quinta-feira, 1 de junho de 2017

FIG: Orientações sobre o Armazém de Artes e Negócios



Na próxima segunda-feira (05), a Unidade Agreste Meridional do Sebrae Pernambuco realiza, a partir das 14h, no auditório da unidade, a reunião de orientação e informações gerais para os participantes do Armazém de Artes e Negócios 2017 – que acontece durante o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no mês de julho, no Parque Euclides Dourado, e colabora diretamente na movimentação econômica do evento.

Serviço – Reunião de orientações sobre o Armazém de Artes e Negócios 2017
Local: Sebrae Unidade Agreste Meridional
Data: 05 de junho de 2017
Hora: 14h
Informações: (87) 3221-3333

GARANHUNS: Izaías nomeia secretária interina para a saúde

Shisneyda é a nova secretária de Saúde de Garanhuns
O ex-secretário municipal de saúde de Garanhuns, Alfredo Gois, anunciou há quase um mês que iria entregar o cargo no final de maio, e não foi surpresa para muita gente o prefeito Izaías Régis nomear Shisneyda Furtado para comandar a pasta. A questão é que o prefeito teve 30 dias para encontrar um substituto e ainda assim nomeou a nova secretária de forma interina para o cargo.

Desde janeiro deste ano, Shisneyda estava à frente da Secretaria Executiva de Saúde, cargo correspondente ao de secretário adjunto. 

Ao contrário do período pós-eleitoral, quando vários nomes foram sondados, e era dada como certa a saída de Alfredo, agora não gerou o burburinho público sobre quem assumiria a pasta. O momento é outro também. Após as eleições a prefeitura começou a mostrar que o caixa não estava tão cheio como se dizia. Ainda assim, a saúde é um dos maiores orçamentos e estruturas do município e certamente devem existir vários pretendentes, por isto que não explica estar com secretária interina se havia tanta antecedência para a escolha. 

Modus Operandi: Izaías já tomou atitudes assim antes, preparando terreno para efetivar a secretária, de forma que o impacto negativo por não dar espaços a outros nomes do seu grupo político se dilua com o passar dos dias. Aí depois nomeia em definitivo.

Shisneyda é natural de Bodocó, e foi Secretária da Saúde em Trindade, ambas no Sertão. Na sua gestão, teve problemas de rejeição de contas junto ao TCE.

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE ARCOVERDE TEM ALCEU, AVIÕES, DORGIVAL E LUAN SANTANA

ARCOVERDE TEM MUITO FORRÓ E ENALTECE REISADO E CULTURA LOCAL



Arcoverde, um dos principais e mais visitados destinos juninos de Pernambuco, vai levar para as ruas da cidade uma alusão às tradicionais cantoras do reisado. A edição deste ano da maior festa da cidade vai trazer o tema “Com História, Arte e Tradição, em 2017, as Rainhas do Reisado são as Homenageadas da Capital do São João”. A festividade vai acontecer de 17 a 28 de junho, com programação diária em todos os polos descentralizados pela cidade.

Valorizando a cultura local, a grade de programação é formada por aproximadamente 70% de artistas conterrâneos. Serão mais de 170 atrações, com nomes que equilibram o tradicionalismo e a inovação do cenário musical. No dia de abertura (17), às 20h, além da solenidade com a presença da prefeita Madalena Britto, haverá homenagem às rainhas com a presença do Reisado de Caraíbas e, em seguida, shows da banda Fulô de Mandacaru e do cantor Gabriel Diniz.

Nos demais 11 dias de festa, vão se apresentar no Polo Multicultural, na Praça da Bandeira, nomes como Mazinho de Arcoverde, George Silva, Wagner Carvalho, Jorge de Altinho, Valquíria Santos, Batista Lima, Solteirões do Forró, Alceu Valença, Maciel Melo, Dorgival Dantas, Aviões do Forró, Luan Santana, entre outros.

