GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

UNOPAR GARANHUNS

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

sábado, 11 de março de 2017

71º Batalhão de Infantaria Motorizado comemora 50 anos de existência



O 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71°BIMtz) - Batalhão Duarte Coelho, sediado em Garanhuns, iniciou oficialmente suas atividades em 1967. Organização Militar criada pelo Decreto N° 60.394, de 11 de março de 1967, teve seu aquartelamento inaugurado a 10 de agosto do mesmo ano. O ato contou com a presença do Presidente da República, ARTUR DA COSTA E SILVA, que se fez acompanhar de seus ministros, do Governador do Estado de Pernambuco, NILO COELHO, e do Comandante do IV Exército, General RAFHAEL DE SOUZA AGUIAR, além de grande número de figuras do cenário político nacional da época. 

O terreno foi adquirido e doado pelo então Prefeito de Garanhuns, AMILCAR DA MOTA VALENÇA, que fez a solicitação de recursos à sociedade local, por intermédio de projeto entregue à Câmara de Vereadores. 

Em abril de 1970, foi criada, em seu aquartelamento, a Escola General Sampaio, conhecida como “Pelotão Mundico”, destinada à educação de crianças de baixa renda da região, a qual, atualmente, funciona em período integral em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, atendendo cerca de 120 crianças com o Programa Forças no Esporte.

No mês de abril de 1993, com a presença do então Ministro do Exército, General ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA, foi concedida, em Portaria Ministerial, a denominação histórica “Batalhão Duarte Coelho” e entregue o Estandarte Histórico ao 71° BI Mtz. 

Em junho de 2000, em Portaria do Comandante do Exército, o Batalhão foi designado como “Força de Ação Rápida” (FAR) do Comando Militar do Nordeste (CMNE), passando a ter máxima prioridade em pessoal e material.

No que se refere ao emprego de tropa, conforme vocação operacional do CMNE, ao longo desses anos, o Batalhão recebeu missões voltadas para as ações de segurança integrada.

Com muito orgulho, mobilizou uma Companhia de Fuzileiros de Força de Paz para integrar os contingentes de 2006, 2009, 2011 e 2016, do Batalhão Brasileiro de Força de Paz - BRABATT, no Haiti. Além desses, em 2010, integrou o Contingente Emergencial enviado imediatamente após o terremoto que assolou o país amigo. O 71º BI Mtz contribuiu, ainda, com a pacificação do Complexo da Maré,enviando um efetivo considerado de militares para o Rio de Janeiro. Participou, também, da segurança de Grandes Eventos, a exemplo da Copa do Mundo de 2014. 

Desde a sua inauguração, a Organização Militar mantém a integração com a comunidade local cada vez mais viva e forte, participando de inúmeras atividades de cunho social, em atendimento aos diferentes segmentos da sociedade.

Dentro das ações subsidiárias e como parte do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, a Operação Carro Pipa, o 71º BI Mtz coordena a distribuição de água potável em 43 municípios localizados no agreste e parte do sertão pernambucano, beneficiando cerca de 180.000 pessoas.

Neste pedaço de chão nordestino, o Batalhão permanece vigilante a serviço do Exército e da Pátria, tendo como principal atividade o preparo dos seus quadros e da tropa, visando à manutenção da operacionalidade para o cumprimento das missões constitucionais atribuídas às Forças Armadas. MISSÃO DADA! MISSÃO MUITO BEM CUMPRIDA!

Comunicação Social do 71º BI Mtz

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.