terça-feira, 18 de julho de 2017

Prefeitura de Garanhuns decreta Situação de Emergência

Texto: Secretaria de Comunicação Social 
Prefeitura de Garanhuns 

Decisão do prefeito Izaías Régis acontece há três dias de início do Festival de Inverno

O Governo Municipal de Garanhuns decretou nesta terça-feira (18), situação de emergência na área urbana e em parte da área rural do município, levando em consideração as altas precipitações pluviométricas que caíram na cidade durante os meses de junho e julho. O decreto nº 039/2017, assinado pelo prefeito Izaías Régis, entra em vigor a partir da data de sua publicação e tem validade de 180 dias, autorizando a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem de acordo com as recomendações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

Entre as consequências dos altos índices registrados, estão a destruição de estradas, pontes, açudes, barragens e aparecimento de erosões em áreas de risco, e que ainda não puderam ser recuperados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Além do desabamento de várias casas na zona urbana, e o comprometimento na estrutura de outras, o que ocasionou na interdição e retiradas das pessoas que residiam nestes locais.

Ainda em virtude dos eventos meteorológicos, professores e alunos encontraram dificuldades de acesso às escolas da área rural, e acabaram tendo seu calendário letivo prejudicado. A continuidade das chuvas é um dos principais fatores para que haja a permanência do caráter emergencial nas áreas atingidas.

O decreto tem o intuito de promover o bem-estar da população e das atividades socioeconômicos de todas as regiões atingidas por eventos adversos, bem como, providenciar a adoção de medidas necessárias para minimizar a situação. Os órgãos municipais, integrados com a Defesa Civil, estão autorizados a atuar nas ações de resposta e reabilitação do cenário, facilitando também a assistência à população afetada pelas chuvas.

76 Stands no Armazém das Artes e Negócios no FIG 2017. SAIBA MAIS!



Além de curtir música de boa qualidade, quem for para o Festival de Inverno de Garanhuns também vai encontrar gastronomia e artesanato representando o melhor da cultura local. O Armazém das artes e negócios, uma parceria do Sebrae em Pernambuco, com o Governo do Estado e a Prefeitura de Garanhuns, será instalado no Parque Euclides Dourado e contará com 76 estandes. A entrada no armazém será gratuita.

“Fizemos uma pré-inscrição e os produtos passam por uma curadoria do Sebrae para que a qualidade dos acabamentos fosse analisada”, destaca o analista do Sebrae Moshe Dayan. O evento funciona como uma vitrine para os expositores, uma vez que a cidade recebe um grande volume de turistas durante o Festival de Inverno. “Muitos recebem encomendas para o ano inteiro. É a oportunidade de conhecer compradores e mostrar o diferencial do trabalho”, ressalta Moshe.

O Armazém conta ainda com uma praça de alimentação. “Todos os expositores dessa área fazem parte de projetos de Sebrae. Eles foram qualificados para oferecerem o melhor da culinária local”, afirma o analista. O Sebrae terá um estande que oferecerá orientação empresarial e informações sobre o Sebraetec.

Armazém das artes e negócios
Parque Euclides Dourado – Garanhuns/PE
De 21 a 30 de julho

PROGRAMAÇÃO DO INSTITUTO HISTÓRICO DE GARANHUNS NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS



27º FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS

PROGRAMAÇÃO POLO IHGCG

Exposição: ‘‘Hecatombe de Garanhuns’’ - Alunos do Colégio Jerônimo Gueiros - Garanhuns - Período: 21 a 29 de julho – 09 às 18 horas.

Exposição: “Artes Plásticas – Pintores Suely Vaz e Jáder Cysneiros”
Período: 21 a 29 de julho – 09 às 18 horas.

