quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Procuradoria Geral de Justiça convoca mais 20 promotores em Pernambuco

Dr. Dirceu, Procurador-geral de Justiça, recebe os candidatos em seu gabinete


O Diário Oficial do Estado de Pernambuco trouxe, na sua edição desta terça-feira (7), uma notícia que vai fortalecer ainda mais o papel do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Na página 2 da seção dedicada à instituição, figura a Convocação nº 039/2017, assinada pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, tratando da convocação de 20 candidatos aprovados no concurso para promotor de Justiça, realizado em 2015 e prorrogado até 2019, por iniciativa da Procuradoria Geral de Justiça. Na prática, mais 20 municípios que estavam sem promotores titulares serão contemplados.

Os 20 convocados deverão comparecer ao Gabinete do Procurador-Geral de Justiça no próximo dia 21 para efetuar a entrega da documentação comprobatória dos três anos de atividade jurídica, exigida para que possam exercer o cargo, a exemplo dos colegas que tomaram posse em agosto (foto).

O anúncio da convocação dos novos 20 promotores foi feito pelo procurador-geral de Justiça no último dia 7 de agosto, justamente quando 21 novos membros do Ministério Público tomaram posse, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, em Santo Amaro, na região central do Recife. Com isso, são 41 novos promotores convocados desde janeiro deste ano. A posse dos 20 novos promotores ocorrerá tão logo os trâmites burocráticos forem finalizados.

“Quando assumi o cargo de procurador-geral de Justiça, havia um déficit de 146 cargos vagos. Com esses novos 41, diminuímos essa lacuna em quase 30%”, explicou Francisco Dirceu Barros, que recebeu os 21 promotores em seu gabinete para falar sobre o trabalho que vão realizar, tirar dúvidas e ouvir expectativas. “Tudo isso foi possível fazendo o bom uso do repasse da suplementação orçamentária feito pelo governo do Estado e mantendo o contingenciamento que implantamos desde que começamos a gestão”, explicou o procurador-geral de Justiça.

“Além disso, não podemos deixar de citar que trabalhamos para realizar movimentações na carreira dos promotores, por meio de editais de remoção e promoção em mais de 100 cargos”, complementou Francisco Dirceu Barros. “Com a posse dos novos membros, será possível também a movimentação na carreira com abertura de mais outros 60 editais”, finalizou.

http://www.mppe.mp.br

Rafael, neto de Ivo Amaral, faz parte da chapa vencedora da eleição do Conselho Estadual de Arquitetos



Conforme noticiamos aqui, Rafael Amaral, neto do ex-prefeito de Garanhuns, Ivo Amaral, faz parte da chapa vencedora na eleição do CAU/PE - Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, porém, a escolha do presidente só se dá na primeira plenária do Conselho, após diplomação e posse que devem acontecer em dezembro. Outro arquiteto garanhuense, Gláucio Brandão, também integra a chapa RENOVACAU.

Rafael e seus companheiros de chapa disputaram a eleição contra a atual gestão, e uma outra que se apresentava como dissidente do atual presidente. A chapa vencedora mostra que em todos os níveis as pessoas estão procurando novos nomes e novos caminhos! Foi uma campanha de informação e união que agradou os associados.

Quero parabenizar Rafael, e também seu Ivo, que vibrou com a conquista do neto! Vitória importante para a arquitetura pernambucana e em especial para a nossa cidade! E vamos aguardar para conferir que função nosso conterrâneo vai assumir na composição da futura diretoria.


NATAL DE GARANHUNS 2017. MAIS INFORMAÇÕES!



A Magia do Natal de Garanhuns será aberta amanhã (10), a partir das 19h30min, em frente ao Palácio Celso Galvão, na avenida Santo Antônio. O momento será marcado pela apresentação da decoração do Natal deste ano, com a abertura das praças e o acendimento das luzes da Prefeitura e dos demais polos, e um show com atrações surpresas, formatado especialmente para a ocasião. 

Neste ano, as apresentações serão realizadas em 16 polos, incluindo o Palco Prefeitura, instalado em frente ao prédio do Palácio Celso Galvão; o Polo Infantil, situado na Praça Souto Filho – a Fonte Luminosa; além dos polos nos distritos de Iratama, São Pedro e Miracica e no Quilombo Castainho. O Natal também poderá ser comemorado em 10 bairros de Garanhuns – Cohab III, Magano, Boa Vista, Várzea, Liberdade, Vila do Quartel, Indiano, São José e Parque Fênix e Cohab II. Os “Desfiles de Papai Noel” permanecem acontecendo sempre aos sábados e domingos, a partir das 18h, na avenida Santo Antônio.

Decoração – Desde janeiro deste ano aproximadamente 70 artesãos estiveram envolvidos na produção de milhares de peças que decoram Garanhuns até o dia 06 de janeiro de 2018. As principais avenidas e ruas da cidade estão recebendo os detalhes finais de decoração e iluminação, idealizados pela administradora Michelle Régis, a primeira-dama Socorro Régis, e com a execução das equipes da Secretaria de Turismo e Cultura e Associação da Casa do Artesão.

