sábado, 30 de setembro de 2017

Prefeitura atende TCE e suspende festa em Águas Belas





Acatando Medida Cautelar expedida na última terça-feira (26) pelo conselheiro Marcos Loreto, o prefeito do município de Águas Belas, Luiz Aroldo Rezende Lima, decidiu cancelar a “Festa das Águas 2017” prevista para realizar-se entre 30 de setembro e 1º de outubro. O conselheiro determinou o cancelamento do evento porque a prefeitura está inadimplente com a folha de pessoal e seus compromissos previdenciários.

Notificado sobre a expedição da Cautelar, o prefeito do Município divulgou a seguinte Nota de Esclarecimento:

A Prefeitura Municipal de Águas Belas comunica que o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco expediu Medida Cautelar em 26 de Setembro de 2017, que ordena suspensão da contratação de artistas e trio elétrico para a realização da tradicional “Festa das Águas”.

A Prefeitura esclarece que:

I - O pagamento da folha de pessoal e fornecedores da atual gestão (janeiro a setembro de 2017) está rigorosamente em dia, inclusive sendo creditado nesta sexta-feira, 29, o salário de setembro.

II- Entretanto, o município possui uma dívida de folha de pagamento dos meses de outubro, novembro, dezembro e décimo terceiro de 2016, portanto referente à gestão anterior, no valor de R$ 2.875.430,38 (dois milhões, oitocentos e setenta e cinco mil, quatrocentos e trinta reais e trinta e oito centavos);

III - Possui ainda o município uma dívida de R$ 6.600.000,00 (seis milhões e seiscentos mil reais) com o Instituto Próprio de Previdência (IPREAB), referentes também à gestão anterior.

IV- Não obstante o atual prefeito ter assumido o pagamento parcelado dessas dívidas, já tendo quitado 40% do valor da folha de pagamento, o Tribunal de Contas recomendou a não-realização da “Festa das Águas”.

V- Assim, todos os contratos de atrações, infra-estrutura e trio elétrico foram suspensos pela Medida Cautelar, inviabilizando a Prefeitura de realizar o evento.

VI- Desta forma, a Prefeitura Municipal de Águas Belas, em estrita obediência aos órgãos constitucionais de controle, DECIDE acatar a Medida Cautelar do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco em visando ao zelo da gestão pública, resolve suspender a realização da FESTA DAS ÁGUAS 2017.

VI- A Prefeitura mantém o compromisso de prosseguir com os eventos festivos, tão logo sejam equacionadas as dívidas citadas.

Águas Belas, 28 de setembro de 2017.

LUIZ AROLDO REZENDE DE LIMA

Prefeitura comemora 130 Anos da antiga Estação Ferroviária de Garanhuns







Na noite da quinta-feira (28), o lugar que recebeu passageiros e cargas por 79 anos foi palco para a história e a arte. Toda a trajetória da Estação Garanhuns, fundada em 28 de setembro de 1887, atualmente Teatro Luiz Souto Dourado, foi contada pelo historiador Cláudio Gonçalves, na palestra ‘Nos trilhos da estação - Estação Garanhuns 130 anos’, realizada em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural (IHGCG). E com muito bom humor, mesmo falando de um assunto tão sério quanto a chegada dos europeus a terras brasileiras, o diretor e ator Julierme Galindo apresentou a peça teatral ‘O Brasí é Nordestino’. A iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura reuniu no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti vereadores, secretários, universitários, estudantes e a população para festejar mais essa data histórica.

EXPOSIÇÃO - A Exposição Artes na Estação, com Mestre Fida, o escritor Cláudio Gonçalves e o artista plástico Espedito Dias continua aberta no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. O espaço está aberto das 10h às 17h, até o dia 03 de outubro e a entrada é gratuita.

Fotos e texto: Edméa Ubirajara/Secom PMG​

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.