GOVERNO DO ESTADO AÇÃO

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL

CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA DESTAQUES DO BLOG

UNOPAR GARANHUNS

domingo, 28 de maio de 2017

DEMA DO FORRÓ: Garanhuns perde um dos maiores forrozeiros de sua história

Vado, João, eu e Dema


Se você dançou forró em Garanhuns nas últimas décadas, certamente uma ou várias de suas festas podem ter sido animadas por Dema do Forró, figura simples, dedicada à família e seus amigos, e um dos maiores forrozeiros da história de nossa cidade. 

Dema tocava vários instrumentos nos forrós da vida, mas principalmente triângulo e a zambumba, instrumento que dominava como poucos, foi também um cantor de extenso repertório, com ênfase no pé-de-serra! Dema fez festas em toda a região, era artista sempre requisitado, mas que também sofreu com o direcionamento nos últimos anos a alguns privilegiados nos eventos de Garanhuns. Dema se apresentou no Festival de Inverno e em tantos outros grandes eventos, e talvez não tenha sido tratado com a importância que sempre teve para a música regional. 

Tocava e tocou com as melhores bandas, e também tinha seu trabalho-solo, e era destas festas, dos cachés, que sustentava sua família. Há uns dois anos estava comandando um programa de pé-de-serra em uma rádio alternativa em Garanhuns.

Humilde, seu sucesso eram as festas nos bares, restaurantes e particulares. Nunca fez questão do protagonismo, mas tinha seu grande público, e sua presença nas bandas enchia mais os palcos. 

Todos que fazem forró têm algo a agradecer a Dema. Eu, particularmente, toquei várias festas com ele, quando comecei com a sanfona de João Baixinho, dos 3 dos Forró, que tinha Vado no Triângulo e Dema na Zabumba. Tanto Vado quanto Dema eram atrações à parte. O zambumbeiro, mais famoso que eu, quando chegávamos nas festas, conhecia e falava com todo mundo. As pessoas gostavam de Dema pelo sua qualidade no palco, e pelo seu jeito simples.

Dema morreu neste sábado, depois de lutar anos pela saúde. Perde Garanhuns. Perde o forró!

Se as pessoas soubessem o quanto Dema foi importante para a classe artística e a cultura regional, a prefeitura decretaria três dias de luto! Mas vale muito mais este reconhecimento de todos a este grande homem, pai de família e forrozeiro pernambucano!

Dema gravou uma música de Valber Van der Linden, que diz: "Garanhuns abre as portas do seu coração, para mostrar a alegria que é viver aqui..."

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.