segunda-feira, 5 de junho de 2017

O exemplo da menina Rivânia e o reconhecimento do Governo do Estado

O governador esteve em São José da Coroa Grande, nesta segunda, para conhecer a estudante e iniciar a distribuição de livros para todas as escolas impactadas pelas chuvas



SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE - A inspiradora história da pequena Rivânia Rogéria dos Ramos Silva, de apenas oito anos, ajudou o Governo de Pernambuco a antecipar um processo que estava em planejamento para a reestruturação dos acervos literários das escolas atingidas pelas enchentes da semana passada.

Nesta segunda-feira (05.06), o governador Paulo Câmara visitou o distrito de Várzea do Una, neste município, para conhecer e a menina que escolheu seus livros como os bens mais importantes para salvar após a enxurrada. Na ocasião, Paulo anunciou a entrega de kits para todas as escolas que tiveram suas bibliotecas afetadas.
Rivânia foi a primeira criança a ser beneficiada pela ação. Ela recebeu 80 publicações e a sua escola, Municipal Várzea do Una, outros 150 livros. "

Eu fiz questão de vir conhecer essa menina bonita, que nos emocionou na última semana. Rivânia nos inspirou, e nós antecipamos uma ação já pensada na semana passada. Vamos realizar essa distribuição de livros em todas as bibliotecas das escolas estaduais e municipais prejudicadas, porque nós entendemos a importância de, cada vez mais, incentivar a leitura e motivar a educação", destacou Paulo.

O governador ressaltou também os esforços da administração estadual para a recuperação dos municípios.

“A gente sai daqui, hoje, de São José da Coroa Grande, na certeza de que temos muito o que fazer. Precisamos recuperar as escolas, as casas, as estradas e tudo o que foi destruído pelas chuvas que atingiram a Mata Sul e parte do Agreste. Mas saímos também felizes, porque pudemos ver o futuro de uma nova geração de pernambucanos que, com certeza, vai fazer a diferença através da educação”, afirmou. 

A Secretaria Estadual de Educação está realizando um levantamento para o cadastro das unidades educacionais que necessitam desse material. A quantidade de livros enviada pode variar de acordo com a demanda de cada localidade, como explica o secretário da pasta, Frederico Amâncio. "Estamos trabalhando na construção desse planejamento, observando a peculiaridade de cada situação", pontuou.

Ainda assustada com a grande repercussão de seu ato, Rivânia trata com naturalidade sua paixão pelos livros. "Minha avó mandou eu pegar rápido as coisas mais importantes, e eu peguei a bolsa com meus cadernos e livros. Eu gosto de ler e quero ser professora quando crescer", confessou, afirmando que sua matéria preferida é matemática. A estudante esta matriculada na 3ª série do Fundamental I. "Meu futuro está dentro dos livros", completou Rivânia.

A Paixão pelo estudo é incentivada também pelos avós, com quem mora a pequena futura docente. "Eu torço pela vitória dela. Como ela quer ser professora, vai ter que continuar estudando muito, lendo muito para conseguir o que sonha. E esses novos livros chegaram em boa hora. Ela ficou muito feliz", contou a avó materna, dona Maria Ivone da Silva, de 67 anos.

OPERAÇÕES PRONTIDÃO - Dando continuidade às visitas aos municípios afetados pelas enchentes, o governador aproveitou a sua passagem por São José da Coroa Grande para ir ao vizinho município de Barreiros. Na cidade, Paulo vistoriou os pontos mais críticos afetados e coordenou ações estratégicas para o andamento dos serviços assistenciais oferecidos no local.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.