segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

TV Asa Branca e UPAE Garanhuns alertam para os cuidados com a audição






A UPAE Garanhuns mais uma vez serviu de pauta para uma importante matéria sobre saúde na TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo em Pernambuco. No ABTV 1ª Edição, programa jornalístico do meio-dia, do ultimo dia 30/11, o repórter Diogo Franco esteve na unidade entrevistando as fonoaudiólogas Anaírda Fernandes e Patrícia Tenório sobre dificuldades, cada vez mais comuns, que as pessoas têm na audição. 

Novembro foi o mês azul, de alerta ao Câncer de Próstata, mas uma nova cor, Laranja, está sendo divulgada em uma campanha mundial de alerta aos problemas de audição, principalmente o zumbido, som intermitente no ouvido que a pessoa acaba acostumando, mas que tem consequências no cotidiano do indivíduo, afetando o sono, estudos, trabalho, etc, e que acarreta outros distúrbios físicos e mentais. 

Além de mencionar alguns dos eventuais causadores destes problemas, como os ruídos a que a pessoa se expõe no trabalho, na rua, em festas, até mesmo em casa, e a introdução de objetos na orelha, a exemplo de tampas de caneta, pregos, grampos de cabelo, entre outros diversos, as fonoaudiólogas alertaram que até mesmo a haste de algodão utilizada para limpeza da orelha pode ocasionar perdas na audição.

"Qualquer problema no ouvido, inclusive se a pessoa ouvir um zumbido, deve-se procurar o médico especialista, que neste caso é o Otorrinolaringologista" Afirmou Dra. Anaírda Fernandes. A UPAE Garanhuns dispõe de três especialistas, Dr. Helio Creder, Dr. Tiago Lima e Dr. Cesar Lima, que fazem a consulta ambulatorial, e se for o caso, até mesmo cirurgias de baixa complexidade, a exemplo de adenoide e amígdalas. São os otorrinolaringologistas da UPAE que encaminham os pacientes para acompanhamento das fonoaudiólogas, e solicitam exames específicos, como audiometria e impedanciometria, também realizados em na unidade pela Dra. Patrícia Tenório.

Para assistir a reportagem, clique no link abaixo para conferir na página do ABTV 1ª Edição, da TV Asa Branca, que inclusive tem mais dicas de cuidados com o ouvido. As imagens da reportagens são de Sérgio Neves.

Os interessados em atendimento na UPAE Garanhuns, devem procurar os Postos de Saúde mais próximos de suas residências, nos 21 municípios da V Regional de Saúde.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.