terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Expectativa em Garanhuns para votação na Câmara

Uma passeata de estudantes na tarde desta terça-feira (13) em Garanhuns mostrou que o clima pode esquentar na Câmara de Vereadores, nesta quarta, quando o projeto que cria nova estrutura de cargos para a Prefeitura Municipal e aumenta os salários dos comissionados, em alguns casos em 70%, será votado pela segunda vez.

Os estudantes tinham na pauta da passeata a rejeição à PEC 55, chamada de PEC do Fim do Mundo, que congela por 20 anos os investimentos do Governo Federal, e por consequência na saúde, educação e universidades, etc.

Porém, a insatisfação acabou direcionada também ao prefeito, com gritos de Fora Izaías, junto do Fora Temer.

Nas redes sociais, principalmente Facebook e Whatsapp, há manifestações contrárias aos governos, e com este projeto em votação, Garanhuns entra no roteiro, contudo, percebe-se que muita gente observa tudo, mas não se manifesta com receio de se expor.

Em tempo, Professores da AESGA, que tem sua estrutura também alterada pelo projeto, têm demonstrado insatisfação.

Governo Federal autoriza renegociação de dívidas de produtores rurais no BNB e Basa



O Diário Oficial da União publicou o Decreto n.º 8.929, na sexta-feira (09), regulamentando o processo de liquidação ou renegociação das dívidas dos produtores rurais nas áreas de atuação da Sudene e Sudam. 

Com a publicação do Decreto, os produtores estão formalmente autorizados a liquidarem ou renegociarem suas dívidas junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e ao Banco da Amazônia (Basa), além de outros bancos oficiais federais. 

A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) informa que os produtores pernambucanos terão prazo de um ano, até 29 de dezembro de 2017, para optarem por liquidar ou renegociar seus débitos.

Dados do BNB indicam que 770 mil produtores serão beneficiados, num total de 860 operações bancárias. Quase 95% do total são de mini e pequenos produtores que contrataram operações de crédito rural até 31 de dezembro de 2011. 

Estão contemplados produtores abrangidos nas áreas de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e os municípios do norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. Foram contemplados, ainda, produtores do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri.

As informações são da CNA
Assessoria de Comunicação do Sistema Faepe/Senar-PE

Luiz Gonzaga, Gonzagão, Doutor Honoris Causa


Este dia 13 de dezembro é dia de festa em Exu, Terra de Gonzagão, que se vivo fosse, estaria completando 104 anos. Muito forró e encontro de fãs marcam a festa, atraindo pessoas de todo o país, especialmente do Nordeste, que vão para o Parque Aza Branca e curtem as programações especiais do Governo do Estado e da prefeitura.

A peregrinação se explica pela importância do homenageado, pois trata-se de um Rei, que inventou seu próprio reinado. Esta referência, embora popular, chegou aos estudos científicos acadêmicos.

Em 2012, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) concedeu ao cantor e compositor Luiz Gonzaga o título de Doutor Honoris Causa (in memoriam), maior honraria das instituições de ensino superior. A homenagem fez parte das comemorações do centenário do Rei do Baião e dos 100 anos dos primeiros cursos da UFRPE. 

A ideia de conceder o título a Luiz Gonzaga veio do professor e pesquisador da UFRPE Severino Mendes Júnior, especialista em aves migratórias. Durante uma reportagem na qual o professor explicava as aves que ilustraram canções do compositor, a exemplo da Asa Branca, Acauã e do Assum Preto. Na ocasião da entrevista, o professor afirmou que, pela afinidade das letras de Gonzaga com os estudos da UFRPE – que ilustraram outras reportagens sobre o tema, a exemplo das árvores – o compositor merecia o título máximo de Doutor Honoris Causa.

TÍTULO - O Título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que tenham se distinguido pela sabedoria ou pela atuação frente a artes, ciências, filosofia, letras ou das relações com a sociedade. A UFRPE já concedeu o título a personalidades como o escritor Ariano Suassuna e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

PSB de Pernambuco enaltece legado de Miguel Arraes





Dando início às comemorações da semana que marca o Centenário do ex-governador Miguel Arraes de Alencar, o Partido Socialista Brasileiro em Pernambuco realizou, na tarde desta segunda-feira (12), uma solenidade para marcar a nova denominação da sede da legenda no Estado. O Diretório do PSB pernambucano passa a se chamar Sede Miguel Arraes. A homenagem contou com a presença de diversas lideranças do partido, a exemplo do governador Paulo Câmara, do prefeito do Recife, Geraldo Julio, do presidente estadual Sileno Guedes, além de vereadores e deputados. 

