terça-feira, 30 de maio de 2017

Mostra Sesc de Cinema em Garanhuns e mais seis cidades de Pernambuco

São 18 curtas e 2 longas que terão exibição gratuita na Região Metropolitana, Agreste e Sertão



Neste mês de junho, a produção cinematográfica pernambucana vai circular por sete cidades do estado, indo da Região Metropolitana do Recife ao Sertão. Dezoito curtas e dois longas vão integrar a Mostra Sesc de Cinema, que vai ter exibição gratuita nas unidades de Garanhuns, Caruaru, Arcoverde, Goiana, Belo Jardim, Casa Amarela e Petrolina. É a primeira edição do projeto nacional, que selecionou trabalhos inéditos de cada estado e vai eleger seis para representar o Nordeste na próxima etapa.

As produções, de ficção e documentário, foram vencedoras da seleção realizada no início deste ano, com 55 inscrições. Como prêmio, vão circular pelas sete cidades e, após a última temporada, em Petrolina, serão anunciados os destaques da etapa estadual, sendo Melhor Roteiro e Melhor Direção, tanto para os curtas quanto para os longas-metragens, e ainda os filmes que foram indicados para a etapa regional e premiados com o licenciamento em Pernambuco. Serão 4 curtas e 2 longas que vão representar a região na etapa nacional do projeto, que acontecerá no segundo semestre em vários estados, inclusive em Pernambuco.

“É uma ferramenta em que apostamos para difundir nossa produção, valorizar o olhar local e continuar referendando Pernambuco como um grande polo de produção e formação de público”, explica a instrutora de atividades artísticas do Sesc em Pernambuco, Naruna Freitas. De 1º a 3 de junho, os filmes terão exibição nas unidades do Sesc em Garanhuns, Caruaru e Arcoverde.

Em seguida, de 5 a 7, a Mostra aporta em Goiana e, de 7 a 9, chegam a Belo Jardim, Casa Amarela e Petrolina. “Estamos sendo uma ponte entre alguns jovens diretores, que terão a oportunidade de apresentar seus primeiros trabalhos, como Felipe Soares (Autofagia), e de nomes já reconhecidos, como Petrônio Lorena (O silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras), ressalta Naruna. A classificação é variada, tendo opções livres, e a programação varia de acordo com a unidade que sediará a Mostra Sesc de Cinema. Informações podem ser obtidas nas unidades ou no site www.sescpe.org.br.

Sesc e audiovisual – Além de possuir equipamentos nas unidades para exibições sistemáticas de filmes para crianças e adultos, o Sesc tem se voltado para expandir sua atuação no audiovisual no estado. Em 2016, realizou o Circuito Sesc do Cinema Pernambucano, que realizou 81 exibições em cinco cidades, atingindo mais de 5mil espectadores. Além disso, apoia iniciativas como a Mostra Canavial de Cinema, o FestCine e o Festival de Cinema de Triunfo.

Programação

V GERES leva alerta de acidentes de motos à emergência do Hospital Dom Moura





Integrando a programação regional do Maio Amarelo, os residentes de Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes, da V GERES, em parceria com os residentes de Atenção Hospitalar com Ênfase em Gestão do Cuidado, do Hospital Regional Dom Moura, realizaram na última sexta-feira (26) uma atividade de integração com pacientes e acompanhantes do Hospital Regional, debatendo a temática “Pare, pense e siga: ações de promoção em saúde para prevenção de acidentes de transporte terrestre”.

NÚMEROS ALARMANTES

O HRDM se configura como Hospital Sentinela, ou seja, referência para as notificações no Sistema de Informação de Acidentes de Trânsito Terrestre (SINATT) da V Gerência Regional de Saúde, além de ser a referência em urgência, emergência e traumatologia para esses casos. 

Desde o início do ano foram registrados 1124 casos de acidentes terrestres, sendo 72% (815 casos) relacionados ao uso da motocicleta. "Todos os dias, sem exceção, nós temos entrada em nossa emergência relacionada a acidentes de trânsito, e mais especificamente envolvendo motociclistas" - afirma Luiz Melo, diretor do hospital.

De forma a alertar os motociclistas, foram desenvolvidas atividades educativas em saúde com caráter tanto de promoção como de prevenção no setor da Emergência e na Clínica cirúrgica do HRDM, sendo estes os principais setores que recebem vítimas de acidentes relacionados ao trânsito.

Catarina Tenório, gestora da V GERES
O Hospital Regional Dom Moura vem realizando também ações contínuas de educação permanente, realizando atividades de prevenção e educação em saúde junto ao munícipes do Agreste Meridional de Pernambuco.

