terça-feira, 21 de março de 2017

NOTA DO SENADOR HUMBERTO COSTA

Sobre a fase da Operação Lava-Jato realizada nesta terça-feira (21), o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), esclarece que a Polícia Federal já solicitou o arquivamento do inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) por não encontrar qualquer evidência de irregularidade ao longo de dois anos de extensa investigação. 

O senador – que tem contribuído com as autoridades em todos os esforços necessários à elucidação dos fatos – está certo de que a ação de hoje vai corroborar a apuração realizada até agora, que aponta para o teor infundado da acusação e da inexistência de qualquer elemento que desabone a sua vida pública.

Por fim, o senador Humberto Costa reitera que sempre esteve e continua à disposição para quaisquer informações adicionais de que necessitarem a Polícia Federal, a Procuradoria-Geral da República e o Supremo Tribunal Federal e espera que o inquérito em tela possa, finalmente, ser concluído.

Brasília, em 21 de março de 2017.

Os caminhos do PSB para a campanha presidencial de 2018



Por ter se posicionado de forma independente nos últimos anos, em relação aos Governos Dilma (com a qual Eduardo Campos havia rompido, com intensas críticas, e se lançado como alternativa na campanha presidencial) e Michel Temer, o PSB está livre para escolher os caminhos e até oferecer opções eleitorais em 2018. 

Esta liberdade e a falta de um líder feito Eduardo e Arraes, que unificavam o partido, levam a opções múltiplas, e totalmente distintas.

O PSB pode voltar a apoiar o PSDB, e esta seria a opção mais fácil. O candidato pode ser Aécio, mas setores do PSB preferem Geraldo Alckmin. O governador tem os socialistas na vice em São Paulo, e estes sonham na troca de apoio para buscarem o Palácio dos Bandeirantes. Alckmin, esperto, já buscou o PSB de Pernambuco, aproximando-se do governador Paulo Câmara em algumas agendas juntos.

Esta preferência por Alckmin chegaria ao ponto de lhe oferecer a legenda socialista para disputar a presidência, caso seja queimado na escolha tucana. 

Há quem defenda candidatura solo do PSB nacional, independente de Alckmin, pois não há favoritos para 2018, e seria a chance do partido mostrar a cara, como fez Eduardo Campos. Além disso, há segundo turno para uma conversa com partidos aliados. O partido precisaria encontrar um nome nacional e competitivo entre seus quadros.

O FATOR LULA

E há a possibilidade de uma conversa com Lula. O próprio Eduardo fazia críticas consistentes a Dilma, que estaria destruindo a herança político-econômica do governo Lula, mas poupava o conterrâneo, de quem foi ministro e recebeu apoio integral para seu governo no estado. Eduardo chegou a afirmar que se Lula fosse o candidato em 2014, ele não seria, e quando o "Volta, Lula" ganhou força, Eduardo era visto como possível vice. É claro que a conjuntura agora é outra, e a Lava-Jato bate na porta. Alguns dos ministros de Lula, amigos e empresários, com os quais tinha contato direto, estão ou estiveram presos, acusados de corrupção.

O senador Humberto Costa (PT), junto com o governador paraibano Ricardo Coutinho (PSB), parecem estarem se entusiasmando com a ideia da reaproximação, dos socialistas voltarem a apoiar a principal estrela petista.

Resta saber o PSB nacional, com os paulistas e o grupo ligado ao Governo Temer, inclusive com o senador Fernando Bezerra, para onde iria, pois o Governo Temer também está atolado com muitos dos seus principais nomes enrolados com as investigações da Lava-Jato, além de outras acusações que já derrubaram vários ministros. Portanto, Temer sabe que não é candidato. Aécio também foi citado, e Alckmin não está conseguindo a preferência nem do seu partido.

E o PSB de Pernambuco, ainda sob influência da memória de Eduardo Campos, vai tentar decifrar o que faria o líder. Os projetos que se apresentam são antagônicos, e para todos há bons e maus argumentos, e ninguém fará escolhas sem sair com arranhões.

Programação do Festival de Inverno de Garanhuns com artistas nacionais gera boa expectativa

Edital de convocação está aberto para artistas de todo o Brasil



Após uma edição apenas com artistas nordestinos, o edital do Festival de Inverno de Garanhuns foi aberto pelo Governo do Estado para todo o país, por meio da Secult-PE e da Fundarpe. O Edital Nacional do FIG 2017 está disponível no link.

Consolidado no calendário cultural pernambucano, o FIG 2017 acontecerá em julho, com atividades de fruição e formação em todas as linguagens artísticas e áreas culturais. Shows, cortejos, performances, intervenções, recitais, vivências criativas, espetáculos, desfiles, exposições, mostras, ações de gastronomia e patrimônio cultural, entre outras atividades podem ser sugeridas.

O período de inscrições presenciais ou por Correios é de 29 de março a 17 de abril. Os interessados em enviar propostas de programação devem acessar o edital e os formulários específicos também pelo site cultura.pe.gov.br

Folha de Pernambuco

Caixa 2 de Humberto Costa é alvo de nova fase da Operação Lava-Jato

Agentes da Polícia Federal cumprem, na manhã desta terça-feira (21), mandados de busca e apreensão autorizados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em nova fase da Operação Lava Jato. 

Alguns alvos estão em Pernambuco,  principalmente Mário Barbosa Beltrão, empresário ligado a Humberto Costa. O empresário seria o intermediador de Caixa 2 para o senador.

