quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Romário Dias engrossa o coro do “Fora Temer!”



“O Presidente da República (Michel Temer) precisa renunciar de imediato o seu mandato. Ele é o grande obstáculo de todas as mudanças e o responsável por todos os problemas, hoje, existentes no país”. Assim o deputado estadual Romário Dias (PSD) defendeu seu posicionamento sobre a política nacional diante do atual momento que o Brasil enfrenta. Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta (15), Dias ainda propôs que haja eleições gerais em outubro de 2017 e que as assembleias legislativas se unam e se pronunciem sobre a crise.

“Como um governo que protagoniza o sistema de corrupção no País pode continuar? É insustentável. Defendo que sejam realizadas eleições gerais para outubro de 2017 e que haja o fim da reeleição, com o prolongamento dos mandatos de quatro para cinco anos”, afirmou. Dias ressaltou que, para assumir o comando do País, é preciso uma pessoa, “político ou não, que tenha dignidade de caráter para construir um caminho de respeito com as instituições e com o poder representado pela Constituição”.

Ainda de acordo com o deputado, é preciso “acionar, de imediato, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para que as assembleias legislativas possam se posicionar”. Ao presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), Dias sugeriu: “Solicito a vossa excelência que pegue esta minha proposta e leve à Unale. Vamos fazer um grande movimento nesse Brasil por meio das assembleias legislativas”.

O parlamentar também ressaltou o elevado índice de desemprego, que chegou a 11,6 milhões de pessoas até junho deste ano, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua),“maior nível desde 2012”. Além de se posicionar sobre a violência, que, segundo Dias, está “em índices altíssimos, por uma revolta em que o pivô principal é o Presidente da República, não os governos dos estados”.

“O Brasil está desgovernado. As pessoas não podem investir em um País sem comando, onde as leis não funcionam e a corrupção impera. O povo está triste, o País não se desenvolve, as empresas estão paralisadas, a sociedade está paralisada. Precisamos criar um pacto pelo Brasil, em que, unidos, possamos restaurar a normalidade e o crescimento econômico. Acredito que, só assim, poderemos voltar a crescer e a construir um País mais democrático e inclusivo”, finalizou.

foto: João Bita/Alepe.

Senac promove oficinas de saúde e estética em Garanhuns



A retenção de líquido e as famosas celulites são verdadeiros pesadelos para a maioria das mulheres. No entanto, algumas práticas podem ajudar a combater esses problemas. Uma delas é a drenagem linfática, técnica que será abordada no I Circuito de Saúde e Estética, promovido pelo Senac de Garanhuns. O evento acontece entre os dias 19 e 21 de dezembro e contará com oficinas e palestras sobre os segmentos.

Ao todo, estão sendo oferecidas 40 vagas gratuitas para a palestra de abertura, que será realizada às 19h da segunda-feira (19). Nela, o instrutor Guilherme Dutra irá discutir o tema “saúde e qualidade de vida em estabelecimentos de beleza”. Na terça (20) e quarta-feira (21), serão apresentadas oficinas que abordarão técnicas de drenagem linfática (facial e corporal), além da técnica adequada nos casos de pré e pós-operatório, e reflexologia podal. Nesse caso, a inscrição custa R$ 20,00.

“Saúde e estética sempre estão em alta. Trata-se de um mercado que vem despertando cada vez mais o interesse das pessoas. O Circuito será de extrema importância para orientar profissionais do segmento e o público em geral que tenha interesse no assunto”, comenta a gerente da unidade, Silvia Suzarte.

Os interessados devem realizar a inscrição na secretaria do Senac até o dia do evento, apresentando carteira de identidade e CPF. Ao final, será disponibilizado um certificado de participação com carga horária referente à atividade praticada. Mais informações pelo telefone: (87) 3764-2700 .

Confira a programação do I Circuito de Saúde e Estética:

Palestra:
19/12 – Qualidade de Vida e Saúde nos Estabelecimentos de Beleza – Guilherme Dutra (19h).

Oficinas:
20/12 – Técnicas de Drenagem Linfática Facial: Pré e Pós-operatório (13h às 17h).
20/12 - Técnicas de Drenagem Linfática Corporal: Pré e Pós-operatório (18h às 22h).

