GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
CLIQUE E SAIBA MUITO MAIS

CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS

UNOPAR GARANHUNS

UNOPAR GARANHUNS
CLIQUE NA IMAGEM

FORAM DESTAQUES DO BLOG. CLIQUE E CONFIRA!

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Programação completa do Conservatório Pernambucano de Música no Festival de Inverno de Garanhuns

Palco comandado pelo Conservatório Pernambucano de Música, na Catedral de Santo Antônio, promoverá cinco dias de apresentações musicais com grandes nomes da cena erudita, instrumental e popular brasileira



Responsável pela programação da Catedral de Santo Antônio, nos dias 21, 22, 23, 25 e 26 de julho – dentro da Programação do 27° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) preparou uma agenda de shows especial e diversificada para agradar os ouvidos mais exigentes e encantar o público que estiver na Suíça Pernambucana. Este ano, a programação celebra os compositores brasileiros Heitor Villa Lobos e Tom Jobim que, se estivessem vivos, estariam completando respectivamente 130 anos e 90 anos.

“Mais uma vez levamos uma programação de altíssima qualidade para o festival. Esse evento anual, que realizamos na Catedral, é um dos pontos altos do nosso calendário. Ele permite mostrar o que de melhor temos no Conservatório, e também proporciona um diálogo com grandes nomes da Música Brasileira, a exemplo de Guinga, Toninho Ferragutti e Francis Hime, só pra citar alguns dos artistas deste ano. Entre nossas atrações, teremos o premiado grupo SaGrama e nosso Coro de Câmara, que conta com cerca de 40 vozes”, destaca a Gerente Geral do CPM, Roseane Hazin.

A reverência às obras de Villa-Lobos e Tom Jobim será feita em todas as apresentações programadas para a Catedral de Santo Antônio, com a execução de pelo menos uma música de algum dos compositores. Batizada de Conservatório no FIG, a série de shows será aberta no dia 21 de julho, às 16h30, com concerto da Orquestra de Câmara de Pernambuco, sob a regência do maestro José Renato Accioly, tendo como solistas os violonistas Guilherme Calzavara e Cláudio Moura, e a oboísta Roberta Belo. O compositor e violonista Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, o Guinga, é convidado especial da noite.

O repertório começará com o Prelúdio das Bachianas Brasileiras N° 4, de Villa Lobos. Em seguida, será executado o Concerto para Dois violões, Oboé e Orquestra de Cordas, do compositor, pianista e arranjador Radamés Gnattali.

Para encerrar a apresentação, a orquestra acompanha Guinga (voz e violão) na execução de seis composições de sua autoria: Valsa de Aniversário, Porto da Madama, Senhorinha, Saci, Odalisca e Meu Pai, arranjadas especialmente para a apresentação na Catedral.´

“O programa mergulha em raízes distintas da música brasileira. É como se fosse uma trajetória histórica de caminhos que a música brasileira tomou. Villa Lobos trabalhou com elementos das raízes da música brasileira. Radamés também bebe na fonte dele. E Guinga, mesmo sendo classificado como um artista popular, é um compositor vivo que nos honra com sua participação. A obra dele tem uma erudição incontestável”, ressalta o maestro José Renato Accioly.

Ainda no primeiro dia, às 21h, a Catedral de Santo Antônio será palco para a cantora e pianista Cida Moreira apresentar o show Soledade. A artista faz um mergulho em memórias pessoais, através das composições de autores que reverencia em sua trajetória artística. Estão no repertório músicas como A Última Sessão de Música (Milton Nascimento), Cajuína (Caetano Veloso), Hora do Almoço (Belchior), Recanto Escuro (Caetano Veloso), Preciso Cantar (Arthur Nogueira) e Querido Diário (Chico Buarque).

Até a quarta-feira, 26, passarão pelo Conservatório no FIG nomes como Francis Hime e Olívia Hime, Luiz Eça, Toninho Ferragutti, Bebê Kramer, SaGRAMA, Yamandu Costa e Libertango. “Serão duas apresentações por dia, às 16h30, e às 21h, sempre com atrações variadas e encontros bem especiais. Teremos na quarta-feira, por exemplo, o SaGRAMA recebendo o violonista Yamandu Costa como convidado, à tarde. É um encontro que promete agradar muito por promover esse encontro de artistas com sonoridades distintas”, comenta a Gerente Geral do CPM.

Todas as apresentações do Conservatório no FIG são abertas ao público, de acordo com a disponibilidade de lugares na Catedral de Santo Antônio.

Confira a programação completa:

Conservatório no FIG / Programação
Datas: 21, 22, 23, 25 e 26 de julho
Local: Catedral de Santo Antônio

21/07 (Sexta-feira)
16h30 – Orquestra de Câmara de Pernambuco
Solistas: Guilherme Calzavara, Cláudio Moura e Roberta Belo
Regente – José Renato Accioly
Convidado - Guinga
21h – Cida Moreira

22/07 (Sábado)
16h30 – Danilo Brito (bandolim) e Quinteto
21h – Francis Hime e Olívia Hime

23/07 (Domingo)
16h30 – Orquestra de Câmara de Pernambuco, Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e Solistas.
Regente – José Renato Accioly
Convidado: Leonardo Neiva (SP)

21h00 – Concerto com Elyanna Caldas
Participação: Bozó 7 Cordas e Júnior Teles

25/07 (Terça-feira)
16h30 – Show Em Casa com Luiz Eça. Com Toninho Horta, Itamar Assiere, Mauro Senise, Ricardo Costa, Zé Renato e Igor Eça
21h00 – Toninho Ferragutti e Bebê Kramer

26/07 (Quarta-feira)
16h30 – SaGRAMA, Convidado – Yamandú Costa
21h – Libertango. Com Estela Caldi, Alexandre Caldi e Marcelo Caldi

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

POSTAGENS ANTERIORES, CLIQUE NO LINK

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.