terça-feira, 18 de abril de 2017

IZAÍAS E ÁLVARO PORTO RECEBEM OPOSIÇÃO ESTADUAL EM GARANHUNS

Da assessoria do deputado Álvaro Porto

Armando Monteiro e Izaías Régis
"Uma visita ao prefeito Izaías Regis (PTB) é a primeira atividade da caravana do Pernambuco de Verdade, em Garanhuns, nesta quarta-feira (19.04). Os deputados da oposição serão recebidos na prefeitura por volta das 8h30. Em seguida, partem para entrevistas a rádios locais.

A situação vivida pelos oposicionistas é oposta à enfrentada pelo governador Paulo Câmara (PSB) e assessores há cerca de duas semanas, quando o governo levou o programa Pernambuco em Ação a Garanhuns.

Na ocasião, Régis evitou contato com o socialista por entender que poderia constrangê-lo. Isso porque, segundo o prefeito, um eventual encontro o obrigaria a levar ao governador críticas e cobranças à gestão. De acordo com o petebista, moradores de Garanhuns estão insatisfeitos com a atuação de Câmara e estas queixas precisariam ser apresentadas a ele.

Paulo Câmara esteve em Garanhuns
e reuniu mais de 20 prefeitos da região
À tarde, os deputados de oposição farão visitas a obras atrasadas, a estradas e prédios públicos estaduais deteriorados, a áreas reservadas a projetos prometidos mas não executados. 

À noite, ouvirão à população do Agreste Meridional em plenária, na Câmara de Vereadores. Como já ocorrido em Serra Talhada e Santa Cruz do Capibaribe, o microfone será aberto para moradores se expressem e apresentem reivindicações que serão compiladas e encaminhadas ao Governo do Estado.

Alvaro Porto (PSD) será o anfitrião e cicerone do grupo, que contará com o líder da oposição, Silvio Costa Filho (PRB), Socorro Pimentel (PSL), Priscila Krause (DEM), Tereza Leitão (PT), Ossesio Silva (PRB), Augusto César (PTB) e Julio Cavalcanti (PTB). "

Barragens voltam a armazenar água após chuvas no interior do estado




Três barragens localizadas no Sertão e uma no Agreste voltaram a armazenar água graças às chuvas registradas nas regiões, na última semana. Em Custódia, no Sertão do Moxotó, a Barragem de Marrecas, que estava em colapso desde novembro de 2014, conseguiu acumular hoje (17) 1,4 milhão de metros cúbicos de água, o que corresponde a 6,49 % da sua capacidade de armazenamento e vai permitir que a Compesa reative o sistema de abastecimento da cidade.

No Sertão do Pajeú, a Barragem do Rosário, que secou em dezembro de 2015, começou a armazenar água do Rio da Volta, e a Barragem de Brotas, situada em Afogados da Ingazeira, e que estava inoperante há oito meses, acumulou 20% da sua capacidade total. As chuvas também levaram boas notícias para uma cidade do Agreste. A Barragem de São Sebastião, que entrou em colapso em fevereiro deste ano, recuperou 20% da sua capacidade total, e até o final desta semana volta a abastecer a população de Panelas pela rede de distribuição. 

Com o volume acumulado na Barragem de Marrecas, em Custódia, que tem a capacidade de acumular 21,6 milhões de metros cúbicos, a Compesa pretende dentro de 20 dias, restabelecer o sistema e fornecer uma vazão de 22 litros de água por segundo para o abastecimento da cidade, que hoje é atendida apenas por três poços de Vila de Fátima, localidade próxima a cidade de Afogados da Ingazeira. Com a colaboração de Marrecas, o abastecimento de Custódia vai contar com o volume total de 36 l/s, possibilitando a redução do rodízio atual, que é de cinco dias com água e 23 dias sem, para três dias com água e 16 dias sem. A água de Marrecas também vai garantir a manutenção do novo calendário por 11 meses na cidade.

Já no Sertão do Pajeú, a Compesa dedica esforços para, dentro de dez dias, iniciar os testes para reativar a operação do Sistema Brotas, beneficiando as populações de Afogados da Ingazeira e Tabira - juntas, somam 69 mil pessoas (área urbana). Hoje, as duas cidades são atendidas pela Adutora do Pajeú que permite, em Afogados da Ingazeira, cumprir o calendário de dois dias com água e dez dias sem, enquanto que, em Tabira, o rodízio é de dois com água e até 20 dias sem. A Compesa realiza medições diárias do nivel da Barragem de Brotas, que apresenta agora 4 milhões de metros cúbicos, e cujo volume acumulado vem aumentando dia a dia. A companhia trabalha para retomar a operação do sistema, tratar a água de Brotas e melhorar o abastecimento de Afogados da Ingazeira e Tabira.

O Sistema do Rosário ainda depende de mais chuvas na região para voltar a operar e abastecer 14 mil pessoas nas cidades de Iguaracy, Tuparetama e Ingazeira. Até o momento, a chuvaque caiu na região não foi suficiente para completar o volume morto, mas o rio continua afluindo para o Rosário, o que aumenta as chances de recuperação do manancial. Desde que a Barragem do Rosário (32 milhões de metros cúbicos) secou, as três cidades passaram a ser atendidas pela Adutora do Pajeú, no regime de rodízio de dois dias com água e 10 dias sem o abastecimento.

