sexta-feira, 28 de julho de 2017

Em respeito ao Brasil - Artigo de Tadeu Alencar


"No próximo dia 2, a Câmara dos Deputados vai deliberar sobre a denúncia, por corrupção passiva, do procurador-geral da República contra o presidente Michel Temer. É questão de suma gravidade a merecer a reflexão da sociedade brasileira.

A Constituição Federal, sabiamente, impõe que a Câmara aprecie, antes que o faça em mais acurado juízo, o Supremo Tribunal Federal, a existência de indícios razoáveis na denúncia, para a instauração do respectivo processo penal. Tal exigência prestigia a soberania popular encarnada na figura presidencial e impede – ou reduz tal risco – de que seja objeto de manipulações ou acusações infundadas e, dessa forma, assegura o equilíbrio entres os poderes e a estabilidade institucional.

Assim, antes que se delibere judicialmente sobre o recebimento da denúncia e se instaure o processo penal pela possível prática de crime comum, com o afastamento do presidente, por até 180 dias, deve a Câmara dos Deputados promover um juízo eminentemente político quanto à suficiência de tais indícios. Juízo político não é, todavia, liberdade plena para a aceitação ou rejeição da denúncia, à margem de suas motivações. Mais do que um embate entre governo e oposição, está em jogo a credibilidade das instituições nacionais. Por isso, a responsabilidade política que nos cabe não nos permitiria aceitar uma denúncia infundada, sem os requisitos ensejadores do seu regular prosseguimento. /Do mesmo modo, em simetria perfeita, não podemos deixar de aceitá-la quando evidentes os seus pressupostos. É atividade vinculada, irrenunciável. No caso, há indícios razoáveis, robustos, de que o presidente da República incorreu na infração que lhe é imputada.

É dever, pois, da Câmara dos Deputados, permitir que o STF julgue o processo, assegurando a plenitude de defesa, direito de qualquer brasileiro. Não se cuida de um julgamento antecipado, que ocorrerá tão somente no Supremo Tribunal, mas a necessidade de ver afastadas graves suspeitas sobre o cargo mais importante da República, cuja dignidade está, a olhos vistos, ferida. Em nome da moralidade pública e em respeito ao Brasil.

Deputado federal Tadeu Alencar (PSB)"

ESTADUAL E FEDERAL: Claudiano Filho e Zaqueu Lins podem fazer dobradinha eleitoral

Deputado Claudiano Filho
O deputado estadual Claudiano Filho (PP) vai disputar a reeleição em 2018, e pode ter uma parceria forte em Garanhuns, trata-se do vereador Zaqueu Lins, que pode disputar a eleição para deputado federal.

Bem votado em 2014, quando teve 19 mil votos para deputado estadual, Zaqueu pensa forte nesta possibilidade.

Claudiano tem se movimentado e conquistado apoios importantes, já estando fechado com dois vereadores, Gil PM e Tonho de Belo, e está conversando com Daniel da Silva.

Governo do Estado divulga Tabela de pagamento referente a julho 2017

A Secretaria de Administração (SAD) publica o pagamento do mês de julho de todos os servidores do Estado. Para os aposentados e pensionistas o salário será pago no dia 04 de agosto, dos servidores ativos no dia 07 e comissionados no dia 08.


Secretário da Casa Civil visita obras da futura Escola Técnica Estadual em Garanhuns

VISITA A FUTURA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE GARANHUNS
Flávio Rodrigues, Mário Faustino, Antônio Figueira, Dorgival Figueiredo, Marcelo Canuto,
Eliane Silva, Sandoval Cadengue, Johny Albino e Paulo Leal


Paulo Câmara chega a Garanhuns nesta sexta-feira a tarde e faz uma visita a alguns polos do FIG. Estão confirmados o Palco Ariano Suassuna de Cultura Popular e a Catedral de Santo Antônio.

O secretário Antônio Figueira (Casa Civil) já está na cidade e visitou as obras da futura Escola Técnica Estadual, acompanhado de representantes políticos de Garanhuns, ligados do Governo do Estado.

Mesmo com muita chuva o serviço não parou!

