sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Operação Terra Arrasada prende prefeito de Ribeirão em Pernambuco

O prefeito de Ribeirão, na Zona da Mata Sul, Romeu Jacobina Figueiredo, foi preso nesta quinta-feira (1º) no desencadeamento da Operação Terra Arrasada II, realizada pela Polícia Civil com apoio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A operação objetivou cumprir mandados de prisão por crimes de responsabilidade, uso de documentos falsos, lavagem de dinheiro e crime organizado.

O prefeito é suspeito de integrar um esquema de fraude no sistema de coleta de lixo da cidade. Uma empresa fantasma teria sido contratada pela prefeitura em um esquema de licitações superfaturadas, que depois subcontratava caçambas para realizar a coleta de lixo da cidade com um preço inferior ao original.

Romeu Jacobina já havia sido afastado do cargo, em outubro, após decisão judicial, ainda na Terra Arrasada I. Outros auxiliares do gestor também foram afastados na ocasião. O prejuízo para os cofres públicos de Ribeirão, segundo cálculos do MPPE, é de aproximadamente R$ 5 milhões.

De acordo com o procurador de Justiça Ricardo Lapenda, a empresa fantasma, que não possuía sede que comportasse caminhões, pertencia a um dos presos. “Ele trabalhava numa sala minúscula, em um prédio em Ribeirão. Armazenava todo o dinheiro das licitações superfaturadas e contratava, através de um terceiro envolvido que se encontra preso, caçambas que faziam a coleta do lixo com um preço inferior", explicou o procurador. Lapenda também pontuou que os envolvidos tentavam ocultar documentos.

O prefeito, que não foi reeleito, vai perder o foro privilegiado, em 2017. Por isso, as ações Operação Terra Arrasada II serão conduzidas pela Comarca de Ribeirão. De acordo com a polícia, o prefeito vai responder por falsidade ideológica e peculato.

Foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) sete mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão domiciliar. Além do prefeito, dois secretários municipais, já afastados por decisão judicial, também foram presos.

O procurador de Justiça lembrou que o prefeito, mesmo afastado, conseguiu voltar para o cargo. “Detectamos que ele continuava a dilapidar o patrimônio público”, afirmou Lapenda.

Os presos, além de Romeu Jacobina de Figueiredo, são Paula Patrício de Lima (secretária de Gestão), Edson Soares de Lima (servidor público em Ribeirão), Hercílio Castanha Ferraz (secretário de Finanças), José Adelson Marques Pastor, Romero Urquiza Veras (empresário) e Maria José Santos (servidora da Secretaria de Finanças).

A polícia também apreendeu seis armas de fogo, encontradas nas residências do empresário acusado de criar a empresa fantasma. O material apreendido compreende três espingardas (uma calibre 12, uma calibre 22 e uma calibre 38), uma pistola calibre 380, um revólver calibre 38, uma pistola de ar comprimido. Foram apreendidos ainda R$ 17 mil em dinheiro na casa do empresário.

O delegado Nelson Souto, gestor do Depatri, informou que as armas de fogo foram apreendidas parte no sítio do empresário e parte na residência dele no Recife. "A abordagem foi tranquila, não houve nenhuma resistência. A operação foi concluída com 100% de êxito", afirmou.Os mandados da operação foram cumpridos em Ribeirão, no Recife e em Vitória de Santo Antão.

Cerca de 85 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, estão na execução dos trabalhos operacionais, que está sendo supervisionada pela Chefia da Polícia Civil, contando com o suporte da Diretoria de Inteligência (Dintel) e Coordenação de Planejamento Operacional (CPO) da PCPE. As investigações foram realizadas pelo MPPE, com suporte do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

Programação da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Garanhuns



A Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro de Heliópolis, em Garanhuns, realiza dos dias 02 a 11 de dezembro a Festa da Padroeira. Em meio a tantas dificuldades deste ano, a festa quer nos devolver a alegria da fé. 

Noveneiros, paroquianos e devotos estão convidados a agradecer a Deus por tudo que foi alcançado em 2016. Todas as noites haverá novena e Missa a partir das 7h. 

Como gesto concreto da festa dê a sua contribuição para o forro e o piso da Capela São Geraldo através do envelope e das cartas aos noveneiros e benfeitores. 

Participe com a sua família! 

Igreja do Perpétuo Socorro

Escolas públicas realizam SAEPE no Agreste

Escola Técnica Estadual de Lajedo


A última quarta-feira (30) foi o Dia D para a educação pública em todo o Estado. Centenas de milhares de estudantes realizaram, nas suas próprias escolas, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE). A avaliação acontece anualmente para unidades de ensino das redes estadual e municipais, e serve como diagnóstico para nortear as políticas em Educação adotadas para o próximo ano.