Ciclo de Palestras e Apresentações:

Sexta – 21/07 – 18 h – Teatro: ‘‘Hecatombe de Garanhuns’’
Apresentação teatral dos alunos do Colégio Jerônimo Gueiros-Gus

Sábado – 22/07 – 14 h – Palestra: ‘‘Cozinha Patrimonial – Territórios + Ação Degustando a Cultura Local’’ - Benoit Paquereau, Raul Lody, Josenildo Santos, Beth da Matta - Diálogos sobre a geografia de território gastronômico, com ênfase nos produtos originários do Agreste Meridional. Com degustação de receitas com café, queijo, doces e outros (FUNDARPE)

Sábado – 22/07 – 18 h – Palestra: ‘‘Um Passado Escravista: A Vila e a Comarca de Garanhuns 1811 - 1872’’ - Historiador José Eduardo da Silva

Sábado – 22/07 – 21 h – Teatro: ‘‘Milk Shakespeare: Ensaio Aberto’’
4 no Porão Cia de Teatro - Garanhuns - Direção: Elias Mouret

Domingo – 23/07 – 18 h – Palestra: ‘‘Anatomia de um Imortal: Mário Márcio Santos’’ – Escritor e Historiador Igor Cardoso

Domingo – 23/07 – 21 h – Teatro: ‘‘Milk Shakespeare: Ensaio Aberto’’
4 no Porão Cia de Teatro - Garanhuns - Direção: Elias Mouret

Terça – 25/07 – 18 h – Palestra: ‘‘Trajetória e Desafios de um Pesquisador’’ – Escritor e Historiador José Cláudio Gonçalves

Quarta – 26/07 – 17 h – ‘‘Cordel e Prosa’’ – Apresentação dos alunos do Colégio Santa Joana D’Arc – Garanhuns

Sexta – 28/07 – 18 h – Palestra: ‘‘Receituários Tradicionais: Sabores que se Perpetuam no Tempo’’ + Lançamento do Livro: Shakkar - A Cultura do Açucar e os Saberes Tradicionais da Gastronomia de Pernambuco - Profª Ana Cláudia Frazão - Convidado: Josenildo Santos

UNOPAR INAUGURA CAMPUS UNIVERSITÁRIO EM GARANHUNS, SEXTA-FEIRA, 21/07


A Unopar Garanhuns inaugura na próxima sexta-feira (21), às 19h30, suas novas e modernas instalações, e para isto programou um encontro para convidados. no novo Campus Universitário, localizado na rua Luiz Roldão de Araújo, s/nº, bairro José Maria Dourado (antigo prédio da Brahma).

O Espaço possui quatro blocos: Núcleo Acadêmico; Núcleo Administrativo-financeiro; Núcleo Cientifico e Espaço Gourmet Universitário. O novo Campus tem 11 mil metros quadrados de área total e quase 1.400m² de área construída, se configurando como o maior polo de educação a distância da Unopar em Pernambuco.

Além de oferecer os cursos 100% a Distância, em que os alunos conduzem seus estudos em sua residência e vão a Universidade apenas para realização das provas presenciais, a Unopar Garanhuns também disponibiliza os cursos presenciais conectados ao vivo, nos quais os alunos vão ao Campus uma vez por semana; assistem as aulas; realizam as atividades presenciais e fazem as avaliações periódicas. A Instituição também oferece cursos semi-presenciais. E o caso dos Bacharelados de Educação Física e Enfermagem, nos quais os alunos participam de um aula presencial conectada ao vivo e de uma a duas aulas práticas presenciais em quadra de esportes e laboratórios, respectivamente.

Com a nova estrutura, a Unopar Garanhuns poderá ampliar o seu calendário próprio de atividades e projetos presenciais, assim como implantar novos cursos a partir de 2018.

(Com informações do JBN Notícias e Blog do Carlos Eugênio)


TEM ATOR CONHECIDO NA PRAÇA DA PALAVRA NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS. PROGRAMAÇÃO COMPLETA!


Poesia, debates e lançamentos literários marcam a programação da Praça da Palavra

Polo de literatura do FIG funcionará durante o festival de 22 a 29 de julho, com atividades divididas em vários horários e para os diversos públicos




Homenagens a importantes autores pernambucanos – como Hermilo Borba Filho e Luís Jardim, além de recitais, mesa de glosa, encontros de música e poesia, lançamentos literários, debates sobre política cultural e oficinas de literatura para a criançada. São várias as atividades este ano na Praça da Palavra do FIG, que funcionará durante o festival de 22 a 29 de julho, com uma programação dividida em vários horários e para os diversos públicos – além de estandes de venda de livros e lounge de leitura para visitantes.

Brinquedoteca do Hospital Dom Moura abre inscrições para voluntários


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.