terça-feira, 20 de junho de 2017

Começa era de derrotas de Temer no Congresso que precipitam sua queda, diz Humberto



Após ajudar a rejeitar a reforma trabalhista proposta pelo presidente Michel Temer (PMDB) na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o líder da Oposição na Casa, Humberto Costa (PT-PE), declarou que o governo iniciará, a partir de agora, uma era de derrotas e vai perder, novamente, na Comissão de Constituição e Justiça, onde o texto será analisado a partir desta quarta-feira (21), e no plenário, em julho. 

“Hoje, terça-feira (20), o Senado deu um passo importante em sintonia com o povo, que rejeita fortemente esse governo corrupto e ilegítimo. Temer chegou ao poder por vias tortas com o apoio do PSDB, PMDB, DEM e PPS e, desde então, está trucidando os direitos dos brasileiros. Essa foi a primeira de muitas derrotas que virão”, afirmou. 

"Mas, se ainda lhe resta algo de discernimento, que renuncie em favor da convocação antecipada de eleições diretas, pelas quais o povo possa eleger um novo presidente que nos ajude a retirar o Brasil desse atoleiro em que Temer e essa sua trupe de salteadores nos meteram”, concluiu.


JUDÔ: Carlos Tevano traz treinador de Campeã Olímpica para Garanhuns. SAIBA MAIS



Um projeto de vida, uma profissão, uma missão!

Desta forma encara o Judô, o desportista, lutador e treinador Expedito de Melo Rosa Falcão Filho. Ele é treinador da campeã olímpica Sarah Meneses desde que ela tinha nove anos de idade. 

A piauiense é a primeira mulher do Brasil a conquistar uma medalha de ouro neste esporte em Jogos Olímpicos. 

E estará conosco na ACT - ASSOCIAÇÃO CARLOS TEVANO DE JUDÔ EM GARANHUNS para passar um pouco de suas experiências em todos esses anos na construção de um atleta olímpico. 

Contribuição R$30,00

Não perca essa grande oportunidade!
VAGAS LIMITADAS!!!

JOSÉ TELES: Não tem mais São João de volta

São João deixou de ser uma festa popular para ser produzido em mega-estruturas com produtos da mídia
Ganha-se muito dinheiro, junto a produtores, e as prefeituras pensam que cultura é praça lotada!


"Num debate de que participei, na Rádio Jornal, no programa do meu amigo Ednaldo Santos, sexta-feira, com Xico Bizerra e Anselmo Alves, confessei meu pessimismo sobre mudanças no formato adotado para os festejos juninos no Nordeste. Assim como o Carnaval, não tem mais volta o São João. Aliás, como de resto, quase todas as festas populares. É uma equação de fácil resolução. O povo é só público. A festa é de Prefeituras e produtores. Quando mais palcos e artistas, melhor. Por isso são criados polos descentralizados, anunciados como se fossem um presente para o coitadinho que mora longe e, portanto, não tem acesso ao artista famoso.

A descentralização apenas apressa o fim das manifestações populares que ainda existiam porque estavam distante dos palcos. Se o povo da zona rural ou da periferia não vai aos palcos, levam-se os palcos a ele. Em lugar de incentivar a continuidade do tipo de festa que se fazia no local, promove-se a inserção destes "atrasados" na cultura "muderna" de palco e plateia.

O modelo, que foi disseminado, Nordeste afora, para os festejos juninos, é uma bastardização cultural mais grave do que a que se faz no Carnaval. Na região, a folia de Momo acontece, basicamente, em Salvador, no Recife e em Olinda. Enquanto o São João é festejado em centenas de municípios. Em todos os estados.

VER O SHOW

Acho que não tem volta, tanto São João quanto Carnaval. Pelo menos duas gerações cresceram indo ver a festa, e não brincar na festa. Não a entendem de outra maneira. Os secretários de cultura não assumem o cargo esboçando uma política cultural que possa ser continuada. Pensam nas atrações que serão contratadas para o próximo São João. 

O São João tradicional existe apenas nos comerciais que se divulgam pela TV ou Rádio. Todos eles têm como música de fundo, o forró tradicional. Raros são os municípios que apresentam peças promocionais anunciando o que contrataram como atrações para o palco principal, Luan Santana, Jorge e Mateus, Wesley Safadão, e similares, todos pagos regiamente, e sem atraso. Estes nem são convidados para o coquetel de lançamento do "São João Monumental" de determinada cidade. Só chegam na hora do show. 

O São João não tem mais volta também porque os forrozeiros acomodaram-se no papel de convidados da própria festa. Aceitam o papel de coadjuvantes, num filme que todo ano se repete, com muita conversa mole, péssima trilha sonora, grande bilheteria, e público garantido.

José Teles 
Escritor, crítico cultural e jornalista do Jornal do Commercio"

Horário de funcionamento do Expresso Cidadão Garanhuns no feriado de São João



O Expresso Cidadão em Garanhuns, que reúne diversas instituições que prestam serviço à população regional, fecha nos dias 23 e 24, sexta e sábado. O dia 23 foi substituído pelo 15/06/2017, consagrado a Corpus Christi, quando houve expediente normal. Já o dia 24 é feriado.

O Expresso Cidadão Garanhuns, portanto, funciona normalmente até a quinta, 22, e retorna na segunda-feira, com seu expediente nos dois horários.

André Luiz O. Machado
Coord. Expresso Cidadão Garanhuns

DIÁRIO DE PERNAMBUCO: UPE pronta para a internacionalização

Ampliar a participação da instituição em projetos internacionais e fomentar a inovação são objetivos para o futuro da universidade




A Universidade de Pernambuco (UPE) completou 26 anos no último dia 12 com metas desafiadoras. Ampliar a participação da instituição em projetos internacionais e fomentar a inovação são alguns dos objetivos da universidade pública mais jovem do estado. O Instituto de Inovação Tecnológica da UPE deve ser inaugurado em agosto, no Parque Tecnológico de Eletro-Eletrônicos de Pernambuco (ParqTel), no Curado. O espaço multidisciplinar será voltado para pesquisas em patentes de eventuais futuros produtos. 

Pedro com a vice-reitora Socorro Cavalcanti
A um ano de concluir o quadriênio para o qual foi eleito, o reitor Pedro Falcão fez um balanço das principais ações. “Mesmo com esse momento de crise que o país e o estado enfrentam, a universidade tem avançado. Tivemos progressos em formação, pesquisa e também na área social. Consolidamos ainda políticas e estamos recompondo o quadro de servidores”, pontuou, em visita ao Diario, onde foi recebido pelo vice-presidente Maurício Rands. 

Na quinta-feira, a universidade divulgou edital de concurso público com 388 vagas para profissionais do níveis médio e superior. As oportunidades oferecidas serão para as Unidades de Educação e de Saúde em Arcoverde, Caruaru, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Garanhuns, Mata Norte, Mata Sul, RMR e o Complexo Hospitalar da Universidade. “Faremos outro concurso com 110 vagas para professor. Estamos finalizando o edital para publicarmos”, disse o reitor.

Para ler a matéria completa:

Prefeitura de Garanhuns revoga decreto polêmico dos professores, atendendo recomendação do Ministério Público


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.