domingo, 28 de maio de 2017

CSJD realiza Concurso Interno de Redação, Desenho, Vídeo e Paródia




Com o TEMA "Água para vida e pela vida", o Colégio Santa Joana D'Arc realizou na sexta-feira (26), o seu 9º Concurso Interno de Redação, Desenho, Vídeo e Paródia, com seus estudantes, que mostraram muita criatividade e desenvolvimento cultural.

A atividade visa apresentar aos educandos novos desafios e oportunidades, que ofereçam a ampliação do conhecimento, formando jovens pensantes, críticos e autônomos.

DEMA DO FORRÓ: Garanhuns perde um dos maiores forrozeiros de sua história

Vado, João, eu e Dema


Se você dançou forró em Garanhuns nas últimas décadas, certamente uma ou várias de suas festas podem ter sido animadas por Dema do Forró, figura simples, dedicada à família e seus amigos, e um dos maiores forrozeiros da história de nossa cidade. 

Dema tocava vários instrumentos nos forrós da vida, mas principalmente triângulo e a zambumba, instrumento que dominava como poucos, foi também um cantor de extenso repertório, com ênfase no pé-de-serra! Dema fez festas em toda a região, era artista sempre requisitado, mas que também sofreu com o direcionamento nos últimos anos a alguns privilegiados nos eventos de Garanhuns. Dema se apresentou no Festival de Inverno e em tantos outros grandes eventos, e talvez não tenha sido tratado com a importância que sempre teve para a música regional. 

Tocava e tocou com as melhores bandas, e também tinha seu trabalho-solo, e era destas festas, dos cachés, que sustentava sua família. Há uns dois anos estava comandando um programa de pé-de-serra em uma rádio alternativa em Garanhuns.

Humilde, seu sucesso eram as festas nos bares, restaurantes e particulares. Nunca fez questão do protagonismo, mas tinha seu grande público, e sua presença nas bandas enchia mais os palcos. 

Todos que fazem forró têm algo a agradecer a Dema. Eu, particularmente, toquei várias festas com ele, quando comecei com a sanfona de João Baixinho, dos 3 dos Forró, que tinha Vado no Triângulo e Dema na Zabumba. Tanto Vado quanto Dema eram atrações à parte. O zambumbeiro, mais famoso que eu, quando chegávamos nas festas, conhecia e falava com todo mundo. As pessoas gostavam de Dema pelo sua qualidade no palco, e pelo seu jeito simples.

Dema morreu neste sábado, depois de lutar anos pela saúde. Perde Garanhuns. Perde o forró!

Se as pessoas soubessem o quanto Dema foi importante para a classe artística e a cultura regional, a prefeitura decretaria três dias de luto! Mas vale muito mais este reconhecimento de todos a este grande homem, pai de família e forrozeiro pernambucano!

Dema gravou uma música de Valber Van der Linden, que diz: "Garanhuns abre as portas do seu coração, para mostrar a alegria que é viver aqui..."

Tadeu defende saída de Temer e eleições diretas, com respeito à Constituição




Em sintonia com o posicionamento da Executiva Nacional do PSB, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB/PE) divulgou vídeo nas redes sociais em que defende o afastamento do Presidente da República, Michel Temer, e o apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do deputado Miro Teixeira (REDE/RJ), que permite a realização de eleições diretas no País.

Para Tadeu, é preciso devolver ao povo brasileiro a oportunidade de, num momento excepcional, escolher o futuro Presidente da República. "Um governo de transição, de diálogo com a sociedade, para que cheguemos em 2018 e possamos fazer um grande debate sobre o futuro do Brasil", afirma no vídeo.

Assista aqui à declaração de apoio às eleições diretas de Tadeu Alencar:

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.