quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Garanhuns vai mudar o nome do seu Natal. Saiba porquê!



Uma informação da jornalista Roberta Jungmann, pegou muita gente de surpresa aqui na cidade. Em sua coluna na Folha de Pernambuco (veja aqui), disse que Gramado havia requerido a exclusividade do título do seu maior evento anual, o "Natal Luz", que Garanhuns vem usando nos últimos anos, e que por isso a cidade pernambucana seria obrigada a procurar outro nome, que já estaria em processo de definição e escolha, que poderia ser apenas "Natal de Garanhuns", sem nenhum termo poético, como já foi no passado recente Natal Encantado ou o Natal dos Sonhos.

Outros blogs republicaram a informação, a exemplo de Antônio Saboia, que trata de parcerias público-privadas (veja aqui), e do conterrâneo VeC Garanhuns. Este último recebeu uma nota explicativa por parte da prefeitura (veja aqui). 

A prefeitura informou que Gramado não fez a exigência e o problema foi que Garanhuns tentou registrar a marca Natal Luz, e como já existe em Gramado (e em outros eventos com este nome, segundo a nota), não foi possível. Agora estão analisando outras possibilidades, para o evento que está confirmado, inclusive com edital artístico aberto, e que é uma das principais ações do Governo Izaías Régis. Imaginem se Garanhuns registra o nome e Gramado não pudesse usar mais! De qualquer forma, há algo que demorou aí, ou Gramado a reclamar, ou Garanhuns a perceber que não poderia simplesmente clonar uma marca de sucesso existente em outra cidade. 

Na verdade era para Garanhuns ter pensado em um nome original desde o início. Buscar o título de Gramado foi intencional para gerar esta comparação e ganhar a mídia espontânea. Conseguiu, agora pode andar com suas pernas, pois o evento conquistou o trade turístico, tem excelente apelo atrativo e tem sido bem conduzido até aqui. Tomara que a crise econômica não atrapalhe os investimentos que têm sido feitos pela prefeitura.

Imagino que agências de viagem já estejam procurando informações, principalmente programações, para comercializarem seus pacotes.

E Jingle Bell's para todos, para não arriscar falar bobagens.

Mídia pernambucana fez esta relação desde os primeiros dias do Natal Luz de Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.