Agreste - Até o final desta semana, os moradores de Panelas, no Agreste, voltam a receber água nas torneiras. Isso porque a Barragem São Sebastião registra 20% da sua capacidade de armazenamento - que é de 250 mil metros cúbicos de água - e tem condições de ofertar para a cidade a vazão de 10 l/s. A companhia ainda realiza ajustes operacionais no sistema de abastecimento e tratamento de água para retomar o fornecimento de água para a cidade. O novo calendário de abastecimento da cidade será divulgado até o final deste mês. Atualmente, Panelas recebe água por meio de seis estações de abastecimento, que são alimentadas por carros-pipas.

As chuvas na região Agreste também refletiram em melhorias no abastecimento de Quipapá e São Benedito do Sul. Os municípios são atendidos por barragens de nível - que não acumulam água, dependem exclusivamente do volume de água dos rios-situadas no Riacho Areias e Riacho Água Fria localizados em Quipapá e São Benedito do Sul, respectivamente, e que estão vertendo água. A Barragem de Jucazinho, o principal reservatório do Agreste, localizada em Surubim, permanece em colapso. Não choveu na região o suficiente para alterar o quadro do manancial que secou em novembro do ano passado.

Testemunhas de Jeová promovem Assembleia Regional em Caetés



No mês de abril, as Testemunhas de Jeová realizarão duas edições da Assembleia “Aumente sua fé em Jeová”, com base no texto bíblico de Hebreus 11:6. A primeira edição será no sábado, dia 22 e a segunda no domingo, dia 23. A programação tem início a partir de 09:40h da manhã. O Evento acontecerá no Centro de Eventos Municipal de Caetés. A entrada é gratuita.

"O evento bíblico mostrará como manifestar fé em Jeová em circunstâncias difíceis e como aumentar a nossa fé. Além disso, os presentes saberão como evitar o perigo da falta de fé que facilmente pode nos enlaçar. Também será fortalecedor ouvir relatos de pessoas que continuam levando uma vida cristã apesar dos desafios destes dias difíceis. Um destaque da programação é o discurso público que será realizado às 13:30h com o tema: “O que é a verdadeira fé e como mostramos que temos essa fé?”

Em 240 países, mais de 8 milhões Testemunhas de Jeová se reúnem em ocasiões como essa de excelente instrução baseada na Palavra de Deus, a Bíblia. No site oficial das Testemunhas de Jeová, o JW.ORG, você encontrará mais informações sobre esses eventos, além de vídeos e assuntos de interesse para toda família.

TROCÃO AUTOCENTER EM GARANHUNS - CHEGOU, TROCOU!


Rua Barão do Rio Branco e Av. Dantas Barreto - GARANHUNS - PE

GARANHUNS: Vereador ausente terá salário cortado



A Câmara de Vereadores de Garanhuns, através da sua Presidente, vereadora Carla de Zé de Vilaço, vem a público esclarecer as ações administrativas a serem adotadas em face da ausência do vereador José Ary Souto Leal Junior (PTB) de suas atividades parlamentares por período superior a 20 (vinte) dias. (Nota do blog: O vereador está ausente das reuniões da Câmara há quase um mês, participando de uma cavalgada com um grupo de 07 cavaleiros até Porto Seguro na Bahia, deixando suas atividades parlamentares).

Vereador Ary Leal
Apesar de sua ausência ter sido informada anteriormente aos demais colegas parlamentares, a Casa Raimundo de Moraes segue, de forma coerente e como já é de conhecimento do referido Vereador, o Regimento Interno Institucional. Sendo assim, em virtude de sua falta nas reuniões ordinárias e das comissões ficou definido que seus vencimentos financeiros serão suspensos no período correspondente ao afastamento do Parlamentar.

Ressalta-se ainda que, de acordo com informações do departamento Jurídico da Câmara, o Regimento Interno da Casa determina que os suplentes sejam convocados apenas quando o período de ausência seja superior a 60 (sessenta) dias, o que não ocorreu neste Caso em questão. 

Carla Patrícia Gomes de Oliveira
Presidente

Segurança será o mote principal da Oposição no Seminário em Garanhuns

Álvaro Porto

Deputados de oposição realizam o seminário Pernambuco de Verdade nesta quarta-feira (19) em Garanhuns. O debate acontece na Câmara de Vereadores e deve contar, além dos deputados, com lideranças da oposição em Garanhuns, coordenada pelo prefeito Izaías Régis, ao governador em Garanhuns, e na região, principalmente pela liderança do deputado Álvaro Porto (PSD), que tem se mostrado o mais crítico na ALEPE, mesmo estando em um partido aliado a Paulo.

O encontro deve lotar o plenário da Casa Raimundo de Morais, mas não deve contar com os prefeitos do Agreste Meridional. O seminário tem visitado os municípios onde estão acontecendo os seminário do governo, Pernambuco em Ação, como contraponto para mostrar as falhas do estado.

