terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Brasileiro terá que trabalhar até morrer para se aposentar, diz senador


O governo Temer apresentou, nessa terça-feira (06), a proposta de reforma da Previdência que já está tramitando na Câmara Federal como a PEC 287. Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa, a reforma, como se previa, veio para “prejudicar mais ainda os trabalhadores”.

A partir de agora os brasileiros, sejam homens ou mulheres, só poderão se aposentar a partir dos 65 anos e com o mínimo de 25 anos de contribuição. Além disso, os trabalhadores precisarão contribuir durante 49 anos para conseguir o benefício integral, que hoje está fixado em R$ 5.189,82 (teto do Regime Geral da Previdência Social – RGPS). “Isto é, as pessoas deverão trabalhar até a morte para conseguir o teto do RGPS. É um absurdo, uma imoralidade”, criticou Humberto.

O senador petista ainda lembrou o perigo de se incentivar o trabalho na adolescência. “Para se aposentar aos 65 anos de idade e tendo contribuído durante 49 anos para a Previdência, o trabalhador precisa estar no mercado desde os 16 anos. Isso é inconcebível e irresponsável. Se o governo diz que se deve começar a trabalhar antes dos 18 anos, como esse jovem vai continuar os estudos? Ou então o objetivo de Temer é que ninguém mais se aposente antes dos 67 anos recebendo o teto”, denunciou o senador petista.

Além dessa medida que muda completamente o cálculo do benefício integral, excluindo o fator previdenciário, a reforma da Previdência planejada por Temer, diz Humberto, traz outros pontos que precisam ser debatidos. A regra de transição, por exemplo, será de 45 anos para mulheres e 50 para os homens, que não serão atingidos na totalidade pela reforma, mas terão que trabalhar 50% a mais do tempo que teriam para se aposentar de acordo com as regras atuais.

Em relação aos servidores públicos e aos políticos, que tinham regras próprias para a aposentadoria, a partir de agora estes seguirão as mesmas normas dos servidores que trabalham em empresas privadas, ou seja, se aposentarão apenas com 65 anos de idade e com o mínimo de 25 anos de contribuição. Os militares ficaram de fora dessa reforma e continuam com suas regras próprias. No caso dos policiais militares e bombeiros, o Governo Federal diz que os estados e municípios deverão fazer suas próprias reformas.

Outro ponto que deverá prejudicar muitos trabalhadores é a mudança no pagamento das pensões por morte. Hoje, uma pessoa pode acumular pensão por morte com aposentadoria, que é repassada no valor integral do benefício que o trabalhador falecido recebia ou a que teria direito se fosse aposentado por invalidez. A partir de agora, não se pode acumular pensão e aposentadoria e será preciso escolher uma das duas. Além disso, a pensão passa a ser metade da aposentadoria do morto, mais 10% por dependente, não ultrapassando os 100%.

“Quer dizer que, além de perder um ente querido, a pessoa vai precisar escolher entre um dos benefícios. A medida vai atingir fortemente as mulheres, pois muitas vezes as pensões de seus maridos são mais altas que a própria aposentadoria. Essas mulheres, que ficam viúvas, vão passar a vida contribuindo e, no final, não vão se aposentar, mesmo tendo recolhido durantes anos para a previdência. É aquela conta onde 'um mais um é igual a apenas um'. O governo golpista realmente quer punir os mais necessitados, afirmou Humberto Costa, acrescentando: "Vamos lutar incansavelmente para que essa reforma, com todos os seus absurdos, não passe no Senado”.

Da assessoria do senador Humberto Costa


APAC emite alerta por baixa umidade para municípios de Pernambuco


República Coffee & Beer inaugura em Garanhuns



Inaugurando nesta quarta-feira (07), em Garanhuns, a República Coffee & Beer. para quem aprecia o sabor dos melhores cafés ou gosta de degustar cervejas especiais. Um espaço preparado para quem sabe o valor dos encontros entre amigos e das boas conversas. 

Recebemos o convite para a inauguração, e claro, que vale conferir mais este empreendimento em nossa cidade.

República Coffee & Beer
Av. Rui Barbosa, 522, Heliópolis. 
(Esquina da Espaço Artes)

PERNAMBUCO: Quem são os deputados que vão assumir na ALEPE em janeiro?



Suplentes de deputados estão na expectativa. Uns já sabem que vão assumir nas vagas deixadas por aqueles que se elegeram prefeito este ano. Outros sonham que um ou outro seja chamado para integrar o novo quadro de secretários do Governo do Estado, ou outras funções, abrindo novas vagas na Assembleia Legislativa. Aliás, é nesta segunda perspectiva que tem quem aposte na inclusão de Sivaldo Albino (PPS), de Garanhuns, suplente de Eduíno Brito (PP), de Arcoverde.

Em janeiro do próximo ano, os parlamentares Aglailson Júnior (PSB), Ângelo Ferreira (PSB), Botafogo (PDT), Lula Cabral (PSB), Miguel Coelho (PSB), Professor Lupércio (Olinda) e Raquel Lyra (PSDB) assumem, respectivamente, a gestão dos municípios de Vitória de Santo Antão, Sertânia, Carpina, Cabo de Santo Agostinho, Petrolina, Olinda e Caruaru. Com isso, algumas trocas serão realizadas, segundo a Assembleia Legislativa. Antônio Moraes (PSDB) entra no lugar de Raquel Lyra, e Marcantônio Dourado (PSB) substitui Miguel Coelho. Já Roberta Arraes (PSB) passa a ocupar a vaga deixada por Lula Cabral, e Jadeval de Lima (PTN), a de Lupércio. Paulinho Tomé (PT) substitui Botafogo.