Oficinas:
21/12 – Técnicas de Reflexologia Podal (13h às 17h)
21/12 – Técnicas de Drenagem Linfática: Dicas de uso de óleos quentes (18h às 22h).

Tadeu Alencar: Arraes foi um símbolo de resistência e luta



A Câmara dos Deputados realiza, desde a terça-feira (13) até esta quinta (15), homenagens em comemoração ao centenário do nascimento de Miguel Arraes. A iniciativa foi das bancadas do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, em parceria com a Fundação João Mangabeira (FJM) e o Instituto Miguel Arraes. A cerimônia de abertura aconteceu no Hall da Taquigrafia, com a presença do presidente do PSB, Carlos Siqueira, diversas autoridades e a inauguração da exposição “Miguel Arraes: Uma trajetória de luta pelo Brasil”.

Nas palavras dos líder em exercício, deputado Tadeu Alencar (PE), não se trata de uma homenagem a um homem, e sim a uma conduta e um conjunto de valores. “Em nome da nossa bancada, gostaria de agradecer por este verdadeiro ato político, sobre os cem anos de vida de um símbolo de resistência e de luta pela democracia. Doutor Arraes espelhou como ninguém essas condutas e valores, por isso, nos passa até hoje a noção de que o Brasil tem desafios monumentais a percorrer nesta atual crise, e infelizmente não vemos a sensibilidade e o pensamento de Arraes presentes na política, para que nosso povo seja incluído num modelo de desenvolvimento mais justo.”

A filha de Miguel Arraes, ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) Ana Arraes, explicou que essa exposição marca todas as etapas de vida de seu pai, que hoje completaria cem anos. “São etapas de florescimento, amadurecimento, vitórias, derrotas, exílio e exclusão. Com toda essa história e o amor que temos por Arraes, carregamos o compromisso no coração de transformar esse Brasil numa verdadeira nação, um dos grandes sonhos do meu pai.”

Ana Arraes disse ainda que, pelo tamanho das desigualdades que o Brasil sofre hoje, não é permitido dizer que os excluídos vivem de forma digna. “Esses brasileiros precisam de formação adequada, esta é a consciência que Miguel Arraes nos deixou para todos que moram nesta terra rica e tão bonita.

Sobre um de seus vários legados, destaco o compromisso dele com aqueles que ‘precisam mais’. Os que precisam de políticas públicas, de cidadania, de independência. Outro grande legado foram as conquistas trabalhistas de camponeses, o que Getúlio Vargas fez nas grandes cidades, Pai Arraia [apelido pelo qual era carinhosamente chamado] fez no campo”, finalizou.

O neto de Arraes e presidente do Instituto Miguel Arraes, Antônio Campos, considerou generosa a homenagem prestada pela Câmara, pelo deputado Tadeu Alencar e toda bancada socialista, a seu avô. “Trata-se de um homem que sonhou e trabalhou em um Brasil de diferentes épocas. Poderia falar muito sobre a vida de meu avô, seria como falar de uma máquina do tempo, com seu pensamento, suas práticas políticas e visão do futuro. Um verdadeiro construtor da democracia brasileira”, afirmou.

Além da inauguração da exposição, foram lançados um cordel, de autoria do artista pernambucano J. Borges, além de um selo e um carimbo dos Correios, em alusão a Miguel Arraes, para serem usados em correspondências oficiais.

As homenagens pelo centenário de Miguel Arraes seguiram em sessão solene do Congresso Nacional, no Plenário Ulysses Guimarães, convocada pelo deputado Tadeu Alencar e pela Senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Na manhã desta quarta-feira ocorre uma reunião do Diretório Nacional do PSB no Hotel Nacional de Brasília e ato político e cultural com a presença de personalidades políticas. À noite será a vez de um show com Toquinho, Ivan Lins e Antônio Nóbrega, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

Exposição para os brasileiros – A exposição “Miguel Arraes: Uma trajetória de luta pelo Brasil” remete ao público à infância do ex-governador de Pernambuco e os efeitos da grande seca de 1915 na formação de sua personalidade.