Programação desta sexta-feira tem samba com Mart’nália e Mariene de Castro. CONFIRA TODOS OS POLOS

Penúltimo dia do FIG conta ainda com performances, shows instrumentais, teatro, cinema e muito mais



A noite do samba é uma tradição no Festival de Inverno de Garanhuns. E nesta sexta-feira (28) o palco Mestre Dominguinhos recebe uma das maiores sambistas brasileiras, a carioca Mar’nália. Ela volta a Garanhuns para apresentar o repertório de seu mais recente e elogiado trabalho, o disco + Misturado. Com mais de 30 anos de carreira, a artista vai levar ao palco principal composições de Djavan, Caetano Veloso e Geraldo Azevedo. O show está marcado para começar às 00h30. 

Antes de Mart’nália, a partir das 23h, a força da interpretação e a singularidade vocal da baiana Mariene de Castro vai tomar o maior palco do FIG. O show é o do álbum Colheita, terceiro de estúdio e o quinto da carreira da sambista que tem como madrinhas e referências as cantoras Beth Carvalho e Maria Bethânia. 

Do Recife, Gerlane Lops é um dos nomes mais expressivos do samba pernambucano e chega no FIG para apresentar as canções de seu mais recente show Tudo novo de novo. Ela sobe ao palco às 22h. O pernambucano Grupo Terra pesquisa e desenvolve, há 24 anos, o samba de raiz. Música popular de alta qualidade é o que o público pode esperar do show, que apresenta o repertório de O samba também é nosso, álbum bastante elogiado pela crítica local. Abrindo a noite de samba no palco Mestre Dominguinhos, a cantora garanhuense Kiara Ribeiro se apresenta a partir das 20h. 

Palcos Pop e Forró – Entre os destaques da noite estão os shows do pernambucano Tibério Azul, que lança Líquido ou a vida pede mais abraço que razão, seu segundo disco solo, e da paulista Mariana Aydar, trazendo o repertório do álbum Pedaço de uma Asa, com canções de Nuno Ramos. Os shows no palco Pop iniciam às 17h e seguem até por volta das 22h, quando começam as atrações de forró, com destaque para Flavio Leandro a partir de 1h. Entre os dois momentos, a banda Rabecado se apresenta no Som na Rural. 

Palco instrumental – Às 17h a Street Jazz Band, pioneira em Pernambuco no estilo Dixieland, sobe ao palco do Parque Ruben Van der Linden. Em seguida, tem shows de Henrique Albino Trio com repertório regional e frevo, e Renato Bandeira e o Som da Madeira. A noite encerra com apresentação banda Noise Viola, atualizando as sonoridades do frevo, baião, maracatu e ciranda.

Teatro – Às 18h será encenada a peça Mucurana, O Peixe, com recursos de audiodescrição e libras. O espetáculo é uma adaptação do conto "O Peixe", Hermilo Borba Filho, um dos homenageados desta 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns. A história traz um homem ingênuo, morador de rua, que carrega consigo apenas canções, uma lata de farinha e lembranças do cavalo-marinho.

Virtuosi – Um dos cantores eruditos mais populares do Brasil, o contratenor Edson Cordeiro se apresenta ao lado da Orquestra Jovem de Pernambuco, dentro da programação do XIII Virtuosi na Serra. O show começa às 16h, na Catedral de Santo Antônio. 

Toca o Terror - Pelo terceiro ano consecutivo, o cineclube Toca o Terror participa da programação audiovisual do Festival de Inverno de Garanhuns. A partir das 18h20 serão exibidos seis curtas no Cinema Eldorado. “É um recorte da produção atual de quem faz cinema do gênero no país”, comenta Jarmeson de Lima, um dos realizadores da III Mostra de Curtas Nacionais de Horror. Entre os selecionados estão Última Puella, de Jota Bosco, e Quarto Para Alugar, de Enock Carvalho e Matheus Farias.

Galeria Galpão – Pensada e iniciada em outubro de 2016, a série de performances #TECNOLOGIAASERVICODAORGIA, de Kalor Pacheco, é composta por quatro obras distintas, que conversam entre si por se relacionarem técnica, estética e eticamente com a temática da hipersexualização do corpo feminino, em especial o de mulheres negras. A artista manterá em exibição as performances #01 e #03 até o sábado (29) executando a quarta parte desta série nesta sexta-feira, às 18h30.

O Festival de Inverno de Garanhuns é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, e conta também com a parceria da Prefeitura de Garanhuns e apoio da Cepe Editora, Sesc e Sebrae, além do Virtuosi e do Conservatório Pernambucano de Música.