Abrindo a solenidade, o presidente estadual Sileno Guedes destacou o significado de Arraes para o PSB e falou que a iniciativa do partido é uma homenagem ao legado que o ex-governador deixa para o PSB. “O PSB sentiu necessidade de reunir seus militantes na sede, onde, de forma singela, carinhosa e de reconhecimento, a gente dá a esta casa o nome de Miguel Arraes. Como prova de que ele se faz vivo entre nós, sua militância se encontra viva. As pessoas que tiveram o privilégio de viver com Miguel Arraes e os que chegam podem sentir que aqui se pratica o legado de Arraes”, discursou.

Vice-presidente nacional do PSB, o governador Paulo Câmara destacou a importância da liderança de Miguel Arraes e falou da responsabilidade de manter o legado do socialista. "Hoje o PSB faz uma pequena homenagem, mas uma justa e sincera homenagem. Uma homenagem que toca o coração de todos que fazem o PSB porque Dr. Arraes é uma referência que mudou a vida dos pernambucanos para melhor, que trabalhou e dedicou sua vida para os que mais precisam. Ele deixa um legado e história de muita responsabilidade, de conceitos necessários que precisam ser colocados em prática no dia a dia do nosso País", declarou. 

Também presente na solenidade, o prefeito Geraldo Julio, que integra a Executiva nacional do PSB como primeiro-secretário, destacou o trabalho de Arraes para a população mais carente. “A gente está vendo o Brasil passar por tantas dificuldades, em que o povo é que está perdendo. Dr. Arraes está guiando os olhos da política, do PSB, para os mais pobres, para o combate às desigualdades. Que a vida dele possa ser referência e possa inspirar os líderes hoje do País para que a gente possa voltar os olhos para as pessoas que mais pobres", afirmou. 

Falando em nome da família, Pedro Arraes, filho do ex-governador, agradeceu a homenagem, e disse que a conexão com as necessidades do povo é um dos principais legados do líder socialista. Bisneto de Arraes, o secretário de Organização do PSB de Pernambuco, João Campos, também testemunhou a dedicação de Arraes na política brasileira. "Ele era um homem que gostava mais de ouvir do que de falar, mas sempre que se posicionava era com muita firmeza e tinha coerência com o que defendia e praticava", disse.

Dr. Ivan Rodrigues, amigo e assessor de Miguel Arraes durante sua trajetória política, sendo único remanescente que estava no Palácio do Campo das Princesas quando Arraes foi destituído pelos militares, esteve presente na solenidade, conforme vemos nas imagens registradas.

As comemorações pelo Centenário de Arraes continuam ao longo desta semana. Nesta terça-feira, o Congresso Nacional realiza sessão solene em homenagem ao ex-governador. Na quarta-feira, o PSB Nacional reúne o diretório para celebrar os 100 anos de Arraes. Também haverá comemorações no legislativo estadual, municipal, além de missas e exposições. 

Fotos: Roberto Pereira/PSB

Sindicato quer servidores do Ministério público fora de atribuições eleitorais. Entenda!



A Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (ANSEMP) instaurou Procedimento de Controle Administrativo (PCA) junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para tratar do exercício de atribuições eleitorais. 

A entidade nacional entende que, ao contrário da Justiça Eleitoral, o Ministério Público Eleitoral (MPE) não dispõe de quadro próprio de servidores, o que faz com que o mesmo se utilize dos quadros de servidores do Ministério Público dos estados, ou até MP Federal. “A ANSEMP está questionando essa situação, requerendo que os servidores sejam impedidos de realizar tarefas referentes à atividade eleitoral”, sinaliza o presidente do Sindicato dos Servidores de Pernambuco, Fernando Ribamar.

A Associação sustenta que há ilegalidade na prática de utilizar trabalho dos servidores sem lhes oferecer a devida contrapartida (já que não há lei que determine que servidores estaduais cumpram atividades eleitorais), entendimento compartilhado pelo Sindsemppe. 

Nesta terça-feira (13) haverá uma audiência no CNMP para estudo e debate do caso.

Sindsemppe

ALEPE: Confira a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco


A Assembleia elegeu, nesta segunda (12), os parlamentares que vão dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Casa Joaquim Nabuco entre 1° de fevereiro de 2017 e 31 de janeiro de 2019 (segundo biênio da 18ª Legislatura). Atual presidente da Mesa Diretora, o deputado Guilherme Uchoa (PDT) foi eleito pela sexta vez consecutiva para o cargo, após conquistar 42 dos 49 votos em disputa.

A reeleição também foi garantida para o atual primeiro-secretário, deputado Diogo Moraes (PSB). O governista conseguiu 46 votos. Já o atual 1° vice-presidente da Mesa Diretora, deputado Augusto César (PTB), será substituído pelo deputado Pastor Cleiton Collins (PP), que foi escolhido por 45 pares. Augusto Cesar (PTB) ficou como primeiro suplente da próxima Mesa. Único concorrente à Presidência com Uchoa, o deputado Edilson Silva (PSOL) obteve dois votos no pleito.

