sexta-feira, 18 de agosto de 2017

SAÚDE MUNICIPAL DE LAJEDO CONQUISTA MAIS PREMIAÇÕES




O PRÊMIO SAÚDE DIGITAL REDENUTES contemplou o município de Lajedo pela integração com a Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco – RedeNUTES. O maior evento de Telemedicina e Telessaúde do Norte e Nordeste realizado pela UFPE e EBSERH que desenvolvem projetos como a rede para fazer a integração da telessaúde no SUS por meio do registro eletrônico do cidadão. A ferramenta permite que a Secretaria de Saúde atenda o cidadão através diagnóstico e laudos médicos com consulta pelo programa, via internet.

Pela primeira vez um município recebeu 2 prêmios: Prêmio Município Destaque em Pernambuco e Prêmio Profissional de destaque como servidor que mais beneficiou a população através da ferramenta RedeNutes. O secretário de saúde Eduardo Medeiros e o agente comunitário de saúde Erlan José do posto Luiza Frayjol do bairro Bom Jesus em Lajedo, receberam o prêmio na noite desta quinta-feira, 17, no Centro de Convenções em Recife.

O município lajedense foi o que mais acessou a rede e utilizou os serviços disponíveis em consonância com o Sistema único de Saúde. Exames práticos feitos na cidade com teleconsultas e laudos de médicos e equipes profissionais do Estado e da Universidade Federal de Pernambuco e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), além de cursos e capacitações para os profissionais dos postinhos de saúde. Para o prefeito Rossine Blésmany desde o início do governo exigiu que a saúde dos lajedenses fosse tratada como prioridade. 

A premiação aconteceu durante o IV Fórum de Saúde Digital Norte-Nordeste e do 9º Encontro RedeNUTES. O Núcleo de Telessaúde – NUTES é dedicado à pesquisa e o desenvolvimento de ações para aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na área da saúde. Em Lajedo, todas as Unidades de Saúde da Família estão conectados.

Os lajedenses receberam o prêmio das mãos do representante do DEMAS – Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS do Ministério da Saúde, Joaquim José Fernandes da Costa Júnior. Também fizeram parte das homenagens o Departamento de Medicina Clínica NUTES nas pessoas de Magdala Novaes e Paula Diniz, professoras doutoras da UFPE.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.