“Estamos encerrando a campanha Maio Amarelo, mas o alerta e a prevenção devem servir para que todos que fazem o trânsito, e principalmente os usuários de motocicletas, possam ter uma nova postura na condução dos veículos, evitando traumas, que podem ser sequelas e até a morte” - Alerta Dra. Catarina Tenório, gestora regional de Saúde.

Pernambuco tem 24 municípios em estado de Emergência

Estão em estado de Emergência os municípios de Caruaru, Ipojuca, Joaquim Nabuco, Jurema, Lagoa dos Gatos, Primavera, Quipapá, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Belém de Maria, Gameleira, Palmares, Amaraji, Maraial, Ribeirão, Cortês, Barra de Guabiraba, São Benedito do Sul, Rio Formoso, Catende, Água Preta, Jaqueira e Barreiros.



Após receber relatos das defesas civis municipais de 13 municípios afetados pelas fortes chuvas do fim de semana, o Governo de Pernambuco decretou, no último domingo (28.05), Calamidade Pública nessas cidades. Equipes técnicas, da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros, foram enviadas para a avaliação do cenário e para a execução das primeiras medidas de assistência à população em cada uma dessas localidades. 

Com isso, constatou-se que não era necessário mais o estado de Calamidade, mas sim o estado de Emergência. A alteração na classificação não afeta a assistência aos municípios. Todo os municípios afetados terão acesso ao crédito, decorrentes de tragédias. 

Essa avaliação técnica também foi realizada em outros dez municípios impactados pelas chuvas, e um novo Decreto (nº 44.492) publicado no Diário Oficial do Estado elevou o número de cidades em Emergência de 13 para 24. 

Com o Decreto nº 44.492, também foi ampliado o período de situação excepcional para 180 dias - eram 120 dias antes -, o que permitirá, conforme a Legislação, uma ação prolongada do poder público nas áreas atingidas. 

PALMEIRINA SOLIDÁRIA vai arrecadar donativos para Catende, município atingido pelas enchentes


Concurso Público de Calçado está anulado!



A Justiça acolheu os pedidos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em ação civil pública e declarou a nulidade do concurso público de provas e títulos realizado pelo município de Calçado (Agreste Meridional) no ano de 2012, do ato de dispensa de licitação para contratação das entidades responsáveis pela organização do certame e dos demais atos decorrentes da seleção pública.

Ainda segundo a decisão, a Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam) e o Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco (Comanas) foram condenados a ressarcir os valores pagos pelos candidatos inscritos no concurso e fornecer à Prefeitura de Calçado, no prazo de 15 dias, toda a documentação e os dados pessoais dos candidatos, a fim de assegurar a devolução dos valores conforme estipula a decisão judicial.

O prefeito de Calçado, Francisco Nogueira, deverá comunicar à população todo o procedimento necessário para requisitar a devolução do que foi pago a título de inscrição no concurso público de 2012.

A promotora de Justiça de Calçados, Mariana Cândido Albuquerque, esclarece que a anulação do concurso não trouxe prejuízos à coletividade, já que nenhum aprovado chegou a ser nomeado. “Quando o concurso foi homologado, já havia decisão judicial bloqueando a convocação dos aprovados. Evitou-se, assim, que pessoas assumissem cargos, recebessem salários, gerando uma insegurança jurídica desnecessária”, avaliou. A ação inicial foi proposta pela promotora de Justiça Danielly Lopes, que era a titular da Promotoria de Calçados.

Por fim, Mariana Cândido Albuquerque destacou que o prefeito de Calçados já procurou o MPPE informando que está nos procedimentos iniciais para deflagrar novo concurso público a fim de suprir a demanda de pessoal.

Entenda o caso – para realizar concurso público, a Prefeitura de Calçado contratou, mediante dispensa de licitação, a Codeam, que, em seguida, subcontratou a Comanas. O Ministério Público identificou irregularidades no processo de contratação das entidades que, no entendimento da Instituição, justificam o pedido de anulação de toda a licitação, do processo de contratação e também do concurso subsequente. A ação foi ajuizada no ano de 2014.

O MPPE apresentou à Justiça informações dando conta de que a Codeam e a Comanas não possuíam, em seus atos constitutivos e Estatutos Sociais, a previsão de realização de concursos públicos. Para o MPPE, o fato de terem sido contratados para prestar um serviço que não consta na sua área de atuação apresenta indícios de desvio de finalidade das contratações, em violação aos princípios da legalidade e impessoalidade.

Durante a etapa de aplicação das provas, os candidatos informaram ao MPPE que as provas continham questões repetidas de outros concursos. Tal prática é vedada, já que o ineditismo das perguntas é crucial para assegurar a isonomia entre os candidatos.