Só no Agreste Meridional, 44 escolas estaduais participaram da avaliação. Por aqui foram avaliadas 40 turmas (1.437 estudantes) de 9º ano do Ensino Fundamental e 152 turmas (5.367 estudantes) de 3º ano do Ensino Médio. No total, 6.804 estudantes nos 22 municípios que compõem a região realizaram as provas do SAEPE.

A frequência este ano foi considerada excelente pelos gestores e pela equipe da GRE do Agreste Meridional, com escolas chegando a 100% de presença dos alunos. “A participação dos estudantes é fundamental para termos um diagnóstico mais preciso e com isto novas políticas educacionais e investimentos com vistas ao alcance da qualidade e do sucesso da nossa educação”, comentou a gerente da Gerência Regional de Educação (GRE), professora Adelma Elias.

Ela explica, também, que a avaliação é fundamental para educação de Pernambuco: “A realização do SAEPE é uma ação de grande importância para a Rede Pública de Ensino, em especial para o Governo de Pernambuco, por ter um modelo de gestão focado em resultados como forma de buscar por uma educação de qualidade social. Nesse sentido, foi muito gratificante termos visto o empenho da nossa equipe GRE e da comunidade escolar através da mobilização dos gestores e professores para garantir 100% dos estudantes neste dia 30 fazendo a avaliação. Estamos muito felizes com a participação e envolvimento de todos”, pontuou a gerente.

O SAEPE foi criado em 2000 com o objetivo de fomentar mudanças na educação oferecida pelo Estado, vislumbrando a oferta de um ensino de qualidade. As provas contemplam as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e são aplicadas para as turmas finais de cada etapa de ensino.

Juízes de Garanhuns assinam manifesto anticorrupção


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Os Juízes de Direito da região de Garanhuns, que abaixo subscrevem, vêm a público manifestar concordância com a A NOTA DA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS (AMB), QUE REAGE AO ATO DE APROVAÇÃO DE MEDIDAS QUE ALTERARAM O PACOTE ANTICORRUPÇÃO E VISAM ENFRAQUECER O JUDICIÁRIO E O MINISTÉRIO PÚBLICO COMO INSTITUIÇÕES ESSENCIAIS AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO”, cujo teor, em síntese, é o seguinte:

“A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) manifesta repúdio à aprovação das medidas que alteram o pacote anticorrupção e considera grave a votação que referendou a versão desconfigurada de um projeto que não atende aos interesses da sociedade.

O que aconteceu na madrugada do dia 30 de novembro de 2016 torna o Judiciário e o Ministério Público reféns daqueles que tentam enfraquecer a atuação dessas carreiras, atingindo de uma forma irreversível essas instituições, o que trará impactos graves para o futuro da nação.

O que restou da iniciativa popular que contou com a assinatura de mais de 2 milhões de brasileiros e que trazia propostas legítimas e de grande impacto no combate à corrupção foi um conjunto de atentados à democracia, à independência do (...) Judiciário e ao Ministério Público.
(....)
Essa medida não pode prevalecer, por isso a magistratura não se intimidará e convoca os cidadãos, para que toda a sociedade esteja junto e possa reagir a um dos maiores retrocessos já vistos. É hora da cidadania se expressar e levar a sua voz aos senadores exigindo o respeito às instituições democráticas das quais o Brasil depende para prosperar.

João Ricardo Costa
Presidente da AMB

Garanhuns-PE, 01 de dezembro de 2016.

Alyne Padilha
Andrian de Lucena Galindo
Enéas Oliveira da Rocha
Francisco Milton Araújo Júnior
Glacidelson Antônio da Silva
Guilherme Augusto Arzani
Karla Fabíola Rafaela Peixoto Dantas
Lucas Tavares Coutinho
Márcio Bastos Sá Barretto
Maria Betânia Duarte Rolim
Maurício Santos Gusmão Júnior
Pollyanna Maria Barbosa Pirauá Cotrim
Priscila Maria de Sá Torres Brandão
Rafael Carlos de Morais
Rômulo Macêdo Bastos
Thiago Fernandes Cintra
Zélia Maria Pereira Melo

CRPAM debate plano para diminuição de acidentes nos municípios da V GERES




O CRPAM (Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos) da V GERES, em parceria com a Operação Lei Seca (OLS/PE), realizou nos dias 28, 29 e 30 de novembro, ações educativas de prevenção aos acidentes terrestres, nos municípios de Bom Conselho, Lajedo e Garanhuns, marcando o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito (20/11).

