sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

HOMENAGENS, 9º BPM lembra heróis da Hecatombe de Garanhuns nesta sexta-feira



O 9º Batalhão da Polícia Militar Arruda Câmara, sediado em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, realiza, na manhã desta sexta-feira (15), às 9h, uma solenidade alusiva aos heróis da Hecatombe de Garanhuns, que completou 100 anos este ano. De acordo com o comandante, tenente-coronel Paulo César Gonçalves Cavalcanti, a homenagem marca o início de um memorial que será lembrado todos os anos.

Durante o evento, será realizada a entrega da medalha Cabo Cobrinha, a condecoração mais alta oferecida pela Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns, destinada às autoridades militares e civis, como forma de agradecer pelos serviços prestados à segurança pública. O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, a presidente da Câmara, Carla de Zé de Vilaço, o comandante geral da PM, Vanildo Maranhão, e o chefe da Dinter 1, Alexandre Menezes devem participar do evento.

Na solenidade, também será apresentado um busto e uma placa em homenageam ao Cabo Cobrinha e demais soldados que faleceram defendendo a vida de refugiados políticos sob sua guarda na cadeia pública, enquanto lutavam contra 100 homens armados. O busto foi esculpido pela artista plástica e oficial da PM da Reserva Remunerada, coronel Telmira Cavalcante Sá.

Hecatombe Garanhuns

No dia 15 de janeiro de 1917, uma briga política desencadeou uma chacina que ficou conhecida como Hecatombe. O episódio ficou marcado por uma série de assassinatos de comerciantes e políticos, devido ao resultado da eleição municipal. As mortes foram uma vingança pelo assassinato do então prefeito eleito, Júlio Brasileiro, pelo opositor político Sales Vilanova. As vítimas da Hecatombe foram mortas dentro da Cadeia Pública de Garanhuns, para onde tinham ido procurando proteção. Mais de 15 pessoas foram mortas no episódio.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.