Confira a agenda completa desta sexta-feira (28)

MÚSICA

Palco Mestre Dominguinhos
20h – Kiara Ribeiro
21h – Grupo Terra
22h – Gerlane Lops
23h – Mariene de Castro (BA)
0h30 – Mart’nália (RJ)

Palco Pop
17h – Alexandre Revoredo
18h – Marsa
19h – Tibério Azul
20h20 – Mariana Aydar (SP)

Som na Rural
Parque Euclides Dourado
21h20 – Rabecado

Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna
12h – Sandoval Ferreira
13h – Orquestra Metais do Frevo
14h – Coco de Selma
15h – Maracatu Aurora Africana
16h – Coco Canavial do Valmir e Mestre Biô
17h – Damas e Valetes de Olinda
18h – T.C.M. Cariri Olindense (Patrimônio Vivo)
19h – Afoxé Oyá Tokolê Owô
Palco Instrumental
17h – Street Jazz Band
18h – Henrique Albino Trio
19h – Renato Bandeira e o Som da Madeira
20h – Noise Viola
21h – Maestro Forró

Palco Forró
23h – Forró Pesado de Garanhuns
0h – As Severinas
1h – Flávio Leandro

Palco Mamulengos e Pontos de Cultura
Local: Parque Euclides Dourado
16h - O Auto da Compadecida (Ponto de Cultura Teatro Experimental de Arte - TEA)

Programa do XIII Virtuosi na Serra (Catedral)
16h – Orquestra Jovem de Pernambuco, com o contratenor Edson Cordeiro

ARTES CÊNICAS

CIRCO
16h – O Sonho do Palhaço Preguinho
American Circo (PE)

TEATRO ADULTO
18h – Mucurana, O Peixe
Construtores de Histórias (PE)
Com audiodescrição e libras
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

2ª MOSTRA DE TEATRO ALTERNATIVO
22h – O Velho Diário da Insônia
Grupo Independente de Teatro (PE) | Alessandro Moura
Local: Galeria Galpão

ARTES VISUAIS
Galeria Galpão

18h30 – Execução da 4ª parte da série de performances
#TECNOLOGIAASERVIÇODAORGIA
Kalor Pacheco

AUDIOVISUAL
Cine Eldorado
18h20 – Sessão Especial

III Mostra de Curtas Nacionais de Horror
Classificação: 16 anos
Última Puella (Dir: Jota Bosco, 8 min)
Pray (Dir: Claudio Ellovitch, 15 min)
O Presente de Camila (Dir: Ivo Costa, 13 min)
Andale (Dir: Petter Baiestorf, 4 min)
A Menina Só (Dir: Cíntia Domit Bittar, 10 min)
Quarto para alugar (Dir: Enock Carvalho e Matheus Farias, 21 min)

LITERATURA
Praça da Palavra Hermilo Borba Filho

9h – FILIG no FIG: Vivência de Ilustração para Crianças, com a escritora e ilustradora Rosinha (PE)
11h – Contação de Histórias com Origamis, com Irene Tanabe (SP)
12h às 14h – Atividades da GRE
- Com poesia, passos e versos... “Encanto e canto do Cordel.” (Estudantes e professores da EREM Frei Caetano de Messina- GRE/AM)
- O Sertão Encantado de Açucena (Escola de Aplicação prof.ª Ivonita Alves Guerra)
14h – Saraus em Pasárgada
15h – FILIG no FIG: Mediação de leitura sobre a obra da escritora e ilustradora Rosinha (PE), com Yalle Feitosa (PE)
16h – Palestra | A Responsabilidade do Escritor, com Taciana Valença (UBE)
17h – Sarau |Paraíba Contemporânea, com as declamadoras do Ariel Coletivo Literário (PB)
18h – Premiações Literárias: Conversa com os Vencedores do IV Prêmio Pernambuco de Literatura e Prêmio Cepe Nacional de Literatura, Camillo José, Paulo Gervais, Philippe Wollney e Walther Moreira Santos, mediação de Nivaldo Tenório (PE)
19h – Lançamento de Livro |Passos do Meu Caminhar, de Fernanda Lúcia Nicéas Pires (PE)
20h – Performance Poética | POEMAPE(NS)AMENTO, com José juva e Camillo José (PE)

PROJETO OUTRAS PALAVRAS 
13h às 17h - Conversa com o escritor Joseilson Ferreira, vencedor do 1º Prêmio Pernambuco de Literatura (Discursos e Anatomias) + Participação do grupo As Severinas
Local: Escola de Aplicação Profª Ivonita Alves Guerra
Local: Escola de Aplicação da UPE (Garanhuns)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.