quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Plano vai orientar desenvolvimento no entorno de Salgueiro


Representantes de nove municípios do Sertão de Pernambuco estiveram presentes à oficina de trabalho para apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável de Salgueiro e seu entorno. O evento ocorreu nesta terça-feira, 07, em Salgueiro, tendo na programação, entre outras atividades, a formação de um grupo gestor que vai dar prosseguimento às atividades deste plano que pretende transformar a região em um polo econômico dinâmico. Também foram entregues aos cerca de 60 participantes livretos com resumo do plano. O documento será disponibilizado via web no site abaixo:

O território de Salgueiro e seu entorno detém 13% da população e participação de 1,4% no Produto Interno Bruto de Pernambuco, contando com projetos estruturadores, entre eles a integração do rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, a Ferrovia Transnordestina e a implantação de uma plataforma logística multimodal. 

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável de Salgueiro e seu entorno foi construído pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, a partir de convênio técnico com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O objetivo foi servir de instrumento orientador para as iniciativas de diferentes atores sociais de forma a alcançar o desenvolvimento sustentável, consolidando a região como polo de interiorização do desenvolvimento de Pernambuco. São beneficiados com a ação, além de Salgueiro, os municípios de Belém de São Francisco, Cabrobó,Carnaubeira da Penha, Cedro, Mirandiba, Parnamirim, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

Em sua fala, ao realizar a abertura do evento, o diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto, que na ocasião representou o presidente da entidade Bruno Lisboa, enfatizou que a entrega do plano é mais um passo a favor da política do governador Paulo Câmara de interiorizar o desenvolvimento, "apoiando as ações empreendidas para o conjunto de municípios".

Também fizeram parte da mesa de abertura Geraldo Junior, secretário de Planejamento do município anfitrião, que representou o prefeito Clebel Cordeiro; a coordenadora de Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, Helena Castro; e a prefeita de Mirandiba, Rose Cléa Sá. A prefeita registrou a importância do plano diante do quadro de crise econômica que atravessa o Pais. Já a vereadora de Salgueiro, Paizinha Patriota considera o plano um avanço e que deve servir de forma concreta como um instrumento norteador para o planejamento.

DIRETRIZES - O Plano indica seis eixos norteadores, cada um com suas linhas de ação: Desenvolvimento econômico (fortalecimento de Salgueiro como centro logístico, ampliar a disponibilidade de água para as atividades produtivas na área rural, viabilizar e acelerar a distribuição de gás natural até o Sertão, elevar o rendimento da produção agrícola,incentivar a formalização da atividade produtiva entre outras); Acessibilidade e mobilidade com qualidade (melhorar o planejamento do transporte intermunicipal, promover e regulamentar o transporte para a zona rural, aumentar o controle urbano sobre os logradouros públicos, entre outras); Desenvolvimento Social (reduzir o percentual de analfabetismo na região, diminuir a taxa de mortalidade infantil, entre outros); Sustentabilidade ambiental (garantir a disponibilidade de água para consumo humano, garantir o acesso à água, reduzir os percentuais de desmatamento); Crescimento Urbano (estabelecer novos processos que contribuam com maior eficiência para o controle urbano e ambiental, garantir um suporte legal voltado para a regularização fundiária); e Gestão Regional Integrada e participativa.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.