Mais disputada, a eleição para o cargo de segundo vice-presidente – vencida pelo deputado Romário Dias (PSD) – ocorreu em dois turnos, já que nenhum dos candidatos atingiu os 25 votos (maioria absoluta) necessários para se eleger em pleito único. Na primeira votação, Romário teve cinco votos a menos que seu concorrente, o deputado Claudiano Martins Filho (PP). O placar registrou 19 X 24, além de três brancos e três nulos. No segundo turno, no entanto, o social-democrata conseguiu virar o placar e atingir 25 votos, contra 22 de Martins.

Em discurso defendendo sua candidatura, Dias alegou que havia um acordo entre os parlamentares para se estabelecer uma “certa proporcionalidade” de partidos na composição da Mesa Diretora. “Peço que não cometam os erros de quebrar um acordo e de deixar o PSD fora da Mesa”, apelou. Ele substituirá o deputado Cleiton Collins, que assumirá, no próximo ano, a 1ª Vice-Presidência. Já o deputado Vinícius Labanca (PSB) se manteve como segundo-secretário.

Júlio Cavalcanti (PTB) e Eriberto Medeiros (PTC) elegeram-se, respectivamente, para as 3ª e 4ª Secretarias. O petebista é o único novo componente da Mesa eleita. Socorro Pimentel (PSL), Henrique Queiroz (PR) e André Ferreira (PSC) ocuparão, nessa ordem, as 2ª, 3ª e 4ª suplências.

A eleição foi presidida pelo atual segundo suplente da Mesa, deputado Rogério Leão (PR). Também participaram da coordenação do pleito Beto Accioly (PSL) e Adalto Santos (PSB). A posse dos novos eleitos ocorrerá no dia 1° de fevereiro de 2017, na 1ª Reunião Ordinária do segundo biênio da 18ª Legislatura.

Jornalista reclama da insegurança na Rua Afonso Pequeno


Por Josália Pimentel

Atualmente, nem nas ruas, nem dentro de nossas casas podemos viver em PAZ! Os infratores da Lei estão soltos e nós cidadãos comuns, confinados em nossas residências. Aqui na Rua Afonso Pequeno (rua nova e abandonada pelos setores públicos), o número de assaltos está muito elevado, principalmente nos das 7h às 19hs da noite que é quando esses meliantes atacam as pessoas que vão e voltam da faculdade, bem como quem ali reside. 

Moradores observaram ainda, que às 4hs da manhã, estes delinqüentes estão por ali observando a rotina deles, a cata de vítimas. Esquecem eles, que também estão sendo observados. De acordo com populares, são dois ou três suspeitos que passam a pé para investir nas vítimas vulneráveis. Ainda de acordo com moradores que presenciaram as investidas, existem mais 2 motoqueiros suspeitos em cima de uma moto assaltando, na parte alta, próximo a estação de energia, enfrente a antiga Compesa e na parte baixa, que é também, onde a iluminação é precária. As investidas estão cada vez mais ousadas e como sempre, depois os acusados tomam destino ignorado. 

Aquelas famílias que perderam a PAZ, já deram ciência à polícia que de pronto, já está passando diariamente nesses horários. Raivosos moradores disseram que se presenciarem ataques e a polícia não estiver, farão justiça com as próprias mãos. 

O senhor governador de um mandato só, esquece que ali, moram pessoas de bem. Razão pela qual, esses agentes policiais deveriam combater a criminalidade com mais rigor e debelar essas gangues que estão tirando o sossego da sociedade. Sábado passado (10 de dezembro), foi registrado um homicídio em plena praça Mestre Dominguinhos, onde crianças e adolescentes, estavam ali no parque se divertindo e presenciaram o tiroteio. Ao mesmo tempo, meliantes atacaram um morador aqui na rua. Um outro tiroteio foi registrado no inicio deste mês, só que na outra rua, em plena luz do dia e a afoiteza desses meliantes está aflorada. 

Fazemos mais um veemente esse apelo a vossa excelência governador, pago com nosso dinheiro! Coloque as viaturas para circularem, para que nós pagadores de impostos, não sejamos incomodados por esses delinqüentes, que não querem trabalhar, querem incomodar a sociedade que vive na labuta diária. Os senhores necessitam mostrar para esses inimigos da Lei, que estam tirando a paz da sociedade, que aqui em Garanhuns tem autoridades e que elas estão atentas ao crime. Porque é legal e confortável, morar em uma localidade, e circular livremente, sem ser incomodado. 

Algumas pessoas me ligam dizendo “CUIDADO”! Quem pensar que me amedronta fazer essas denuncias, se engana, porque quem tem Cristo no coração não tem medo. Meu DEUS não é fajuto, Ele me protege e, quem está com a verdade, não teme.

Josália Pimentel
Jornalista

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.