns.

Dentre alguns pontos, podemos citar a exemplo o IPTU, que hoje quem possui imóvel até 50 metros quadrados construído eram isentos o que com o novo código não terá mais isenção, irá pagar IPTU. Outra isenção retirada é a que possuía os Servidores Públicos do Município de Garanhuns e os ex-combatente brasileiro que perdem sua isenção, só passando a ter direito aquele que cuja renda familiar seja de até 2 salários mínimos.

Outro ponto curioso do Novo Código Tributário é o Artigo 143 que Cria a Taxa de Turismo, que será cobrado a cada hóspede que utilizar a Rede hoteleira de Garanhuns um valor de R$ 3,00 (três reais) por cada período de hospedagem, ficando o estabelecimento hoteleiro responsável pela cobrança.

O Novo Código Tributário aumento o valor de diversas taxas e impostos para população pagar, veja alguns valores que irão pagar o povo de Garanhuns a partir de 2017

Taxa de Funcionamento, os estabelecimentos como Barbearia, Borracharia, Lotéricas e diversos tipos de comércios irão passar a pagar R$ 1.377,88

Alvará de Construção a exemplo de uma área de 201 à 400 metros quadrados o contribuinte irá pagar a Taxa de R$ 725,54

o Alvará do Habite-se também terá reajuste e na área de 201 à 400 metros quadrados o contribuinte também irá pagar a Taxa de R$ 725,54

Os boxes localizados na Av Santo Antonio irão pagar Taxas entre R$ 68,87 à R$ 495,94 por mês

Os boxes da CEAGA irão pagar Taxas entre R$ 61,92 à R$ 172,81

Taxas do Cemitério passam a ser cobradas no valor de R$ 81,42

Infelizmente sabemos que a grande maioria dos vereadores são Governistas, mas espero a sensatez dos vereadores de Garanhuns para que esse Projeto não seja aprovado na manhã desta sexta feira, eu farei a minha parte votando contra esse absurdo que querem propor para o Povo de Garanhuns pagar! Não estamos em momento de aumentar imposto, e sim de cortar gastos porque o momento é de crise e não podemos colocar a população para pagar essa conta, que não é deles e sim dos Governantes !!!!

Sivaldo Albino
Vereador

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.