Para conferir a programação completa:

CAMPANHA DE DOAÇÃO EM CAPOEIRAS EM PROL DAS VÍTIMAS DAS ENCHENTES



Gilmar Alves

O povo capoeirense além de ser um povo alegre mostra mais uma vez que é também bastante solidário quando o assunto é ajudar quem mais precisa. E pensando nisso foi criada por populares em Capoeiras, uma campanha para arrecadar vários donativos, como: Água Mineral, Cobertores, Fraldas, Colchões, Material de Higiene Pessoal etc.Uma iniciativa bastante importante compartilhada por todos que gostam de praticar o bem ao seu próximo, pois hoje mais de 24 municípios pernambucanos principalmente os situados na região da mata sul, já decretaram estado de calamidade Pública; devido as fortes chuvas que caíram nos últimos dias. 

Portanto faça sua parte e ajude os nossos irmãos que nesse momento estão precisando urgentemente de nossa ajuda, amanhã quinta-feira (01) sairá pelas ruas de Capoeiras um carro de som com uma equipe arrecadando essas doações, outro ponto será o antigo Supermercado do Povo localizado na Praça João Borrego no centro da cidade, e na próxima sexta-feira (02) também continuarão as arrecadações nos mesmos pontos citados, ou ainda pelos telefones 9.9926-7840/ 9.9612-7592/ 9.9900-7098. 

Provérbios 3:27 (Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo).

DIRETAS JÁ: Projeto foi aprovado na CCJ e fica mais perto de se tornar realidade



O líder da Oposição, Humberto Costa (PT), comemorou, nesta quarta-feira (31), a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece eleições diretas para a Presidência da República no caso de ausência definitiva do presidente e do vice nos três primeiros anos de mandato do chefe do Executivo federal. O texto segue agora para plenário.

Humberto aposta na aprovação no senado e na queda de Temer
“Essa é uma grande vitória para o povo brasileiro. O cenário político no País segue difuso, mas tem duas coisas muito claras: Temer não tem nenhuma condição de seguir no Palácio do Planalto e o Congresso Nacional não tem legitimidade para eleger o seu sucessor. A população quer escolher o seu presidente e acabar com esse ciclo de golpes que aconteceram no país”, afirmou o senador.

Se aprovada em definitivo este ano, a PEC pode garantir eleições diretas no caso da saída do presidente Michel Temer (PMDB) do cargo. Temer é acusado de participação em esquemas de corrupção e recentemente foi gravado em conversa com o presidente da JBS, Joesley Batista, consentindo com a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

Para Humberto, a aprovação da PEC atende ao desejo da maioria da população. Segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (31), cerca de 90% dos brasileiros é a favor da realização de eleições diretas para a escolha do sucessor de Michel Temer. A pesquisa também mostra a crescente rejeição a Temer que, de acordo com os dados, é aprovado por apenas 6,4% dos brasileiros.

“Só uma eleição direta daria a legitimidade que o comandante do País precisa para colocar o Brasil de volta aos trilhos, garantir o desenvolvimento e o emprego dos brasileiros. Não podemos aceitar mais golpes. O País não resistiria a mais uma lambança do Congresso Nacional que tirou uma presidente legitimamente eleita para colocar em seu lugar o presidente da República mais odiado da história do País”, analisou Humberto.

Paulo Câmara: “Não vamos deixar de trabalhar enquanto a normalidade das cidades não voltar”

Em visita aos municípios de Catende e Ribeirão, nesta quarta-feira, 
o governador acompanhou o trabalho de assistência à população





O governador Paulo Câmara dedicou a tarde desta quarta-feira (31.05) à coordenação dos trabalhos das equipes que operam nos Gabinetes de Crise em municípios da Mata Sul atingidos pelas fortes chuvas do fim de semana. Em Catende e Ribeirão, o chefe do Executivo estadual vistoriou os locais mais prejudicados, ouviu e conversou com as pessoas nas ruas e nos abrigos temporários para conhecer as principais necessidades de cada local e acompanhou e orientou o trabalho de restauração dos serviços públicos. 

Paulo aproveitou a oportunidade para ratificar o compromisso do Governo de Pernambuco no socorro e atendimento às vítimas das enchentes de todos os municípios em estado de Emergência.

