quarta-feira, 19 de julho de 2017

Zelandyo questiona escolas fechadas em Paranatama



Existe uma lei que estabelecer que a comunidade escolar, pais, professores, alunos e demais pessoas que estejam envolvidas com a escola, devem ser ouvida pela Secretaria de Educação antes do encerramento das atividades da escola, e a mesma deverá por sua vez, justificar a necessidade de fechas a escola naquela comunidade. 

Porém o que a população de Paranatama vivenciou no inicio do ano letivo foi bem diferente do que nos diz a lei. O que a população viu foi o fechamento de mais de 10 escolas da zona rural , causando transtorno a população, sem o mínimo de aviso prévio, muito menos foi convocada uma audiência pública para a discussão do assunto. 

Porém, o que anda intrigando a população paranatamense é que no final da gestão passada (prefeito Jose Teixeira Neto) foram reformadas a grande maioria das escolas municipais entre elas a maior parte na zona rural , reformas incluindo pinturas, muros ,reforma de telhado, forros das salas de aulas ,equipamentos ,móveis, eletrodomésticos para equipar as cozinhas entre outros. Gastara-se muito recurso público nessas reforma. Além disso, a Secretaria de Educação do município sempre soube dos difíceis acessos as escolas rurais e mesmo assim todas escolas funcionavam seguindo os números mínimos de frequência e quantidade exigidas pelo MEC.

O que nos deixa duvidando da capacidade de administração do atual Gestor são os seguintes pontos :

1º porque fecha aproximadamente 11 escolas se todas foram reformadas a pouquíssimo tempo ?

2º porque fechar tantas escolas de uma só vez se sua logística de veículos não tem capacidade de transporta tantos alunos , assim colocando em risco tantas crianças e adolescentes ?

3º existe um numero de vasão desses alunos tão grande a ponto de fechar tantas escolas de uma só vez ?

4º porque tanto dinheiro foi investido nessas escolas e no ano seguinte as mesma foram fechadas ?

5º porque fechar 11 escolas e projeta a construção de 4 novas escolas na mesma área rural sabendo que essas construções podem durar os 4 anos de mandato ?

Na nossa visão o atual gestor deve explicações a população paranatamense , pois há um desperdício de dinheiro público e um mau planejamento por parte do gestor da cidade .

ZELANDYO MONTE HOREBE

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.