terça-feira, 6 de junho de 2017

CGU dá nota 10 a Pernambuco na Escala Brasil Transparente

Estado ficou em primeiro lugar no Brasil na transparência de informações ao cidadão



Pernambuco conseguiu pela primeira vez a nota 10 na Escala Brasil Transparente, elaborada pela Controladoria Geral da União que efetua o levantamento em milhares de municípios e em todas as unidades da federação e no Distrito Federal.

A CGU utiliza o levantamento para mobilizar o País contra a corrupção, usando para este fim a correta aplicação da Lei de Acesso à Informação que determina como os dados sobre o dinheiro público e as ações dos governos estaduais ficam disponíveis para consulta de qualquer cidadão ou entidade. Doze itens são checados e o foco principal é no modo como as informações ficam no Portal da Transparência e se elas realmente correspondem ao que as pessoas procuram saber das finanças oficiais.

Controle das contas: Governador Paulo Câmara tem atuação destacada no país 
Para Laura Gomes, deputada estadual, “nesses tempos de tantas ações judiciais e suspeitas sobre agentes públicos é uma vitória para o Governo de Pernambuco ser primeiro colocado em transparência de informações. Isso comprova a abertura democrática da administração e a seriedade como o governador conduz o Estado. O atestado é de um levantamento nacional, oficial, promovido pela CGU, um órgão de controle federal, criado para combater a corrupção. Por isso tudo, estamos de parabéns”, analisou.

A Escala Brasil Transparente está em sua terceira edição. Em Pernambuco a pesquisa foi encerrada em janeiro deste ano. O Ministério da Transparência responde pelo processo e, no Estado, cabe à Ouvidoria Geral atender as demanda encaminhadas pelo Governo Federal. O objetivo é dar ao cidadão condições de controlar o bom uso do dinheiro público e a destinação das verbas orçamentárias. Tudo para combater a corrupção.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.