As ações merecem destaque pela criação do GT do Trânsito (Grupo de Trabalho) para elaborar Planos Municipais de Redução de Acidentes de Transporte Terrestre para 2017, formados por Conselheiros Municipais de Saúde e Educação, para formar multiplicadores de atividades de educação para um trânsito mais seguro na região.

A ação também foi apresentada na Construtora Viana e Moura, em Garanhuns, com a participação de mais de 150 trabalhadores, além das palestras realizadas nas escolas estaduais dos municípios.

A presidente do Comitê, Catarina Tenório, acompanhou as ações, levando a mensagem da prevenção, principalmente, aos mais jovens. "A cada semana somos noticiados de diversos acidentes de motos na região, e precisamos alertar a população, com maior ênfase ao público-perfil que tem sido vitimado, muitas vezes sequelado, e infelizmente, com mortes precoces" - explicou a gestora.

O CRPAM apresentou e debateu os registros de acidentes e óbitos envolvendo transporte terrestre no dia 28 em Bom Conselho, 29 em Lajedo e encerrou nesta quarta-feira (30), no Município-sede, Garanhuns. 

"Os municípios foram escolhidos por terem maior população e apresentarem grande índice de óbitos por acidentes, porém, iremos levar estas iniciativas aos 21 municípios da nossa regional, que apresenta grande número de acidentes envolvendo veículos motorizados" - finalizou Catarina Tenório.

MÉDICOS EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA A CORRUPÇÃO



O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) ratifica a nota oficial do Conselho Federal de Medicina (CFM) diante dos fatos ocorridos ontem no Congresso Nacional:

MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA A CORRUPÇÃO 

Diante dos recentes fatos ocorridos no Congresso Nacional, quando interesses de grupos específicos ameaçam sobrepujar a vontade maior e legítima da sociedade, que espera ver o Brasil se tornar uma Nação alicerçada na ética e na justiça, o Conselho Federal de Medicina (CFM) – representante de 426 mil médicos – conclama os parlamentares eleitos nos Estados a adotarem uma postura íntegra e cidadã.

O País atravessa delicado momento em sua história, no qual a sobrevivência da democracia depende diretamente da forma isenta como as instituições se comportam. Para tanto, elas devem ter como parâmetro o respeito à vontade popular, que exige a adoção urgente de medidas que possibilitem rigoroso combate à corrupção e o fim da impunidade e dos privilégios, fortalecendo-se o Princípio jurídico e republicano de que a lei é para todos.

Assim, o CFM e o Cremepe, em nome dos médicos brasileiros, manifestam, publicamente, seu compromisso inarredável com a defesa da democracia e com a luta contra as irregularidades e os abusos no uso dos recursos públicos, que causam, dentre outros efeitos deletérios, graves problemas no financiamento e na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA e CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DE PERNAMBUCO

CONFIRA A NOVA DIRETORIA DA CDL GARANHUNS



Foi realizado na última terça-feira, dia 29 de novembro, a eleição da CDL Garanhuns para o biênio 2017/2018, onde foi eleita a chapa abaixo:

Presidente – José Geraldo Nogueira da Silva - Ótica São Geraldo
1º Vice-Presidente – Luiz Carlos de Andrade – Gamotos
2º Vice-Presidente – Geandré Miécio Bezerra Nogueira – Ótica São Geraldo Loja 2
1º Secretária – Maria Sobral Vaz – Sobral Calçados 
2º Secretário – Carlos Alberto Ribeiro Rodrigues – Arraial Auto Peças
1ºTesoureiro – Fernando José Lima do Couto Soares – Rio Branco Ferragens
2º Tesoureiro - Rui Vieira Lopes – Serraria Dois Irmãos 
Diretor de Serviços e Produtos – Ademir Galindo Cesar – O Trocão do Lubrificante 
Diretor de Promoções e Eventos – José Roberto de Arruda Dias – Lojão dos Móveis
Diretor Conselho Fiscal (Titulares)
- Jeconias de Miranda Filho – Mano Construções 
- Paulo Fernando Bezerra Gomes – Comercial Ramos Bezerra 
- José Augusto de Almeida – Livraria Mec 
Diretor Conselho Fiscal (Suplentes)
- Lúcia Maria Brasileiro Ferro – Comercial Brasileiro 
- Rosângela Marques Ivo – Ótica e Copiadora Brasília 
Marluse Alves Machado – Vitrine 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.