quarta-feira, 16 de agosto de 2017

PREFEITURA DE GARANHUNS PODE TER QUE DEVOLVER DINHEIRO DA CONSTRUÇÃO DA UPA24H, SE NÃO COLOCAR PARA FUNCIONAR

foto: Blog |VeC Garanhuns


Uma reportagem do Jornal Nacional na noite desta segunda-feira (14/08) chamou a atenção de parte da população em Garanhuns. A matéria registrou desperdício de dinheiro público em construções de Unidades de Pronto Atendimento (UPA24h) que nunca funcionaram, como é o caso de Garanhuns, cuja obra está praticamente terminada, os recursos foram repassados de Brasília, mas o prefeito já afirmou várias vezes que não iria inaugurar, pois não teria condições financeiras de manter. Chegou a pedir apoio dos Governos Estadual e Federal.

Segundo algumas pessoas, Izaías teria afirmado ainda que se funcionasse, não seria em tempo integral, podendo ser apenas oito horas por dia, criando uma espécie de clínica ou Posto de Saúde, e não de emergência, como é o projeto de uma UPA24h.

A reportagem mostrou que mais de 160 UPAs estão na mesma situação em todo o país, e ouviu alguns prefeitos, que relataram problemas diversos.

GOVERNO FEDERAL PODE PEDIR DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO 

O Jornal Nacional mostrou esta situação, de prédios abandonados, sem servir à população. Mas agora vem outra questão, o Governo Federal pode pedir o ressarcimento das verbas destinadas, ou seja, a devolução do dinheiro, e aí a prefeitura fica com o prédio e faz dele o que quiser. 

A construção das UPAs é uma parceria entre o governo federal e os municípios. O Ministério da Saúde libera o dinheiro para obra e a prefeitura tem que equipar e contratar os funcionários.

Ao final da reportagem, a afirmação: "O Ministério da Saúde declarou que notificou todos os estados e municípios com obras paradas, que precisam apresentar um programa para pôr as unidades em funcionamento. Segundo o ministério, os administradores que não usarem o prédio vão ter que devolver o dinheiro."

Vejam a reportagem no link abaixo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.