“A gente sai daqui, hoje, determinado a reconstruir tudo aquilo que precisa ser reconstruído. Não vamos parar de trabalhar enquanto a normalidade das cidades não voltar. Vamos, primeiro, recuperar as cidades, fazer a limpeza, reestabelecer os serviços públicos e oferecer a ajuda humanitária necessária. Estamos fazendo também todo o levantamento e o cadastro das pessoas que perderam suas moradias, assim como das pessoas que tiveram toda a parte interna da casa afetada, para que a gente possa realmente ajudar, tanto na recuperação das casas que não foram totalmente destruídas quanto na construção de novas moradias”, detalhou o governador.

Paulo garantiu ainda que o trabalho de assistência prevê a imediata volta do funcionamento da rotina dos municípios, inclusive com o reestabelecimento do comércio. “Estamos trabalhando baseados em um trâmite mais célere para que possamos iniciar a recuperação também das estradas, acessos e pontes. E isso vai ser feito em conjunto com todas as secretarias estaduais. Já autorizamos a isenção do ICMS aos comerciantes, e estamos buscando formas de créditos para financiar o reestabelecimento do comércio nas cidades. A parceria com os municípios também estão sendo mantidas para que a gente possa repassar os recursos e garantir que os serviços emergenciais sejam realizados, atendendo plenamente a população prejudicada”, cravou.

A comerciante Auxiliadora Almeida, de 47 anos, proprietária de um centro médico e de um fabril de produtos veterinários em Catende, teve seus dois estabelecimentos invadidos pela água. Apesar do sofrimento, Auxiliadora afirmou que acredita no trabalho de recuperação do Governo. "É muito triste passar por tudo isso, mas eu acredito profundamente que o governador, junto com sua equipe, está disposto a trabalhar para solucionar estes problemas. Eu tenho esperança que, em breve, tudo estará recuperado", disse.

O secretário executivo da Defesa Civil do Estado, Fábio Rosendo, explicou que os serviços de recuperação já estão sendo realizados desde o último domingo (28.05). "Nossas equipes estão nas ruas com retro-escavadeiras, caçambas e todo o maquinário necessário para que se reestabeleça a normalidade de forma rápida e equilibrada nas cidades", afirmou, destacando que o Governo de Pernambuco instalou uma base de apoio, em Palmares, onde os mantimentos trazidos pelos helicópteros cedidos pela Força Aérea serão recebidos e distribuídos para toda a região da Mata Sul, principalmente para as localidades de difícil acesso.

Em Ribeirão, o governador visitou as escolas Sônia Lustosa e Maria Cícera, que, juntas, estão acolhendo cerca de 275 moradores desabrigados. Uma delas é a dona de casa Maria Helena de Oliveira, de 49 anos, que precisou sair de casa pelo risco de desabamento. “Eu fiquei assustada no começo, mas fomos muito bem recebidos aqui. Chegamos no domingo à noite e recebemos comida e tudo o que precisamos para sobreviver nesse momento. O pessoal nos trata bem, não tem cara feia. Eu espero que eu consiga voltar para minha casa logo e voltar a vida normal”, afirmou.

SERRO AZUL - Durante as visitas, Paulo aproveitou para desmentir boatos de que a abertura planejada das comportas da barragem Serro Azul, em Palmares, poderia provocar novas enchentes na região. "É importante que toda a Mata Sul saiba que a barragem Serro Azul contribuiu decisivamente para que o dia de domingo não fosse tão catastrófico como poderia ter sido se ela não existisse. É uma barragem que foi bem planejada, então, tanto o seu enchimento como possíveis formas de desafogar o volume, evitando que ela chegue acima do nível permitido, está sendo feito de maneira planejada. Nós estimamos a necessidade de abrir algumas comportas de Serro Azul, algo em torno de 25 centímetros dentro do nível de segurança, pois o rio está, hoje, dois metros abaixo da calha normal. Então, isso nos dá a segurança da necessidade de fazer esses ajustes”, garantiu.

E continuou: “Mas reforçamos que isso não irá oferecer nenhum tipo de prejuízo ou insegurança à população. A Mata Sul pode ter certeza de que os níveis de água da barragem Serro Azul estão devidamente controlados, e que qualquer saída de água será feita de maneira planejada e manuseada por técnicos experientes para que não haja nenhuma forma do rio transbordar", assegurou o governador.