RESULTADO: Educação divulga listões dos cursos técnicos 2017

A Secretaria Estadual de Educação divulga os listões definitivos do processo seletivo dos cursos técnicos – nas modalidades Educação à Distância (EAD), Subsequente e Profuncionário. Este ano, o certame, que foi realizado em todas as regiões de Pernambuco, registrou mais de 66 mil inscrições realizadas, um recorde para esse tipo de seleção. Os resultados podem ser conferidos no site: 

As matrículas começam nesta segunda-feira (20), e seguem até a próxima sexta-feira (24), e os aprovados precisam apresentar toda a documentação detalhada no edital.

BANCOS, OS DONOS DO MUNDO! - Por Ivan Rodrigues


Devemos enaltecer as ações exitosas dos órgãos públicos, com a mesma ênfase com que os criticamos, por vezes, por suas atividades mal sucedidas. Os jornais dão notícia de uma pronta atividade do PROCON de Pernambuco, interferindo no comportamento abusivo praticado pelos bancos em nosso Estado, ao manter fechadas suas agências assaltadas em prejuízo das atividades econômicas e da comodidade da sua população. 

Lembrei-me, a propósito, de que em junho de 2015, quando correu a notícia de que o Banco do Brasil – Agência do Recife estaria vendendo dólares falsos, publiquei um texto em que dizia:

“Banco do Brasil vende dólares falsos. Pai e filha estão retidos nos Estados Unidos após tentarem depositar em agência americana dinheiro comprado no banco”

Como é mesmo? O Banco oficial de um país civilizado vendendo dinheiro falso? O nosso Banco do Brasil S/A, instituição bancária respeitável e secular, aceitando dinheiro falso e servindo de mula para falsários? Operação somente desmascarada nos Estados Unidos (que vergonha!) mediante a intervenção do FBI que meteu algemas no infeliz casal portador e apreendeu o dinheiro falso. O vexame exigiu a intervenção diplomática da Embaixada Brasileira.

Dias depois, com a divulgação da existência de 6 (seis) casos já constatados na agência do Banco do Brasil em Recife de dólares falsos recebidos e passados adiante (?) é que, APÓS SER AUTUADO PELO PROCON-PERNAMBUCO de acordo com a legislação de Defesa do Consumidor, surgiu uma nota da agência do Recife, suspendendo as operações de câmbio com a moeda norte-americana por 30 dias, que revela um primor de desavisada ingenuidade e um desvio ostensivo do verdadeiro foco da questão.

Comecemos pela origem da nota que, em se tratando de questão grave e de repercussão internacional, deveria ser iniciativa da Direção Geral do BB e não de uma simples Superintendência Regional. Confessa, ainda, que tomou a providência de “suspender o serviço de câmbio em todas as agências do Estado por 30 dias” o que quer dizer: a providência não foi iniciativa própria e SOMENTE FOI TOMADA ATENDENDO À AUTUAÇÃO DO PROCON-PERNAMBUCO que tem jurisdição e competência restrita apenas a este Estado. Vamos pelo menos falar com um mínimo de sinceridade. Não fosse a atuação vigilante das autoridades estaduais, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, seguramente continuaria a enxurrada de moeda falsa circulando em seus escaninhos, sem qualquer providência.”

Já se vê, portanto, que a providência adotada agora pelo PROCON de PERNAMBUCO no que diz respeito às multas aplicadas pelo fechamento de algumas agências de bancos no Interior (mais precisamente Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, e Santander) tem total procedência e não deve ser encarada com indiferença, uma vez que – conforme ocorreu com o episódio da venda de dólares falsos pelo Banco do Brasil – não fosse a sua previdente atuação, e o Imprevidente Banco teria continuado, impunemente e sem pudor, a distribuição de dólares falsos em todo o Brasil.

O Sistema Bancário Brasileiro, público e privado, desfruta dos maiores lucros já auferidos por qualquer atividade econômica do país e, sem quaisquer satisfações à população e às instituições como se vivessem em outras galáxias, simplesmente desativam suas agências no interior do Estado deixando seus clientes ao desamparo e a circulação econômico-financeiro de todo interior desativado.

Tudo sob a cavilosa alegação da insegurança provocada pelas explosões e dos saques às suas agências. Imaginem se todas as atividades produtivas de qualquer natureza no país resolvessem encerrar suas atividades sob o mesmo pretexto..

Claro, que o Poder Público tem responsabilidades com a segurança pública da população de modo geral e não de forma seletiva, mas a atividade bancária tem lucros, recursos, estrutura e condições capazes de prover a sua própria segurança e, na sua inarredável condição de prestadores de serviços públicos, não podem eximir-se dessa obrigação!

Cobrar obrigações do Poder Público para garantir um sistema de segurança privado e assegurar o funcionamento de todas as agências Bancárias do País: É PURA CHANTAGEM QUE O SISTEMA BANCÁRIO ESTÁ PRATICANDO AO FUGIR DE SUAS RESPONSABILIDADES SOCIAIS E ECONÔMICAS, E FORÇAR O PODER PÚBLICO A SUBSTITUÍ-LO NA SUA PRÓPRIA SEGURANÇA.

Servem mal, cobram os juros mais escorchantes do Mundo, conquistam lucros fantásticos que envergonhariam o mais irredutível agiota e ainda querem posar de “coitadinhos indefesos”

Aplausos para o PROCON-Pernambuco por sua pronta e oportuna atuação para mostrar (como mostrou ao Banco do Brasil no caso da venda de dinheiro falso) que temos um órgão vigilante na defesa da população de Pernambuco. De forma lamentável, não temos como dizer o mesmo em relação aos outros Estados, ao Banco Central do Brasil e, muito menos, ao Governo Federal.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.