sábado, 9 de setembro de 2017

Abertas Inscrições para Mestrado em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas da UPE Campus Garanhuns



Estão abertas as inscrições para o novo mestrado da Universidade de Pernambuco no Campus Garanhuns. Trata-se do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas, coordenado pela Profª. Drª. Silvania Chagas (UPE-Garanhuns) e composto por professores doutores em História, Estudos Literários, Antropologia, Psicologia e Educação da UPE, UFPE e UFRPE que serão orientadores dos futuros estudantes.

O curso é direcionado para profissionais de diferentes áreas das Ciências Humanas que tenham interesse em se qualificar, em nível de mestrado, na discussão e pesquisa sobre aspectos históricos, literários, antropológicos e educacionais das culturas e sociedades africanas, afrodescendentes e indígenas brasileiros.

O Programa de Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas (PROCADI) da Universidade de Pernambuco ofertará 15 vagas. As inscrições se realizarão no período de 01 de setembro a 02 de outubro de 2017, das 14h às 17h, no Núcleo de Estudos sobre África e Brasil – NEAB, da Universidade de Pernambuco, no Campus Garanhuns. Para os candidatos aprovados na Seleção o início das aulas está previsto para março de 2018 na Universidade de Pernambuco-Campus Garanhuns.

Para mais informações, leia o Edital publicado no blog do NEAB https://neabupe.wordpress.com/ e no site http://www.upe.br/garanhuns

com informações do profº Ricardo Bezerra (UPE Garanhuns).

SENAI GARANHUNS ABRE AS PORTAS PARA VOCÊ! SAIBA MAIS.

De 11 a 15 de setembro o SENAI Garanhuns abre as portas da instituição: é o Mundo SENAI. A ideia do evento é ampliar a percepção desses públicos sobre educação profissional, inovação e serviços técnicos e tecnológicos da instituição. O Mundo SENAI acontecerá em todo estado, é gratuito e quem participar poderá concorrer a mais de 50 bolsas de estudos. 


Quem quiser saber mais sobre a Indústria e suas profissões e quiser participar de minicursos, oficinas e palestras gratuitamente, a hora é essa. O SENAI realizará de 11 a 15 de setembro o “Mundo SENAI” em suas 11 Unidades no Estado. Em Garanhuns serão oferecidas duas oficinas, nove palestras, cinco minicursos, além de mais 12 atividades. Os participantes também conhecerão detalhes sobre as profissões oferecidas pelo SENAI.

No SENAI Garanhuns os visitantes poderão realizar além da visita guiada, palestras e minicursos, como Noções de Primeiros Socorros e Noções de Instalações Hidráulicas. Como novidade, o SENAI Garanhuns trará para a edição deste ano todos os eventos que realiza no ano reunidos em um único lugar. O público terá contato com: o Grand Prix SENAI de Inovação, exposição de Unidade Móvel e Educação a Distância SENAI.

Estão sendo esperadas cerca de 30 mil pessoas durante a realização do evento nas Escolas SENAI de Areias, Santo Amaro, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Faculdade SENAI de Tecnologia (Santo Amaro), Jaboatão, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns, Petrolina e Araripina.

Para participar é necessário fazer inscrição no site www.pe.senai.br/mundosenai.

Desbravando o Mundo SENAI

Para entender melhor o que poderá ser conferido pelo público, descrevemos abaixo um pouco das atividades que acontecerão simultaneamente no Mundo SENAI.

Olimpíada do Conhecimento SENAI

Competição de educação profissional promovida a cada dois anos em Pernambuco, reúne estudantes das escolas do SENAI e seleciona os primeiros colocados para a etapa nacional no ano seguinte.

Inova SENAI

Programa que desenvolve a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes.

Grand Prix SENAI de Inovação

Disputa de inovação aberta, em que empresas, empreendedores, startups e estudantes do SENAI têm a oportunidade de juntos, criarem soluções durante 48 horas consecutivas, desenvolvendo ideias, protótipos e projetos de inovação.

Desafio SENAI de Projetos Integradores

Desafio no qual alunos de cada unidade do SENAI formam equipes de dois a quatro integrantes envolvendo, no mínimo, dois cursos técnicos, colocando em prática o que se aprende na teoria.

Educação a Distância SENAI

A Educação a Distância também conhecida como EAD, é uma modalidade educacional em que docentes e alunos estão separados física ou temporalmente, porém interagem em tempo real ou não, por meio de diferentes tecnologias.

Casarão dos Lundgren é derrubado em Garanhuns



Um terreno que ocupa um quarteirão inteiro na área considerada mais nobre de Garanhuns sempre foi vista como um patrimônio da cidade, embora seja particular, e pertença a Ferreira Costa, a população sempre teve naquele lugar uma espécie de parque, onde abrigava o Casarão dos Lundgren, das antigas Casas Pernambucanas.

Comprada pela empresa garanhuense há alguns anos, Ferreira Costa manteve a área preservada até junho de 2013, com seus eucaliptos imponentes, na Av. Rui Barbosa, no coração de Heliópolis.

De repente, todas as árvores foram derrubadas. O argumento era que estavam doentes, podiam cari e gerar graves consequências. Pouca gente acreditou. Como o terreno é particular, pertence a uma empresa que tem planos de expansão, seria natural, mais cedo ou mas tarde.

Ficou o Casarão. Mas este também já não existe mais. Neste exato momento, morre mais um pedaço da história do nosso município. 

O trauma do Castelinho de Ruben Van der Linden nunca foi superado. 

O medo que faz é estes exemplos chegarem em nosso patrimônio histórico motivado pelo avanço do progresso. O futuro também não tem sido pensado, pois a administração pública tem feito doações para empresas de áreas que antes eram destinadas ao bem estar da população, como espaços para praças na periferia da cidade.

ÁLVARO PORTO RECEBE MINISTROS E SENADORES DA NOVA OPOSIÇÃO DE PERNAMBUCO EM EVENTO DA PREFEITURA EM CANHOTINHO



Acontece neste domingo (10) a 16ª edição da Missa do Vaqueiro de Canhotinho, idealizada por Álvaro Porto, antes de ser prefeito, e que seguiu pelos anos seguintes com realização da prefeitura. O deputado vai aproveitar o evento para reunir em seu município a nova oposição em Pernambuco. Foram convidados e devem comparecer os senadores Fernando Bezerra Coelho (na primeira aparição após ter deixado o PSB e ter se filiado à nova legenda) e Armando Monteiro (PTB), o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), o ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho (PSB), e o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS). O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), está em missão fora do país.

O evento também deve contar com as presenças do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) e de São Lourenço, Bruno Pereira (PTB).

Álvaro Porto tem participado ativamente da unificação das lideranças políticas contrárias ao projeto de reeleição do governador Paulo Câmara. Neste momento, parece que Armando Monteiro passa a ser a segunda opção, já que a chegada do grupo Coelho coloca o ministro Fernando Filho na bola da vez para disputar o governo. As vagas para o senado seriam disputadas por Bruno Araújo, Mendonça Filho e o próprio Armando Monteiro.

Álvaro Porto, com a anuência do prefeito Izaías Régis, tem conseguido ampliar suas bases em Garanhuns, e o grupo político de Álvaro Porto deve estar neste domingo em Canhotinho.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.