Fotos: Wagner Ramos/SEI

9º BPM deflagra Operações Especiais com todo efetivo nas ruas





Teve início na manhã desta quarta-feira (31), as Operações Fecha Batalhão e Tolerância Zero no Trânsito, com todos os policiais militares (Oficiais e Praças) das escalas ordinárias, administrativas e do Programa de Jornada Extra de Segurança, juntamente com a AMSTT (em Garanhuns), nas ruas das cidades que compõem a área Integrada de Segurança do 9°BPM, a fim de combater a criminalidade na região.

Além das prontidões das Companhias, estão sendo lançados na região as equipes do Gati, Rocam, Patrulha Rural, Patrulha de Trânsito, Guarnições Táticas, Graduado de Operações, Oficiais de Blitzes, PJES e Comandantes de Companhias, Pelotões e Destacamentos, com implemento da Cavalaria e do BEPI, sob a supervisão do comandante, Ten Cel Paulo César.

A informação é do blog Agreste em Alerta.

PSB CONVOCA FILIADOS PARA MOBILIZAÇÃO PELAS DIRETAS JÁ!



Como já foi amplamento comunicado via site e redes sociais, a Comissão Executiva Nacional do PSB aprovou em reunião de 20/05 o apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Diretas Já.

Em consequência, o presidente nacional Carlos Siqueira nomeou o senador João Capiberibe (PSB-AP), para a coordenação do Comitê Pró-Diretas do partido e foi emitido um manifesto de apoio à iniciativa.

Na segunda-feira (28/05), houve reunião coordenada pelo senador Capiberibe, que reuniu o PDT, PT, PCdoB, PSOL e Rede Sustentabilidade, na qual foi constituída uma frente parlamentar, com o propósito de organizar a mobilização da sociedade civil.

O PSB conclama, portanto, todos os seus filiados a se engajarem à luta pelas Diretas Já, somando esforços para sensibilizar a sociedade civil, elemento essencial à aprovação da iniciativa, que transita no Congresso Nacional.

Para saber mais sobre o PSB nas Diretas Já, consulte os links abaixo.

Resolução Política 0002/2017, da Comissão Executiva Nacional, aprovada em 20/05


INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NA UPE GARANHUNS

O Campus Garanhuns da UPE - Universidade de Pernambuco – abriu inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Educação, Gestão Ambiental e Saúde. Os interessados devem procurar a secretaria da Pós-Graduação, para maiores informações.

ESCOLHA ENTRE OS CURSOS DISPONÍVEIS, E NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

- Saúde Pública;
- Computação Aplicada;
- Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica;
- Psicologia Clínica;
- Saberes da Profissionalidade Docente da Educação Infantil;
- Ensino de Biologia;
- Ensino de Geografia;
- Ensino de Física;
- Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas;
- Ensino de Matemática;
- Gestão Ambiental;
- Psicopedagogia;
- Libras

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
Horário: Segunda a sexta, das 08h às 12h, e 13h às 17h
Local: Secretaria da Pós- Graduação – UPE/ Campus Garanhuns.
Telefone: (87) 3761-8220

Inscrições prorrogadas para o Seminário de Boas Práticas 2017



As inscrições para o Seminário de Boas Práticas do Pacto pela Educação 2017 foram prorrogadas. Com a mudança no calendário, gestores escolares e demais membros da equipe escolar das unidades de ensino da Rede Pública Estadual poderão se inscrever até o dia 05 de junho. O Seminário será realizado com a participação dos servidores das Gerências Regionais de Educação do Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Sertão do Alto do Pajeú e Sertão do Moxotó-Ipanema. As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria Estadual de Educação .

O Seminário de Boas Práticas do Pacto Pela Educação de Pernambuco tem por objetivo integrar os gestores de escola e a equipe técnica das Regionais, de modo a proporcionar a troca de experiências exitosas sobre Gestão Educacional.

A avaliação e alocação dos trabalhos acontecem de 06 a 21 de junho, e o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 27 de junho, pelo mesmo endereço eletrônico. O evento de apresentação das práticas pedagógicas será no dia 13 de julho, na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, em Arcoverde, Sertão do Estado.

Fonte: SEE / Imprensa GRE-AM

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.