domingo, 25 de junho de 2017

MÃE CORUJA REALIZA EVENTO E EXPOSIÇÃO EM GARANHUNS



Prestes a completar dez anos de atividade ininterrupta, o Programa Mãe Coruja Pernambucana deu seguimento, na última terça-feira (20) à agenda de comemorações da data nas sedes das regionais de Saúde do estado, com realização de exposição fotográfica e dinâmicas com os profissionais dos Cantos Mãe Coruja e dos Círculos de Educação e Cultura (CEC) da V Gerência Regional de Saúde (Geres), na qual estão inseridos 21 municípios participantes do Programa.

O evento, cujo objetivo foi acolher e sensibilizar os profissionais junto à missão do Mãe Coruja junto às gestantes e suas famílias, foi realizado na sede da Gerência Regional de Educação (GRE), localizada na Praça Tavares Corrêa, 52, no bairro de Heliópolis, em Garanhuns, reunindo cerca de cem participantes.

A programação teve início a partir das 9h, com apresentação da equipe central, e realização de dinâmicas de grupo para troca de experiências e incentivo à discussão sobre as políticas de funcionamento do programa. Na ocasião, a diretora geral do Programa Mãe Coruja Pernambucana, Bebeth Andrade Lima, parabenizou os profissionais e conclamou a continuação dos esforços para a articulação com os parceiros do território.

“Hoje estamos comemorando 10 anos. O Mãe Coruja conquistou prêmios e deu um exemplo ao Brasil, mas não está pronto. É um programa construído a cada dia e cada profissional importa onde está. O programa hoje tem muito o que celebrar e muito o que caminhar. É uma forma diferente de se trabalhar”, afirmou.

No evento, foram realizadas apresentações em equipes montadas entre os profissionais, que estimularam a criatividade e o diálogo sobre ser Mãe Coruja, a natureza, objetivos e história do Programa, com ênfase no acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade. As dinâmicas exploraram elementos como música, teatro e vídeo. Ao fim da programação, os presentes conferiram a exposição “Um olhar Histórico e Afetivo”, com curadoria dos coordenadores de comunicação do Programa, Iramaraí Vilela e Gustavo Burkhardt. A mostra retrata momentos marcantes para o Programa desde o seu início, com ao todo 26 fotos que ficarão expostas até o dia 29 de junho, e incluem integrantes da equipe, assim como gestantes e suas famílias.

MÃE CORUJA – O Programa Mãe Coruja Pernambucana completará 10 anos de atuação em 4 de outubro de 2017, sendo um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil, reconhecido e premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como modelo de Gestão de Política Pública.

Tem como missão oferecer apoio às mães pernambucanas, antes e depois do nascimento de seus filhos, prestando atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos seus bebês, garantindo a eles um desenvolvimento saudável e harmonioso durante os primeiros anos de vida. O programa representa uma parceria entre Governo de Pernambuco, prefeituras e a sociedade civil, com impacto positivo na melhoria dos indicadores sociais no estado.

Implantado em 2007, tornou-se política pública de Estado com a Lei nº 13.959, de 15 de dezembro de 2009. Hoje, o Mãe Coruja está presente em 105 municípios pernambucanos, nas 12 Regionais de Saúde do estado, com gestão municipal no Recife e Ipojuca. Ao longo de sua história, o Programa já beneficiou mais 300 mil mulheres e crianças, oferecendo acompanhamento e apoio, empoderamento pela educação e orientação familiar, capacitação em cursos de qualificação profissional e segurança alimentar, entre outras ações.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.