sábado, 3 de junho de 2017

ESPAÇO CASULO AGRADECE PELO SUCESSO DO CONGRESSO EM DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS




Texto: Marcelo Jorge / Blog Falando com o Agreste

O grande público presente ao I Congresso em Distúrbios Neurológicos e Transtornos de Aprendizagem, realizado no último final de semana (27 e 28 de maio), no confortável auditório do SESC Garanhuns, foi testemunha de um grande momento para os profissionais desse segmento e muito enriquecedor para todos os congressistas e palestrantes. 

A busca por inscrições, oriundas das mais diversas partes do país, confirmaram a importância pedagógica desse evento inédito no interior do Nordeste.

OS NÚMEROS, CONFIRMAM A GRANDIOSIDADE DO EVENTO: 

Em 09 meses de preparação, mais de 200 inscritos, 06 palestrantes, cerca de 16 horas de palestras e cursos intensivos, contaram com a participação de 12 prefeituras: Arcoverde, Brejão, Buíque, Calçado, Canhotinho, Correntes, Jucati, Jupi, Panelas, Paranatama, São Bento do Una, São João e suas respectivas secretarias de Educação.

Entre os educandários presentes, registradas equipes dos Colégios Santa Sofia, Santa Joana D'Arc, Aprimore, Diocesano de Caruaru, Sesc, Anjo Querubin (Hotelzinho e Berçário - Caruaru), Regina Pacis (Fortaleza/CE, - Escola Inclusiva) e Speak, curso de idiomas. 

O evento foi divulgado por emissoras de rádio do Agreste e do Sertão, diversos blogs, compartilhado em quase todas as redes sociais, sendo inclusive pauta na TV Globo, pelo ineditismo e dinamismo com o qual foi produzido. 

Os palestrantes, todos de nível internacional, também enalteceram o conteúdo programático e cuidados com os detalhes na produção do evento.

Ao final, foi divulgada a data do segundo Congresso: 26 e 27 de Maio de 2018, em local a ser ainda confirmado.


CAMPANHA DO AGASALHO NO CSJD





O Colégio Santa Joana D'Arc lançou nova campanha do agasalho para alunos, familiares e comunidade em geral, com o objetivo de ajudar aos 45 mil irmãos desabrigados e desalojados pelas fortes chuvas recente em nosso estado.

Amar ao próximo é também amar a Deus e a nossa missão é aquecer o coração de nossos irmãos que estão necessitando do nosso apoio nesse momento tão difícil em suas vidas.

Toda a família Santa Joana D'Arc estará envolvida nesta campanha, educando para Deus e para a vida e mudando a realidade dos que necessitam.

Caruaru poderá ter Conservatório de Música e Dança Popular



Um Conservatório de Música e Dança Popular poderá ser criado em Caruaru com investimento da Prefeitura e apoio do Governo Estadual. A proposta do vereador Marcelo Gomes, do PSB, foi aprovada esta semana na sessão da Câmara, e deverá ser encaminhada à prefeita Raquel Lyra. 

A ideia original é do músico Anderson do Pife, pesquisador da música popular tradicional, que quer, na verdade a implantação de um Conservatório de Música e Dança Popular Nordestina, destinado a promover a pesquisa e a divulgação das expressões artísticas originárias da Região. O Conservatório também deverá realizar cursos de música instrumental popular, ritmos e danças característicos do Nordeste, bem como a elaboração de textos e audiovisuais sobre a história dessas expressões culturais.

Enquanto isso, Garanhuns vai vivendo de festas e até o Centro Cultural, símbolo da cidade, encontra-se fechado se deteriorando ainda mais. Sem o Sistema Municipal de Cultura, a produção dos artistas locais está muito baixa, como podemos ver nos vários segmentos culturais. O reflexo se dará na educação e na identidade do povo a médio e longo prazos.

Governo de Pernambuco destaca UPAE Garanhuns em publicidade sobre investimentos em saúde no interior do estado






A UPAE Garanhuns recebeu no final de maio a equipe de reportagem do Governo do Estado, para captação de imagens e entrevistas sobre o atendimento em microcefalia ofertado na nossa unidade de saúde. A dona de casa Maria Aparecida Alves Feitosa, de Lagoa do Ouro, mãe de uma bebê com microcefalia, contou como tem sido recebida pela equipe da UPAE e os benefícios para sua filha ao longo do tratamento oferecido gratuitamente. O resultado está em um VT institucional do governo de Pernambuco que vem sendo exibido nos canais de TV.

A UPAE Garanhuns conta com várias especialidades à disposição dos bebês diagnosticados com microcefalia, a exemplo de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, e caso necessário, ainda Oftalmologia e Otorrinolaringologia. A unidade atende uma população estimada em 500 mil pessoas, nos 21 municípios da V Regional de Saúde.

"Aqui na UPAE eu tenho segurança de que o caso da minha filha está sendo muito bem acompanhado!" - Afirmou Maria Aparecida no VT que traz também o programa PE CONDUZ, que dispõe de cinco vans em Caruaru e uma em Garanhuns, e os investimentos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

Segundo o coordenador geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, desde a implantação do atendimento em microcefalia na unidade, os casos foram tratados com prioridade, inclusive com capacitação do corpo funcional. "Nossas terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogas participaram de qualificações ofertadas pela Secretaria Estadual de Saúde" - Registra o gestor, que complementa: "Este reconhecimento mostra que o Governo do Estado acertou em capacitar a Rede Sus no interior para absorver esta demanda, e nossa equipe se mostrou qualificada para oferecer este serviço para nossa população regional"

SAIBA MAIS SOBRE A UPAE GARANHUNS CLICANDO NO LINK ABAIXO:


TABELA DE PAGAMENTOS DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO GOVERNO DO ESTADO / MAIO 2017


PRF ARRECADA DONATIVOS PARA AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES EM PERNAMBUCO



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está arrecadando doações para as vítimas das enchentes que afetaram moradores do Agreste e da Zona da Mata Sul em Pernambuco. Os donativos podem ser entregues nos postos e delegacias da PRF em todo o estado, bem como na sede da superintendência, localizada na avenida Antônio de Góes, 820, no bairro do Pina, em Recife.

As doações devem priorizar água mineral, materiais de limpeza e higiene, colchões, lençóis, roupas e alimentos não perecíveis em qualquer quantidade. Todo o material arrecadado será encaminhado às famílias atingidas pelas chuvas, através da Defesa Civil. Para mais informações sobre os locais de coleta ligue para (81)3201-0707.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.