terça-feira, 5 de dezembro de 2017

GARANHUNS, Campo do Parque já era para ter sido reinaugurado há quase quatro anos!

Dentre tantas obras paradas em Garanhuns, uma delas veio à baila esta semana: O campo do Parque Euclides Dourado. Vejam na imagem abaixo como ele deveria estar agora. O projeto foi apresentado em fevereiro de 2014 pelo então secretário Fernando Nunes, tempo fértil de bons projetos em nossa cidade, infelizmente a grande maioria não saiu do papel, e outros tantos começaram e pararam!

Todos viram os projetos das Reformas do Centro da Cidade, Mercado Público, Ceaga, Centro Administrativo, Upa24h, Creches, Colégios... Todos eles apresentados à imprensa e às instituições da sociedade, que não cobram as conclusões.



Coração pulsante do Parque Euclides Dourado, o campo de futebol era utilizado por centenas de desportistas de Garanhuns, amadores e até profissionais, mas vem fechado há uns quatro anos, quando a prefeitura aprovou um projeto para fazer ali um novo espaço esportivo, com muros, telas, arquibancadas, vestiário e até grama sintética, muito mais do que pediam os futebolistas da cidade. O projeto ficou grandioso, caro, e seria financiado com recursos do estado, através do Fundo dos Municípios, o FEM.

A obra começou bem, mas parou, há bastante tempo, nem sei precisar quando.

A prefeitura vive culpando o estado pela falta de repasses para a conclusão, e o estado alegou irregularidades nas medições para a pausa no dinheiro. Parece que agora a prefeitura teria regularizado a situação, e o estado iria continuar o envio das verbas para a conclusão, mas para surpresa de todos, a prefeitura rescindiu o contrato com a construtora. Ou seja, vai ter que abrir nova licitação, o que deve levar mais tempo para terminar, e pior, encarecer o valor inicial, que já não era baixo, de mais de meio milhão de reais. Ouvi dizer que a prefeitura pensa em privatizar o campo quando estiver pronto, aí vai dar ruim, pois está sendo feito com recursos públicos, para depois alguém ganhar dinheiro, cobrando, claro, dos atletas da cidade. Tomara que não! Situação parecida a prefeitura pensa para a CEAGA.

Marcos Cardoso falou esta semana sobre esta situação do campo do parque, pois ninguém se pronuncia, fica aquilo ali parado e as pessoas não sabem de nada. Prefeitura e estado fazem de conta que está tudo certo, enquanto isso, a obra que era prevista para ser inaugurada em 2015, portanto há quase quatro anos, não serve pra nada no momento, deixou de ser um espaço recreativo para os desportistas, que já não têm espaços de lazer na periferia da cidade, e nem tem sido aproveitado para projetos sociais com crianças e adolescentes.

Johny Albino enviou aos meios de comunicação, no final da semana passada, uma informação importante:


A obra do Campo do Parque Euclides Dourado, orçada em R$ 582 mil reais, e prevista para ser entregue em 2015 até o momento continua parada. Essa obra é realizada com recursos do FEM do Governo do Estado, que repassa para Prefeitura executar a obra. Após liberar 60% dos recursos, técnicos do Governo do Estado estiveram fiscalizando a execução e encontraram algumas irregularidades, notificando a Prefeitura para os ajustes.

No dia 22 de setembro de 2017, através do meu irmão Sivaldo Albino, consegui uma audiência na Secretária de Planejamento do Estado de Pernambuco, e conversei com o Secretário Executivo Adilson Gomes Filho, afim de tentarmos juntos resolver as pendências do FEM para Garanhuns. Com relação ao Campo do Parque fui informado que as irregularidades na obra haviam sido sanadas segundo informações da Prefeitura, e que só faltava a equipe da Secretária do Estado ir a Garanhuns para realizar a vistoria. Após alguns dias entrei em contato com João Guido, funcionário da Secretária de Planejamento, que me informou que a equipe veio e realizou a vistoria e que as irregularidades estavam sanadas.

Após resolverem todos os problemas, acreditei que agora a obra iria ser concluída, mas para minha surpresa foi publicado na quinta-feira (30/11/2017) no site da AMUPE um Termo de Rescisão Unilateral do Contrato da Prefeitura de Garanhuns em desfavor da Empresa JCR Construção E Incorporação LTDA.

Agora, como será a conclusão desta obra? haverá uma nova licitação? Com certeza os custos da obra irão aumentar e a população de Garanhuns é que irá pagar essa conta!

Continua a sina desse atual Governo de Garanhuns, ou será melhor dizer, desse Desgoverno, mais uma Obra inacabada!

Precisamos ficar de olho

Johny Albino"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.