A questão da crise da segurança deve ser o tema principal, mas outros assuntos, como a promessa do hospital Mestre Dominguinhos, devem ser tratados no debate.

Se a votação da Reforma da Previdência fosse hoje, ela seria... SAIBA AQUI


...Rejeitada na Câmara Federal, segundo a Agência Estado. A atualização do Placar da Previdência, levantamento realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo com deputados a respeito de reforma que tramita na Câmara, mostra que o número de parlamentares contrários à proposta subiu para 275, e 101 votam com Temer, a favor da reforma.  Às 20h45 desta segunda-feira, 17, havia 35 indecisos; 64 não quiseram responder; 36 não foram encontrados, e um disse que deve se abster.

O levantamento também mostrou que 71 deputados são a favor, mas com alteração da idade mínima para mulheres e 55 apoiam as mudanças mas com alteração da idade mínima para homens. Além disso, 76 são favoráveis, mas com criação de uma regra de transição para homens com menos de 50 anos e mulheres com menos de 45 anos, e 78 defendem a retirada da exigência de 49 anos de contribuição para ter o direito de benefício integral.

Resumindo. Do jeito que ela está hoje, ela não passa. E de qualquer forma, com tantas mudanças e repercussão negativa na eleição 2018, tem gente que acha que não há mais espaço para mudanças radicais, e o problema no caixa da Previdência deva ficar para um novo governo e um novo Congresso, eleito com esta responsabilidade. O deputado Danilo Cabral defende uma assembleia constituinte para as reformas.

Paulo Câmara garante ações para a agricultura familiar durante o 6º Grito da Terra de Pernambuco

Em encontro no Palácio do Campo das Princesas, 
o governador assinou dois decretos em benefício dos homens e mulheres do campo




O governador Paulo Câmara recebeu, nesta segunda-feira (17.04), no Palácio do Campo das Princesas, trabalhadores de diversas entidades rurais do Estado que participaram do 6º Grito da Terra de Pernambuco, para discutir demandas referentes às necessidades dos homens e mulheres do campo nas áreas de saúde, educação, segurança e agricultura. Durante o encontro, o chefe do Executivo estadual ainda assinou dois decretos que vão consolidar a agroecologia e a agricultura familiar de Pernambuco.

Paulo também garantiu o fortalecimento do Programa Chapéu de Palha com o anúncio do envio, ainda nesta semana, à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) de Projeto de Lei para reajustar em 10% o benefício.

“Entendemos a preocupação do trabalhador rural e reafirmamos o nosso compromisso em realizar ações que passem pela melhoria da chegada da água, pela segurança no âmbito da zona rural e questões que envolvam a educação. Vamos realizar obras que garantam a instalação de cisternas, sistemas simplificados e a perfuração de poços para dar condições ao trabalhador de produzir mais apesar das dificuldades de água”, afirmou o governador Paulo Câmara. “Saio daqui hoje com o dever de casa de defender o homem do campo, para que ele tenha condições de, com o próprio trabalho e na sua terra, fazer avanços e poder se estabelecer com essa atividade econômica importante que nós sabemos que é”, completou.

O primeiro decreto assinado pelo governador institui uma comissão multisetorial para fins de desenvolvimento de Plano de Reestruturação Socioprodutiva da Zona da Mata do Estado de Pernambuco. O segundo decreto institui a Comissão Estadual para fins de desenvolvimento de Plano de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado de Pernambuco. “Os dois decretos farão com que representantes dos movimentos e do Governo de Pernambuco estejam sempre juntos, dando respostas à população”, explicou o governador Paulo Câmara.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, enfatizou o compromisso do governador Paulo Câmara com a pauta. “É importante destacar a continuidade do programa. Enquanto muitos Estados estão diminuindo as conquistas, a gente continua garantindo, enviando o Projeto de Lei para que haja a correção da bolsa”, ressaltou, complementando que, por ano, o Governo de Pernambuco investe R$ 50 milhões no Chapéu de Palha.

Com relação ao combate à violência, Paulo Câmara assegurou que o Governo de Pernambuco irá disponibilizar mais equipamentos e policiais na zona rural para garantir a segurança dos trabalhadores rurais. Sobre a reforma da Previdência, o governador reforçou o compromisso de lutar para que não haja prejuízos ao trabalhador rural. “Temos que garantir os direitos dos trabalhadores rurais do nosso Estado e não vamos aceitar de maneira nenhuma alterações na reforma da Previdência”, cravou.

Acompanharam o governador Paulo Câmara os secretários Antonio Figueira (Casa Civil), Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Fred Amâncio (Educação); o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; o presidente da Compesa, Roberto Tavares; e o senador Humberto Costa. Entre as entidades participantes do 6º Grito da Terra de Pernambuco estiveram FETAPE, CONTAG, FETAEPE, STR, ASA, SERTA, MST, PJR, CPT, SABIÁ, Instituto Manoel Santos, Cáritas Brasileira NE2, CUT e COOPAGEL.

Fotos: Roberto Pereira/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.