Paulo Câmara convoca secretariado para atuar nos municípios atingidos pelas fortes chuvas

Nesta segunda-feira (29.05), o governador designou que  toda a equipe cuide, ‘in loco’, dos municípios em estado de Calamidade



O governador Paulo Câmara reuniu, nesta segunda-feira (29.05), todo o secretariado para determinar que seja feito um esforço conjunto no intuito de minimizar os impactos das fortes chuvas que atingiram municípios da Zona da Mata Sul e do Agreste. Para isso, Paulo designou que cada gestor das pastas coordene um dos 15 Escritórios Locais nas cidades em estado de Calamidade. Durante a reunião, realizada no Palácio do Campo das Princesas, o gestor estadual informou, ainda, que deve decretar estado de Calamidade também para Caruaru, devido a documentações com informações do município do Agreste.

“Dando continuidade às ações que já foram tomadas, o governador Paulo Câmara convocou o secretariado e designou aos secretários para tomarem conta de cada um dos municípios que teve decretado estado de Calamidade. O que o governador quer são ações conjuntas, de auxílio aos municípios e aos pernambucanos”, esclareceu o secretário da pasta de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni. Além de coordenar, em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (CODECIPE) e com as Prefeituras Municipais, as secretarias também serão responsáveis por emitir relatórios diários e enviá-los ao Gabinete Central, mantido no Palácio do Campo das Princesas. 

Com relação às ações que estão sendo realizadas no esforço de amenizar os danos causados pelas chuvas dos últimos dias, Stefanni esclareceu que as equipes estão de prontidão, trabalhando 24 horas por dia, e que os leitos dos rios e as barreiras estão sendo monitorados. “Hoje, já chegou um dos helicópteros solicitados e um outro deve chegar amanhã. Com isso, vamos continuar a prevenir, tirando as pessoas das áreas de risco. Além disso, as 12 viaturas que foram entregues,na última semana, ao Corpo de Bombeiros, estão em campo mostrando uma ação responsável do governo”, afirmou o secretário, acrescentando que o Hospital de Campanha deverá ser instalado na cidade de Rio Formoso, que teve a sua unidade médica inundada, para reforçar a assistência na Mata Sul.

Além da Barragem de Serro Azul, localizada no município de Palmares, que conteve grande parte das águas da chuva, danos maiores também foram evitados devido ao trabalho que vinha sendo realizado pelo Governo de Pernambuco após as enchentes de 2010. “A Operação Reconstrução foi exitosa. Reconstruímos cinco hospitais e nenhum deles foi atingido por essas chuvas. Também entregamos 12.131 casas, construídas em parceria com o Governo Federal, que não foram afetadas. Se considerarmos cinco pessoas em cada casa dessa, tiramos 60 mil pessoas da possibilidade de sofrer danos”, explicou.

Com capacidade para 303 milhões de metros cúbicos (m³) de água, a Barragem de Serro Azul já acumula 70 milhões de m³ de água. “Antes das grandes chuvas, a barragem estava com 13 milhões de m³, ou seja, contivemos algo em torno de 58 milhões de m³ que, se não tivessem sido contidos pelo equipamento, teriam aumentado os efeitos danosos das enchentes”, avaliou o Márcio Stefanni.

Fotos: Roberto Pereira/SEI

UPE CRIA COMISSÃO PARA PRESTAR ASSISTÊNCIA A MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS ENCHENTES



A Universidade de Pernambuco – UPE – se solidariza com os moradores dos municípios atingidos pelas enchentes que acometeram o Estado de Pernambuco, em especial o município de Palmares, onde a instituição possui um campus universitário.

Desta forma, a UPE criou uma comissão para discutir e decidir a mobilização da Universidade para prestar assistência às vítimas atingidas e na reconstrução dos municípios castigados pelas fortes chuvas, em articulação com as ações do governo e das prefeituras.

Dentre as ações, a UPE está arrecadando alimentos não perecíveis prontos para consumo (biscoito, bolachas, pão, leite em caixa, achocolatado, sucos, etc.), agasalhos, lençóis, colchões, água potável e material de higiene pessoal e limpeza para as vítimas da Mata Sul atingidas pelas enchentes nesse fim de semana.

A partir desta segunda-feira (29/05), a Reitoria da UPE servirá como posto de coleta das doações, das 8h às 17h. A Reitoria fica na Av. Agamenon Magalhães, s/n – Santo Amaro.

Contamos com o seu apoio!

Profº. Pedro Falcão                                                                                      Profª. Socorro Cavalcanti
Reitor da UPE                                                                                                       Vice-reitora da UPE

Quadro de espera para DOAÇÃO DE ÓRGÃOS em Pernambuco

São 1.179 pernambucanos esperando a vez na fila de doação. Fale com sua família sobre o desejo de ser um doador de órgãos. ❤️ A sensibilização de toda a população é fundamental.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.