sábado, 10 de junho de 2017

Profº Cláudio Gonçalves lança livro que elucida história trágica de Garanhuns

Escritor está lançando o livro "A Cobertura Jornalística da Hecatombe de Garanhuns"




Ninguém pesquisou tanto, na história recente, a Hecatombe de Garanhuns, e os personagens daquela tragédia, que o professor e escritor José Cláudio Gonçalves de Lima. O resultado é um livro com mais de 400 páginas, com documentos inéditos, depoimentos e registros que ajudam a compreender a atmosfera da época, principalmente política, que acabou desencadeando no registro triste de 1917. Histórias que ninguém havia contado até agora. As pesquisas de Cláudio, com foco nos registros dos jornais, levam até aos anos seguintes, conseguindo contar como a cidade e as pessoas envolvidas na tragédia seguiram adiante.

"Missão finalizada e em paz com todos que estavam naquele dia 15 de janeiro. A maior realização foi dizer que não se trata apenas de uma tragédia, mas ali estavam grandes nomes da cultura e da política de Garanhuns, que precisavam ser mencionados em suas importâncias para nossa história" - Registra o autor.

O ESCRITOR HISTORIADOR: Cláudio Gonçalves nasceu em Garanhuns, estudou no Erem Francisco Madeiros, Colégio Jerônimo Gueiros e Diocesano. Cursou graduação e especialização em História pela UPE. Professor da Rede Estadual e Municipal de Ensino, atuando em 2001 como Coordenador do Sintepe, regional Agreste Meridional. 

Na Cultura de Garanhuns, é membro da Academia de Letras de Garanhuns ocupando a Cadeira nº 39 do Patrono Alberto da Silva Rêgo, sendo também sócio fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, sendo eleito o seu primeiro presidente. 

No ano do centenário da Hecatombe de Garanhuns, conduziu os trabalhos da Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe, promovendo com os demais componentes no dia 15 de janeiro de 2017 os eventos de reverência as vítimas e soldados mortos na cadeia pública de Garanhuns. 

Como pesquisador se interessou no ano de 2000 pelo fato histórico a Hecatombe de Garanhuns, iniciando uma pesquisa minuciosa através de jornais, revistas, iconografias, processo e entrevistas com familiares e testemunhas oculares do fato. Nesse laborioso trabalho investigativo e de muitas horas de analises de documentos no Arquivo Jordão Emerenciano na Capital pernambucana, em 2009 lança o seu primeiro livro intitulado "Os Sitiados - A Hecatombe de Garanhuns", um romance histórico, obra que teve grande aceitação da sociedade garanhuense. 
Obstinado em encontrar novos documentos sobre a Hecatombe de Garanhuns, diante da vasta documentação que dispunha resolveu escrever um novo livro, cujo trabalho pudesse ser fonte de pesquisa para professores, estudantes e pesquisadores. 

O resultado foi o novo livro A Cobertura Jornalística da Hecatombe de Garanhuns, que aborda o fato trazendo as publicações dos principais jornais da Capital à época, mas o autor amplia as informações com os capítulos Por Trás do Mundo da Notícia, narrando o que os jornais não publicaram. Por que aconteceu a Hecatombe de Garanhuns? Qual o cenário político no início da República na cidade? Quais os personagens dessa tragédia política de repercussão nacional? Como foi o julgamento dos envolvidos? Qual o destino dos criminosos? São perguntas respondidas nesse livro que em suas 416 páginas fundamentadas com documentos e imagens revelam com riqueza de detalhes um dos fatos mais marcantes da historiografia garanhuense e pernambucana.

O livro A Cobertura Jornalística da Hecatombe de Garanhuns, é uma contribuição histórica que o autor deixa para Garanhuns.

CONTATOS COM O AUTOR
Cláudio Gonçalves de Lima
(87) 3762.3970
(87) 9.9904.4357






RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.