Movimentação econômica – Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Garanhuns (CDL), a expectativa é de que as vendas no comércio aumentem 5% a 7% em relação ao ano passado. 

Atrações musicais – Nomes da música Nacional e Regional irão compor a vasta programação da Magia do Natal 2017. Dentre eles, Joana, The Fevers, Adilson Ramos, Roupa Nova Cover e Quinteto Violado.

Foto: Camila Queiroz - Secom PMG

Pernambuco é 2º no Brasil em transplantes de coração pelo 3º trimestre consecutivo

Estado ainda é 2º no Brasil em medula óssea e 1º no N/NE em rim, pâncreas e córnea



O ano de 2017 tem sido de boas notícias para a área de transplantes de órgãos e tecidos em Pernambuco. Pelo terceiro trimestre consecutivo, o Estado está no primeiro lugar do Norte e Nordeste e segundo no Brasil no número de procedimentos de coração. O dado foi divulgado nesta semana pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Entre janeiro e setembro, foram 43 pacientes transplantados, número que já supera em 13% o total de transplantes realizados durante todo o ano de 2016. Apesar da alta, no mesmo período, seis pacientes morreram em fila de espera aguardando esse órgão.

“A ABTO afirma neste último balanço que se o Brasil mantiver o ritmo atual, é possível considerar a retomada das doações e transplantes no país. Nós concordamos com a afirmação e garantimos que o Governo de Pernambuco tem tratado do assunto como uma das prioridades na área da saúde. Mas também precisamos chamar a atenção de todos os pernambucanos para esse tema. Só há doação quando um familiar exerce o seu direito de doar o órgão ou tecido do seu ente querido. Por isso a importância de conversarmos e tirarmos todas as dúvidas sobre o assunto ainda em vida, além de já externarmos nosso desejo de ser doador”, afirma a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes.

Além de coração, Pernambuco também é segundo no Brasil em transplantes de medula óssea, com 162 pacientes beneficiados nos primeiros nove meses do ano. “A doação de medula óssea ocorre em vida e para ser doador é preciso estar cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. O cadastro é feito no Hemope e a doação pode beneficiar um paciente com compatibilidade de qualquer Estado do Brasil, ou até mesmo de outros países. Importante lembrar que a doação de medula não traz nenhum risco à saúde do doador, que tem sua medula totalmente restaurada em poucos dias após o procedimento”, reforça Noemy.

MAIS DADOS – Pernambuco ainda é primeiro lugar no Norte e Nordeste em transplantes de rim (282), pâncreas (6) e córnea (773). De janeiro a setembro, o Estado totalizou 1.376 transplantes de órgãos e tecidos.

Em relação aos doadores, foram 141, sendo 101 do sexo masculino e 40 do sexo feminino. Pernambuco ainda teve um aumento de doadores por milhão de população (pmp). Em 2016, o número era de 15 doadores por milhão de população. Em 2017, o quantitativo está em 20 pmp. 

Na fila de espera, há 1.032 pacientes. Desses, 792 aguardam um rim, 136 córnea, 80 fígado, 16 medula óssea, 7 coração e 1 rim/pâncreas.

NOTA OFICIAL - GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO




Com relação à operação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União realizada hoje (09.11) em prédios da Secretaria da Casa Militar do Estado, o Governo de Pernambuco reafirma a disposição de prestar todos os esclarecimentos necessários, como sempre tem feito quando solicitado por órgãos de controle e fiscalização. A Operação Reconstrução, ocorrida a partir de julho de 2010, envolveu recursos advindos do Estado de Pernambuco e da União, dirigidos ao atendimento emergencial às 120 mil pessoas da Zona da Mata Sul atingidas pela enchente, bem como o trabalho de reconstrução das cidades. As prestações de contas respectivas foram apresentadas a tempo e modo às autoridades competentes, estaduais e federais. Não foi descumprido nenhum prazo ou foi negada nenhuma informação por parte do Governo de Pernambuco.

Com relação à Operação Prontidão, realizada após a enchente deste ano de 2017, os prazos de prestação de conta ainda estão em curso. A Operação Reconstrução construiu a Barragem de Serro Azul e cinco hospitais, o Hospital Regional de Palmares, os hospitais municipais de Água Preta, Cortês, Barreiros e de Jaqueira. A Operação Reconstrução também entregou 12.131 mil casas; recuperou ou reconstruiu 71 pontes, recuperou 185 vias urbanas e 28 muros de arrimo em diversos municípios atingidos.

