quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Prefeitura de Garanhuns pede autorização para novo empréstimo. Johny Albino cobra transparência na arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública



Johny Albino tem feito papel de vereador de oposição sem mandato, acompanhando todas as discussões na Câmara Municipal e passando para a imprensa (e redes sociais) algumas situações que considera prejudiciais ao município. 

Agora mais um pedido de autorização do prefeito Izaías Régis à Câmara Municipal para contrair um empréstimo no valor de R$ 2 milhões que seriam utilizados na iluminação pública. Johny questionou onde estão sendo investidos os recursos da contribuição mensal cobrada nas contas de energia, que aliás mais que dobrou na atual gestão. De janeiro a setembro, a prefeitura já arrecadou quase R$ 3 milhões somente com esta contribuição, e que o objetivo é reinvestir na iluminação pública. Por lei, não pode ser gasto com outra coisa.

É a terceira vez, em menos de um mês, que a prefeitura fala em empréstimos. Albino ironiza: "Até a campanha eleitoral o prefeito dizia que Garanhuns tinha milhões em caixa e não tinha problemas financeiros. Agora, só se fala em empréstimos".

Confiram o texto que Albino enviou aos blogs e publicou em suas redes sociais:

"Participei nesta terça feira(07/11) na Sala das Comissões na Câmara Municipal de Garanhuns da discussão do Projeto de Lei nº 035/2017 em que a Prefeitura de Garanhuns solicita ao Legislativo autorização para contratar empréstimo de 2 milhões de reais para utilização na Iluminação Pública.

Quando usei da palavra, questionei  se haveria a real necessidade de contrair esse empréstimo uma vez que só até setembro deste ano (2017) a Prefeitura já arrecadou quase 3 milhões de reais com a CIP – Contribuição de Iluminação Pública que vem nas contas de energia.

Um fato que me chamou atenção foi a declaração do Secretário de Infraestrutura afirmando que a Prefeitura paga em média mensalmente o valor de 280 mil reais pela iluminação pública do município (praças, ruas e avenidas). Ocorre que em 2014 um levantamento feito pelo então Vereador na época  Sivaldo Albino junto à Celpe, demonstrava que o Município de Garanhuns pagava em média 140 mil reais por mês. O fato estranho é que, de 2013 para 2017 a Prefeitura de Garanhuns instalou mais de 3000 lâmpadas de LED, ou seja, ao invés de baixar o consumo ele duplicou, pulando de 140 mil para 280 mil reais mensais, o que me causou estranheza.

Tentei por fim convencer os senhores vereadores a não colocar o Projeto em votação e solicitar à CELPE, informações sobre os valores pagos pela a Prefeitura referentes à Iluminação Pública, mas infelizmente quando usei da palavra as comissões já haviam dado seus pareceres e o Projeto vai à votação nesta quarta feira(08/09), mesmo sem esses esclarecimentos que seriam de suma importância.

Irei solicitar à CELPE as informações necessárias para esclarecer essas dúvidas, mas continuo com minha opinião, pelo o que se arrecada hoje por mês com a CIP não seria necessário contrair esse empréstimo, endividando mais ainda o nosso Município. Também não consigo entender que até o ano passado em campanha eleitoral o atual Prefeito falava em todos os lugares, inclusive em entrevistas que a Prefeitura não tinha problema financeiro, que tinha milhões em caixa que seriam investidos inclusive nesse ano de 2017. Por isso não entendemos a necessidade desse empréstimo.

Johny Albino
Bacharel em Direito"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.