“Fizemos uma intensa pesquisa sobre a vida e obra do governador Miguel Arraes. Desde entrevistas com pessoas muito próximas até publicações internacionais e arquivos pessoais foram utilizados para trazermos essa exposição aos brasileiros. A ideia é expor a vida e os ideais de Arraes por todo o Brasil também no próximo ano. Estamos abrindo esta perspectiva nos Estados e Pernambuco já demonstrou interesse em receber a exposição”, adiantou a curadora da exposição e gerente executiva da FJM, Márcia Rollemberg.

Erivânia Camelo é sabatinada na Alepe e deve assumir ADAGRO



Na última terça-feira (13), a comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoveu a sabatina de Erivânia Camelo, indicada pelo governador Paulo Câmara para ocupar a função pública de diretora presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). Ao final, o nome de Erivânia foi aprovado por unanimidade para um mandato de quatro anos à frente da Agência.

O deputado Ângelo Ferreira presidiu a sessão, que contou com a presença dos deputados Aluisio Lessa, Antônio Moraes, Edilson Silva, Ricardo Costa, Rodrigo Novaes, Romário Dias, Silvio Costa Filho, Teresa Leitão, Tony Gel, Waldemar Borges e Zé Maurício.

Formada em medicina veterinária, Erivânia é fiscal agropecuária efetiva da Adagro, órgão onde ocupa a gerência geral desde 2007. Em seu discurso, a gestora relatou as principais ações realizadas pela Agência, apresentando os resultados alcançados por alguns programas. "Gostaria de destacar a quantidade de prêmios nacionais e internacionais que a Adagro conquistou nos últimos anos, em especial, o prêmio de melhor agência do País, concedido pelo Ministério da Agricultura em 2011, reconhecendo o trabalho realizado pelo órgão. Também vale ressaltar a certificação internacional de área livre de febre aftosa com vacinação pela OIE", disse Erivânia.

O deputado Antônio Moraes, que participou das discussões da lei de criação da Adagro, enalteceu o trabalho que Erivânia vem realizando a frente do órgão. "Ela tem profundo conhecimento do órgão e da agropecuária em Pernambuco", relatou. Já Silvio Costa Filho, líder da bancada de oposição, elogiou a indicação do governador, visto que o trabalho realizado pela Adagro é reconhecido e elogiado em todo o Estado.

De acordo com o líder do Governo, Waldemar Borges, a expectativa é que a Adagro fique ainda mais fortalecida, sobretudo com a atual mudança estrutural da Agência, que passou de unidade técnica a autarquia especial, dando maior autonomia e celeridade aos trabalhos realizados pelo órgão. "Pernambuco sofre com a entrada de leite e queijos clandestinos. Espero que, com a Adagro mais fortalecida, possamos aumentar essa fiscalização", lembrou Waldemar.

"Estamos melhorando as condições dos pequenos produtores, para que possamos diminuir a presença do atravessador, que acaba ficando com boa parte da renda do agricultor e trabalha muitas vezes com produtos irregulares", respondeu Erivânia. Anteriormente, a Adagro possuía 50 escritórios no Estado, hoje são 149. A meta é que até 2020 a Agência consiga atingir a sua autonomia financeira.

Prefeito e vereadores são diplomados em Garanhuns



O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), reeleito para o mandato 2017-2020, foi diplomado na tarde desta quarta-feira (14), no auditório do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite. Na ocasião, também foram diplomados o vice-prefeito eleito, Haroldo Vicente (PSC), e os 13 vereadores da nova composição da Câmara de Vereadores do município – incluindo os legisladores suplentes de cada coligação. 

A cerimônia oficial, conduzida pelo juiz eleitoral da 56ª Zona Eleitoral, Francisco Milton Araújo Júnior, iniciou com a composição da mesa de honra, formada por autoridades políticas, religiosas, militares e do poder judiciário. Logo em seguida, o prefeito Izaías Régis e seu vice, Haroldo Vicente, foram diplomados; seguidos pelos vereadores eleitos, Luzia da Saúde (PTB), Gersinho Filho (PTB), Zaqueu Lins (PRB), Marinho da Estiva (PHS), Carla de Zé de Vilaço (PTB), Betânia da Ação Social (PTB), Professor Mário (PHS), Alcindo Correia (PC do B), Gil PM (PSC), Daniel da Saúde (PSC), Audálio Filho (PSDC), Ary Júnior (PTB), Tonho de Belo do Cal (PSDB) e seus respectivos suplentes.

SECOM Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.