A Operação Reconstrução recuperou, ainda, 63,13 quilômetros de rodovias e 203 quilômetros de estradas vicinais; reconstruiu 29 escolas atingidas, revitalizou a orla de Palmares; recuperou e reconstruiu 123 bueiros e 11 passagens molhadas, promoveu a dragagem do Rio Una e criou a Rede de Monitoramento Hidrometeorológico. É absolutamente lastimável o processo de espetacularização negativa das atividades de controle da atuação pública. O que assistimos hoje é exemplo da grave prática de buscar criminalizar toda a atuação dos agentes públicos e políticos. Os trabalhos da Operação Reconstrução envolveram grande número de servidores públicos, que realizaram um esforço extraordinário na missão de minimizar o sofrimento que as enchentes causaram à população pernambucana.

É lamentável a operação desproporcional realizada no Gabinete do chefe da Casa Militar, no Palácio do Campo das Princesas. O acesso a todos os documentos e equipamentos ali localizados, assim como a qualquer outro documento público, poderia ter sido solicitado sem a necessidade de qualquer ordem judicial. Logo que disponha de mais informações, o Governo de Pernambuco voltará a se pronunciar publicamente.

Governo do Estado de Pernambuco

Plano vai orientar desenvolvimento no entorno de Salgueiro


Representantes de nove municípios do Sertão de Pernambuco estiveram presentes à oficina de trabalho para apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável de Salgueiro e seu entorno. O evento ocorreu nesta terça-feira, 07, em Salgueiro, tendo na programação, entre outras atividades, a formação de um grupo gestor que vai dar prosseguimento às atividades deste plano que pretende transformar a região em um polo econômico dinâmico. Também foram entregues aos cerca de 60 participantes livretos com resumo do plano. O documento será disponibilizado via web no site abaixo:

O território de Salgueiro e seu entorno detém 13% da população e participação de 1,4% no Produto Interno Bruto de Pernambuco, contando com projetos estruturadores, entre eles a integração do rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, a Ferrovia Transnordestina e a implantação de uma plataforma logística multimodal. 

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável de Salgueiro e seu entorno foi construído pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, a partir de convênio técnico com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O objetivo foi servir de instrumento orientador para as iniciativas de diferentes atores sociais de forma a alcançar o desenvolvimento sustentável, consolidando a região como polo de interiorização do desenvolvimento de Pernambuco. São beneficiados com a ação, além de Salgueiro, os municípios de Belém de São Francisco, Cabrobó,Carnaubeira da Penha, Cedro, Mirandiba, Parnamirim, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

Em sua fala, ao realizar a abertura do evento, o diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto, que na ocasião representou o presidente da entidade Bruno Lisboa, enfatizou que a entrega do plano é mais um passo a favor da política do governador Paulo Câmara de interiorizar o desenvolvimento, "apoiando as ações empreendidas para o conjunto de municípios".

Também fizeram parte da mesa de abertura Geraldo Junior, secretário de Planejamento do município anfitrião, que representou o prefeito Clebel Cordeiro; a coordenadora de Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, Helena Castro; e a prefeita de Mirandiba, Rose Cléa Sá. A prefeita registrou a importância do plano diante do quadro de crise econômica que atravessa o Pais. Já a vereadora de Salgueiro, Paizinha Patriota considera o plano um avanço e que deve servir de forma concreta como um instrumento norteador para o planejamento.

DIRETRIZES - O Plano indica seis eixos norteadores, cada um com suas linhas de ação: Desenvolvimento econômico (fortalecimento de Salgueiro como centro logístico, ampliar a disponibilidade de água para as atividades produtivas na área rural, viabilizar e acelerar a distribuição de gás natural até o Sertão, elevar o rendimento da produção agrícola,incentivar a formalização da atividade produtiva entre outras); Acessibilidade e mobilidade com qualidade (melhorar o planejamento do transporte intermunicipal, promover e regulamentar o transporte para a zona rural, aumentar o controle urbano sobre os logradouros públicos, entre outras); Desenvolvimento Social (reduzir o percentual de analfabetismo na região, diminuir a taxa de mortalidade infantil, entre outros); Sustentabilidade ambiental (garantir a disponibilidade de água para consumo humano, garantir o acesso à água, reduzir os percentuais de desmatamento); Crescimento Urbano (estabelecer novos processos que contribuam com maior eficiência para o controle urbano e ambiental, garantir um suporte legal voltado para a regularização fundiária); e Gestão Regional Integrada e participativa.

Desvio de recursos na Casa Militar do Governo de Pernambuco é foco de operação da PF

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


A Polícia Federal de Pernambuco cumpre, desde o início da manhã desta quinta-feira (9), uma operação para desarticular um esquema criminoso de desvio de recursos públicos, fraudes em licitações e corrupção de servidores públicos vinculados à Secretaria da Casa Militar do Estado de Pernambuco. 

São cumpridos no Recife e Região Metropolitana 15 mandados de prisão temporária,19 de condução coercitiva e 36 de busca e apreensão. Também é realizado um mandado de condução coercitiva no Pará.

Uma das viaturas transportou em casal que chegou ao local de cabeças baixas. O homem é o empresário Ricardo Padilha, preso em setembro deste ano por suspeita de envolvimento em desvios de verbas da merenda escolar na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Para saber mais:


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.