quarta-feira, 26 de abril de 2017

PERNAMBUCO E ALAGOAS SE UNEM PELA PRESERVAÇÃO DOS RIOS MUNDAÚ E PARAÍBA DO MEIO. SAIBA MAIS!



Neste dia 27 de abril, quinta-feira, acontecerá em Garanhuns o “SEMINÁRIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE ALAGOAS E PERNAMBUCO PARA USO E PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DOS RIOS MUNDAÚ E PARAÍBA DO MEIO”. O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns (CODEMA) e organizado em uma parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), a ONG Econordeste, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Secretaria de Recursos Hídricos de Alagoas e Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) e visa estreitar a cooperação entre instituições e mobilizar a população em prol da criação do Comitê Gestor das bacias dos rios Mundaú e Paraíba do Meio. 

Os dois rios nascem no Estado de Pernambuco e tem sua foz no Estado de Alagoas, no Complexo Estuário Mundaú-Manguaba, sendo de fundamental importância para o abastecimento humano e produção agropecuária e industrial de dezenas de municípios nestes dois estados. No entanto, o uso inadequado do solo, as captações inadequadas e irregulares de água, o mau manejo de resíduos sólidos e efluentes (esgotos) e a falta de um controle adequado sobre as prioridades de uso da água vem gerando conflitos, desabastecimentos, quebra da produção agropecuária e industrial, além dos danos ambientais ao longo de todo o trajeto destes dois rios, que possuem, ambos, demanda maior do que a oferta disponível.

Se por um lado a atual crise hídrica no Nordeste agravou o quadro acima descrito, por outro trouxe a relevância do retorno das discussões e ações acerca da criação do Comitê Gestor destas bacias, como forma de gerenciar o uso da água destes rios e favorecer a captação e aplicação de recursos financeiros que promovam a revitalização dos mananciais, tais como, ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, saneamento, dentre outras.

O evento é gratuito e acontecerá nas dependências do Auditório da AESGA, a partir das 14h00min.

Embora a entrada no evento seja gratuita, para registro e controle das instituições e pessoas participantes, assim como para garantir a reserva de lugares, é necessária a inscrição prévia no evento, que deve ser efetuada em formulário online disponível no link abaixo. Para maiores informações contatar o CODEMA, por meio do e-mail codema.garanhuns@gmail.com.

Link da inscrição:

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.