quinta-feira, 13 de julho de 2017

PESQUISA: Avaliação do Governo Izaías em Garanhuns. Comparamos a 2015. SAIBA MAIS

O jornalista Roberto Almeida e o blog VeC Garanhuns trouxeram números de uma pesquisa realizada em Garanhuns, onde a população avalia o segundo Governo Izaías Régis. 

Há um mês, mais ou menos, fizemos uma enquete onde as pessoas compararam as duas gestões, e mostrou uma reprovação geral, com nossos e-leitores dizendo que a segunda gestão está pior que a primeira, que teve grande aprovação popular.

O Instituto Analysis Pesquisa e Mercado ouviu 400 moradores da cidade. 




Vamos aos números:

Instituto Analysis (2017)
Ótimo: 22,9%
Bom: 35,1%
Regular: 25,4%
Ruim: 5,2%
Péssimo: 10%
? - 1,4%

Em 2015, no auge da primeira gestão, o Instituto DatAgreste, do economista e vereador Audálio Filho, também ouviu a população, e o resultado foi este:


Instituto Datagreste (2015)

Ótimo: 24,5%
Bom: 38,2%
Regular: 29%
Ruim: 3,2%
Péssimo: 3,8% 
Não sabem ou não responderam: 1,3% 


AGORA COMIGO: Com algumas mudanças que seriam consideradas dentro da margem de erro, vemos um quadro atual um pouco pior, embora ainda positivo, da gestão municipal. 

Observem os números. Há uma perda da aprovação e aumento na reprovação. Quem está fazendo este caminho? Em nossa avaliação é a classe média. A periferia ainda está feliz com o asfalto, e a inquietação vem de segmentos da sociedade. Portanto, com potencial para continuar o êxodo. Por isto, alguém tem que fazer a leitura crítica da pesquisa.

A coincidência com a nossa enquete vem numa segunda pauta. Nós questionamos fazendo a comparação entre as duas gestões de Izaías, e o Instituto Analysis também, ou seja, para verificar se nossos números espelhavam (ou não) a realidade. E foram muito diferentes.

ENQUETE DO BLOG: Como você avalia o segundo governo Izaías em relação à primeira gestão?

Melhorou bastante! 2.30% (16 votos)
Está melhor! 1.01% (7 votos)
A mesma coisa! 6.19% (43 votos)
Mudou pra pior! 66.04% (459 votos)
O governo acabou, ou seja, péssimo! 24.46% (170 votos)
Total: 695 votos

PESQUISA DO INSTITUTO ANALYSIS

Está muito melhor: 19,2%
Está melhor: 21,1%
Está a mesma coisa: 36,6%
Está pior: 15,7%
Está muito pior: 7,7%
Total de 400 questionários

Assim, na pesquisa do Instituto Analysis, da qual não tivemos acesso, 40,3% da população acha que este segundo mandato de Izaías está melhor que o primeiro, e somente 23,4% acha que está pior. 

Perdoem o blogueiro discordar. Até se compararmos as duas pesquisas divulgadas em 2015 e 2017, esquecendo nossa enquete, vêem-se números que mostram queda na avaliação. Não combinam com as pessoas afirmarem que temos um segundo governo melhor que o primeiro. Mesmo assim, na pesquisa atual, 1/4 da população acha que o governo está pior, e 15% acham que está ruim ou péssimo, onde antes eram apenas 7%. Quem está reprovando a gestão? É preciso saber, e entender se tem tendência de crescimento, pois só temos seis meses de governo, e outros também foram reeleitos e tiveram queda de aprovação na segunda gestão, até chegar à impopularidade. Conselho: Comemorar, mas ligar o alerta.

Fiquem à vontade para formarem suas opiniões. A nossa enquete não tem valor científico, e não temos maiores informações sobre o instituto que realizou a pesquisa atual. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.