Já as vagas de Aglailson Júnior e Ângelo Ferreira deveriam ser ocupadas, respectivamente, por Isaltino Nascimento (PSB) e Laura Gomes (PSB), mas eles já são secretários do governo Paulo Câmara. Por isso, de acordo com a Alepe, se os dois continuarem atuando no Executivo estadual, os suplentes Cássia do Moinho (PSB) e Marcelino Granja (PCdoB) poderão substituí-los. Secretário de Cultura do governo do estado, Granja ainda pode ser substituído na Alepe se permanecer no cargo. Nesse caso, o suplente é Yves Ribeiro (PSB), ex-prefeito de Paulista.

Indefinição

Outra incerteza em relação ao futuro da Assembleia Legislativa corre na Justiça Eleitoral. O deputado Pedro Serafim Neto (PDT), que foi candidato a vice-prefeito de Ipojuca, na chapa derrotada do prefeito Carlos Santana, aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julga um pedido de impugnação da candidatura do vencedor da eleição, Romero Sales.

Se Pedro Neto assumir em Ipojuca, Sérgio Leite (PT) entra como suplente. Com a derrota na justiça eleitoral, Neto volta à Casa Legislativa. Leite perdeu a disputa para a prefeitura de Paulista.

Quanto à disputa pela presidência da ALEPE, não tem pra ninguém, é Guilherme Uchôa de novo.

Sobre informações do G1

CARTAZ DA PAZ: Lions Cidade das Flores premia estudante da Escola Elisa Coelho



Diretora da Escola Elisa Coelho, Joselane Costa, recebendo certificado do Lions Internacional

O Lions Clube Internacional realiza anualmente o concurso Cartaz da Paz para crianças e adolescentes. O objetivo é destacar valores culturais e promover a boa relação, com a comunidade e o mundo. Cada clube escolhe um cartaz para levar para o concurso no Distrito, e o vencedor segue para o concurso internacional.

Ana Cleia se emocionou ao ver a homenagem a Chaia Débora
O Lions Cidade das Flores, em Garanhuns, levou este ano a campanha para a Escola Elisa Coelho, da Rede Estadual de Educação. Em 2015 a escola escolhida foi a Elvira Viana.

A diretora da Escola Elisa Coelho, Maria Joselane Costa, aprovou a ideia do Cartaz da Paz e de imediato convocou a professora de artes, Shirley Waleska, que reuniu os alunos dentro da faixa etária do concurso, e iniciaram um trabalho de imaginação de um mundo de paz e harmonia. O resultado foi impressionante, belos trabalhos, e o vencedor foi da aluna Chaia Débora Freire Araújo, que pensou em um mundo sem violência, drogas, com comida, moradia e paz para todos. O meio ambiente também esteve presente nos seu verde das árvores e azul dos mares.

Nesta segunda-feira (05), representantes do Lions Cidade das Flores, Wilksonita Gonçalves, Mary Vânia Siqueira, José Paulo da Silva e o presidente, Ronaldo Cesar, fizeram a entrega de um kit literário a Chaia Débora, que estava acompanhada de sua mãe, Ana Cleia Alves Freire, da diretora da escola e da professora de artes.

A escola recebeu um certificado do Lions Internacional, e a professora Shirley, um livro pedagógico, como lembrança de sua dedicada participação.

A campanha contou com o apoio da GRE-Agreste Meridional, com participação especial de Marcilene Silva.



AMUPE: Prefeitos de Pernambuco se reúnem em Gravatá

Governador Paulo Câmara participa de evento com prefeitos nesta terça-feira, 06


Começou na manhã desta segunda-feira (05/12) o Seminário Novos Gestores, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em parceria com o Governo do Estado, no Hotel Canariu’s de Gravatá. O evento, que contou com mais de 600 participantes somente no primeiro dia, é pautado para os gestores eleitos, secretários e assessores municipais, e conta com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Caixa Econômica Federal e Sebrae, além das Secretarias do Estado.

O presidente da Amupe Luciano Torres deu as boas vindas aos prefeitos e prefeitas que atenderam ao chamado da instituição, além de parabeniza-los pela vitória nas urnas. Após a abertura do seminário, o Juiz Federal Dr. Hélio Ourem palestrou sobre o Direito Tributário no século XXI, e abordou temas como repatriação, FPM, entre outros. O Secretário Geral da CNM Eduardo Tabosa e o Consultor da CNM Eduardo Stranz apresentaram a Pauta Municipalista, por meio das atividades da Confederação Nacional dos Municípios junto ao Governo Federal.

Na segunda-feira, o Seminário Novos Gestores contou ainda com palestras da Amupe, ABRINQ, Sebrae, Caixa, entre outros. 

PRESENÇA DO GOVERNADOR

O evento, nesta terça-feira, dia 06/12, terá a presença do Governador do Estado de Pernambuco Paulo Câmara, e também serão apresentadas as ações e programas da Secretarias do Estado. Em paralelo no local, acontece a exposição de diversos produtos e serviços de interesse aos novos prefeitos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.