sábado, 9 de setembro de 2017

Casarão dos Lundgren é derrubado em Garanhuns



Um terreno que ocupa um quarteirão inteiro na área considerada mais nobre de Garanhuns sempre foi vista como um patrimônio da cidade, embora seja particular, e pertença a Ferreira Costa, a população sempre teve naquele lugar uma espécie de parque, onde abrigava o Casarão dos Lundgren, das antigas Casas Pernambucanas.

Comprada pela empresa garanhuense há alguns anos, Ferreira Costa manteve a área preservada até junho de 2013, com seus eucaliptos imponentes, na Av. Rui Barbosa, no coração de Heliópolis.

De repente, todas as árvores foram derrubadas. O argumento era que estavam doentes, podiam cari e gerar graves consequências. Pouca gente acreditou. Como o terreno é particular, pertence a uma empresa que tem planos de expansão, seria natural, mais cedo ou mas tarde.

Ficou o Casarão. Mas este também já não existe mais. Neste exato momento, morre mais um pedaço da história do nosso município. 

O trauma do Castelinho de Ruben Van der Linden nunca foi superado. 

O medo que faz é estes exemplos chegarem em nosso patrimônio histórico motivado pelo avanço do progresso. O futuro também não tem sido pensado, pois a administração pública tem feito doações para empresas de áreas que antes eram destinadas ao bem estar da população, como espaços para praças na periferia da cidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.